História e sociedade
Da política e da cidadania como molas vitais para o fazer histórico
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i21.19836Palavras-chave:
História. Cidadania. Educação.Resumo
Este artigo analisa a disciplina de história no currículo do Ensino Fundamental e seu potencial enquanto construtora de consciência cidadã nos alunos e alunas desse nível escolar. O estudo promove uma discussão sobre o tema da cidadania, que é aqui entendida como intrínseca à própria concepção filosófica da ciência da história, sem enveredar, entretanto, por um caminho dogmático, que interessa ao status-quo. Nesse intuito, uma vez que discute a história na sala de aula, as elaborações são produzidas a partir de um diálogo crítico entre as Diretrizes Nacionais de Educação para o ensino de História ”“ PCN ”“ e as proposições de estudiosos da área. Recorreu-se ainda, à s contribuições de pesquisadores da Cidadania e da Educação, de modo a oferecer ao leitor e à leitora um panorama interdisciplinar de olhares.
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