O papel dos intelectuais na revolução cubana
o caso Padilla
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i13.20030Palavras-chave:
Revolução cubana. Intelectuais. Liberdade de expressão.Resumo
Este artigo tem como objetivo debater o chamado caso Padilla, referente à prisão de Heberto Padilla acusado de contra revolucionário pelo seu livro Fuera del juego. Indaga-se: o
que continha esse livro de poemas a ponto de levar o seu autor à prisão? O que havia em seus poemas que tanto ameaçavam a revolução cubana? Por que um dos principais poetas da revolução se tornou em menos de uma década uma ameaça a ela? Será a poesia subversiva por essência? Será o individualismo dos poetas um perigo à s transformações sociais? Com essas reflexões, examinam-se os debates em Cuba sobre o papel dos intelectuais e dos artistas na revolução cubana no período de 1959 a 1971. O propósito deste trabalho é contribuir para que questões como o caso Padilla não passem despercebidas no ano de 2009, no qual se celebrará o cinqüentenário da revolução cubana. As datas celebrativas são o momento adequado para se fazer um balanço dos acontecimentos de um determinado período histórico, sobretudo para que se possam corrigir eventuais exageros e equívocos ocorridos no percurso, como no caso em questão.
Downloads
Referências
DIAZ, Manuel. Intrahistoria abreviada del caso Padilla. s/d Disponível em: www.literatura.us/padilla/diaz.html. Acesso em: 7 mar.2007.
ALMENDROS, N; Jiménez-Leal, O. Conducta Impropia. Madrid, editorial Playor, 1984.
BARNET, Ambrosio. El quinquenio gris: revisitando el término, LaHabana, 2007.
PADILHA, H. Treinta años después de fuera del juego. In revista Encuentro de la Cultura Cubana, Madrid, no. 19, invierno de 2000-2001, p. 43-45.
RIVERO, Raul. Heberto Padilla: tiempo al tiempo. Encuentro de la Cultura Cubana, Madrid, No. 19, invierno de 2000/2001, p. 19-20.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).