Imagem, montagem e história em Videogramas de uma Revolução de Harun Farocki e Andrei Ujică

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i37.34230

Palavras-chave:

Imagem. Tempo Histórico. Montagem.

Resumo

Este artigo propõe relacionar a análise do filme Videogramas de uma Revolução (1992), de Harun Farocki e Andrei Ujică, com a discussão presente nas obras de Jacques Rancière e de Georges Didi-Huberman sobre a relação entre imagem, montagem e história. Ambos autores, cada um a sua maneira, mobilizam a ideia de que as operações de montagem realizadas com as imagens permitem elaborar discursos sobre a história, bem como problematizar noções de tempo histórico. O filme escolhido para esta análise, realizado a partir de uma compilação de registros dos eventos que levaram a queda do regime comunista na Romênia, é perpassado por elementos pertinentes ao debate, sobretudo pela ênfase no papel das imagens técnicas nesse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DIDI-HUBERMAN, Georges. A Imagem Sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

______. Atlas ou A Gaia Ciência Inquieta. O olho da história 3. Lisboa: KKYM + EAUM, 2013.

______. Quando as imagens tomam posição. O olho da história 1. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.

______. Devolver uma imagem. In: ALLOA, Emmanuel (org.). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

ELSAESSER, Thomas. Harun Farocki: cineasta, artista, teórico da mídia. In: BORGES, Cristian; MOURÃO, Maria Dora G.; MOURÃO, Patrícia (org). Harun Farocki ”“ por uma politização do olhar. São Paulo: Cinemateca Brasileira, 2010.

FAROCKI, Harun. Desconfiar de las imágenes. Buenos Aires: Caja Negra, 2013.

GENOUDET, Adrien. Visualité de l’historie dans Vidéogrammes d’une révolution de Harun Farocki et Andrej Ujica, 2014. Disponível em: https://zintv.org/outil/visualite-de-lhistoire-dans-videogrammes-dune-revolution-de-harun-farocki-et-andrej-ujica/ (acesso 17/09/2020).

KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuições à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.

RANCIÈRE, Jacques A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO experimental org.; Editora 34, 2009.

______. Figures de l’histoire. Paris: Presses Universitaires de France, 2015.

______. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

______. Os nomes da história: ensaio de poética do saber. São Paulo: Editora Unesp, 2014.

ROSENSTONE, Robert A. A história nos filmes / Os filmes na história. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

Publicado

2020-12-03

Como Citar

NASCIMENTO, Barbara Mangueira do. Imagem, montagem e história em Videogramas de uma Revolução de Harun Farocki e Andrei Ujică . Em Tempo de Histórias, [S. l.], v. 1, n. 37, 2020. DOI: 10.26512/emtempos.v1i37.34230. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/34230. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos Similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.