Ensino de História

o livro didático e a questão do outro

Auteurs-es

  • Rogério Lustosa Victor Universidade Federal de Góias

DOI :

https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i21.19839

Mots-clés :

Consciência histórica. Livro didático. Alteridade.

Résumé

Este artigo discute o ensino de história e alteridade, centrando a análise na função do ensino de história de formar a consciência histórica. Partindo do pressuposto de que o livro didático é o principal material escolar utilizado no ensino de história, buscamos refletir acerca da natureza de seu discurso e de qual tipo de consciência histórica ele é capaz de corroborar a construção. Localizando o debate no espaço da busca por efetiva democracia, concluímos com a constatação da necessidade de superar a narrativa predominante nos livros didáticos brasileiros, já que esta nega a diversidade e igualdade étnico-racial do País.

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Biographie de l'auteur-e

Rogério Lustosa Victor, Universidade Federal de Góias

Doutor em História pela Universidade Federal de Góias

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Publié-e

2013-03-01

Comment citer

VICTOR, Rogério Lustosa. Ensino de História: o livro didático e a questão do outro. Em Tempo de Histórias, [S. l.], n. 21, 2013. DOI: 10.26512/emtempos.v0i21.19839. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/19839. Acesso em: 21 nov. 2024.

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