Trabalhadores em lutas por direitos no processo histórico de submersão do distrito rural de São Sebastião do Soberbo (Santa Cruz do Escalvado/MG)

Autores

  • Gisélia Maria Campos Ribeiro Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i20.19859

Palavras-chave:

Trabalhadores. Hidrelétrica. Direitos humanos.

Resumo

O intuito deste artigo é socializar algumas questões que norteiam o desenvolvimento de minha pesquisa de doutoramento iniciada em março de 2009. A pesquisa tem como foco a investigação das transformações sociais decorrentes da instalação da Usina Hidrelétrica Candonga entre os municípios de Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado/MG. Trata-se, portanto, de compreender a tessitura da hegemonia e dar visibilidade às lutas por direitos e aos significados que os trabalhadores rurais expropriados atribuem às transformações de suas vivências. A construção da hidrelétrica Candonga, obra de duas empresas privadas ”“ Vale do Rio Doce e a multinacional estadunidense Novelis ”“ ocorreu às expensas da desconstrução de modos de vida e trabalho no distrito rural de São Sebastião do Soberbo, região inundada em março de 2004.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisélia Maria Campos Ribeiro, Universidade de Brasília (UnB)

Doutoranda e Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e graduada em História pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Referências

HOBSBAWM, E. Mundos do trabalho: novos estudos sobre história operária. Tradução de Waldea Barcellos e Sandra Bedran. 5ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

SADER, E. Quando novos personagens entraram em cena: experiências, falas e lutas dos trabalhadores da Grande São Paulo (1970-1980). 3ª reimpressão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 15ªedição. Rio de Janeiro: Record, 2008.

THOMPSON, E. P. Senhores e caçadores: a origem da lei negra. Tradução de Denise Bottmann. 2ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

Downloads

Publicado

2012-08-17

Como Citar

RIBEIRO, G. M. C. Trabalhadores em lutas por direitos no processo histórico de submersão do distrito rural de São Sebastião do Soberbo (Santa Cruz do Escalvado/MG). Em Tempo de Histórias, [S. l.], n. 20, p. 100–111, 2012. DOI: 10.26512/emtempos.v0i20.19859. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/19859. Acesso em: 8 dez. 2022.

Edição

Seção

Dossiê