Ressonâncias discursivas construídas sobre o uso do LD de inglês no Pará em tempos de crise

Autores

  • Makoy Santos da Silva Secretaria de Educação do Pará
  • Ana Emília Fajardo Turbin UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v20i1.36115

Palavras-chave:

LD de inglês, Ressonâncias discursivas, Pandemia viral

Resumo

Objetivamos investigar, por meio do depoimento de duas professoras de inglês (identificadas por K e M)
da rede pública de ensino do Estado do Pará, de que forma o livro didático (LD) de inglês tem sido
utilizado como instrumento de ensino e aprendizagem durante a pandemia do novo coronavírus.
Embasamo-nos em Choppin (2004) e Oliveira et al. (1984) por entendermos que o LD é um recurso
significativo e relevante. Elegemos a noção de ressonância discursiva de Serrani-Infante (1991, 1997,
2001) para a análise de dados. A metodologia está dentro de um paradigma qualitativo – um estudo de
caso. Nosso instrumento da coleta de dados é o aplicativo eletrônico WhatsApp e utilizamos uma
entrevista semiestruturada. Como resultado, identificamos que o LD de inglês, em tempos de crise, não
foi utilizado, mesmo as docentes cientes de que o livro havia sido entregue aos alunos e da possibilidade
de alguns deles trabalharem-no por meio de aulas online.

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Referências

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Publicado

2021-06-28

Como Citar

Santos da Silva, M., & Fajardo Turbin, A. E. (2021). Ressonâncias discursivas construídas sobre o uso do LD de inglês no Pará em tempos de crise. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 20(1), DT4. https://doi.org/10.26512/rhla.v20i1.36115

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de línguas em tempos de crise

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