Uma história esquecida
A abordagem da África Antiga nos manuais escolares de História: estudos de caso no Brasil e em Portugal (1990-2005)
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i12.20063Palabras clave:
África Antiga. Ensino da História da África. Livros Didáticos.Resumen
O presente artigo possui como objetivo principal analisar a abordagem da história da África Antiga em livros didáticos de história utilizados no ensino brasileiro e português entre 1990 e 2005. Nosso esforço busca sintetizar as reflexões acerca das possíveis conexões existentes entre o estudo da história africana e a desconstrução de estereótipos e simplificações conceituais que circulam sobre a África nos imaginários dessas sociedades.
Descargas
Citas
DIOP, Cheick Anta. A origem dos antigos egípcios. In: MOKHTAR, G. (org.) História Geral da África, vol. II: A África Antiga. São Paulo: Ática; Unesco, 1983, pp. 39-70.
LIMA, Mônica. A África na Sala de Aula. Nossa Historia, ano 1, n° 4, fevereiro de 2004, p. 86.
M’ BOKOLO, Elikia. África Negra História e Civilizações. Até ao Século XVIII. Lisboa: Vulgata, 2003, pp. 208-28.
MARTINS, Manuel Gonçalves. Migrações internacionais e aumento do racismo e da xenofobia na União Européia. In Africana, n° 16, março, 1996, pp. 75-90.
PANTOJA, Selma. A África imaginada e a África real. In PANTOJA, Selma e ROCHA, Maria José (orgs.). Rompendo Silêncios: História da África nos currículos da educação básica. Brasília: DP Comunicações, 2004, p. 22;
PIRES, Rui Pena. A Imigração. In BETHENCOURT, Francisco e CHAUDHURI, Kirti (org.). História da Expansão Portuguesa: Último Império e Recentramento, vol. 5. Lisboa: Círculo de Leitores, 1999, pp. 197-211.
WEDDERBURN, Carlos Moore. Novas bases para o Ensino da História da África no Brasil. In: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE. Educação Anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal 10.639/03. Brasília: MEC; Secad,2005, pp. 134-142; e
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).