A MODERNIDADE E O RÁDIO EM RIBEIRÃO PRETO/SP (1924-1937)

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i13.20027

Palavras-chave:

Modernidade. Rádio. Ribeirão Preto.

Resumo

Simbolizando a modernidade enquanto experiência histórica especifica da cultura que procurava lidar com as transformações das esferas tecnológica e econômica, o rádio foi, enquanto a televisão não existia, o meio através do qual as novidades tecnológicas, os modismos culturais, as mudanças políticas, as informações e o entretenimento chegaram ao
mesmo tempo aos mais distantes lugares do país, possibilitando uma intensa troca entre a modernidade e a tradição. Em 1924, um ano após a implantação oficial do rádio no Brasil - com a fundação da “Rádio Sociedade do Rio de Janeiro” - instalava-se em Ribeirão Preto, cidade localizada no nordeste do Estado de São Paulo, a “Rádio Club de Ribeirão Preto”, considerada a terceira emissora a ser instalada no interior paulista. Por aproximadamente três décadas, esta rádio foi a única emissora a operar na cidade, tornando-se uma importante formadora de opinião pública, articuladora do cotidiano, do consumo e dos valores da sociedade em questão. O eixo central deste artigo foi refletir sobre a implantação e o desenvolvimento do rádio em Ribeirão Preto, avaliando sua relação com os anseios e projetos de inserção da cidade na modernidade, assim como as modificações sofridas pelo meio nas décadas de 1920 e 30 e o impacto desse novo veículo de comunicação sobre a vida cotidiana da população.

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Publicado

2011-04-15

Como Citar

A MODERNIDADE E O RÁDIO EM RIBEIRÃO PRETO/SP (1924-1937). Em Tempo de Histórias, [S. l.], n. 13, p. 41–62, 2011. DOI: 10.26512/emtempos.v0i13.20027. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/20027. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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