Trabalhadores em lutas por direitos no processo histórico de submersão do distrito rural de São Sebastião do Soberbo (Santa Cruz do Escalvado/MG)

Auteurs-es

  • Gisélia Maria Campos Ribeiro Universidade de Brasília (UnB)

DOI :

https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i20.19859

Mots-clés :

Trabalhadores. Hidrelétrica. Direitos humanos.

Résumé

O intuito deste artigo é socializar algumas questões que norteiam o desenvolvimento de minha pesquisa de doutoramento iniciada em março de 2009. A pesquisa tem como foco a investigação das transformações sociais decorrentes da instalação da Usina Hidrelétrica Candonga entre os municípios de Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado/MG. Trata-se, portanto, de compreender a tessitura da hegemonia e dar visibilidade às lutas por direitos e aos significados que os trabalhadores rurais expropriados atribuem às transformações de suas vivências. A construção da hidrelétrica Candonga, obra de duas empresas privadas ”“ Vale do Rio Doce e a multinacional estadunidense Novelis ”“ ocorreu às expensas da desconstrução de modos de vida e trabalho no distrito rural de São Sebastião do Soberbo, região inundada em março de 2004.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Gisélia Maria Campos Ribeiro, Universidade de Brasília (UnB)

Doutoranda e Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e graduada em História pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Références

HOBSBAWM, E. Mundos do trabalho: novos estudos sobre história operária. Tradução de Waldea Barcellos e Sandra Bedran. 5ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

SADER, E. Quando novos personagens entraram em cena: experiências, falas e lutas dos trabalhadores da Grande São Paulo (1970-1980). 3ª reimpressão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 15ªedição. Rio de Janeiro: Record, 2008.

THOMPSON, E. P. Senhores e caçadores: a origem da lei negra. Tradução de Denise Bottmann. 2ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

Téléchargements

Publié-e

2012-08-17

Comment citer

RIBEIRO, Gisélia Maria Campos. Trabalhadores em lutas por direitos no processo histórico de submersão do distrito rural de São Sebastião do Soberbo (Santa Cruz do Escalvado/MG). Em Tempo de Histórias, [S. l.], n. 20, p. 100–111, 2012. DOI: 10.26512/emtempos.v0i20.19859. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/19859. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê