“Sobre as mulheres, um silêncio que gritava”

duas décadas da primeira obra historiográfica sobre mulheres e Ditadura Militar no Brasil, entrevista com a professora Dra. Ana Maria Colling

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i38.36913

Palavras-chave:

Ana Maria Colling. Mulheres. Ditadura. Historiografia.

Resumo

A presente entrevista busca retratar e rememorar as mais de duas décadas de publicação da obra “A resistência da mulher à Ditadura Militar no Brasil” publicado em 1997 pela Editora Rosa dos Tempos, escrita pela historiadora Ana Maria Colling. Retratando os desafios no campo da história, bem como o acesso aos documentos da repressão então liberados, pós-redemocratização, a entrevista mescla o estado da arte com a trajetória acadêmica e intelectual da autora, a qual se tornou umas das referências mais mencionadas em relação à temática ditadura e mulheres.  Agradeço a professora Ana Maria Colling por ceder gentilmente essa entrevista, especificamente para este Dossiê, tão significativo e necessário nos dias atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ary Albuquerque Cavalcanti Junior, UFMS

Docente da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS/CPCX). Doutor em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mestre em História Regional e Local pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) desenvolvo estudos sobre a historiografia ditatorial, história das mulheres, ensino de história, história regional e local, Didática e metodologia de ensino e educação. Atualmente faço parte do Laboratório de Estudos de Gênero, História e Interculturalidade (LEGHI) ligado ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Grande Dourados em conjunto com Cátedra Unesco e também do Laboratório de ensino de História e Letras ligado a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, campus Coxim/MS.

Referências

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz. História: a arte de inventar o passado. Ensaios de teoria da história. Bauru/SP: Edusc, 2007.

DUBY, Georges; LARDREAU, Guy. Diálogos sobre a Nova História. Lisboa: Dom Quixote, 1989.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1992.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. São Paulo, PUC-SP, n. 10, 1993.

PERROT, Michele. As mulheres e os silêncios da História. Bauru: Edusc, 2005.

PERROT, Michele. Práticas da Memória Feminina. In: Bresciani, Maria Stella Martins (org.). A Mulher no Espaço Público. São Paulo, Marco Zero, 1989.

VEYNE, Paul. Foucault. Seu pensamento, sua pessoa. Rio de Jneiro: Civilização Brasileira, 2011.

Downloads

Publicado

2021-06-25

Como Citar

CAVALCANTI JUNIOR, A. A. “Sobre as mulheres, um silêncio que gritava”: duas décadas da primeira obra historiográfica sobre mulheres e Ditadura Militar no Brasil, entrevista com a professora Dra. Ana Maria Colling. Em Tempo de Histórias, [S. l.], v. 1, n. 38, 2021. DOI: 10.26512/emtempos.v1i38.36913. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/36913. Acesso em: 3 fev. 2023.