Um professor do sul viaja para o norte: olhares sobre o ensino e a circulação de livros didáticos de História

Autores

  • Alexandra Lima da Silva UFF

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i23.14874

Palavras-chave:

Rocha Pombo. Viagem. Livros didáticos

Resumo

A partir da análise dos escritos de viagem do historiador e professor Rocha Pombo, busca-se problematizar os aspectos referentes à circulação de livros didáticos história e sua relação com o ensino nas décadas iniciais do século XX. Defende-se que o relato de Rocha Pombo pelo Brasil afora permite em muita medida, vislumbrar a existência de diferentes experiências de instrução pelo país evidenciando a circulação de livros didáticos e de diferentes práticas e concepções de educação no período, para além da esfera da capital tida como lócus intelectual e vitrine do progresso e da modernidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROS, Surya Aaronovich Pombo de. Negrinhos que por ahiandão: escolarização da população negra em São Paulo (1870-1920).São Paulo, Dissertação (Mestrado) -Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2005.

BEGA, Maria Tarcisa Silva.Sonho e invenção do Paraná: geração simbolista e a construção de identidade regional, Tese de Doutorado (Sociologia), USP, 2001.

BILAC, Olavo & BONFIM, Manuel. Através do Brasil. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1931.

BITTENCOURT, Circe. Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar. Tese (Doutorado)-Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.

BOTELHO, André. Aprendizado do Brasil. A nação em busca dos seus portadores sociais. Campinas: Ed Unicamp, 2002.

DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri. “A escolarização da população negra na cidade de São Paulo nas primeiras décadas do século” in Revista da ANDE, n. 14, 1989.

D”ŸÁVILA, Jerry. Diploma de brancura: política social e racial no Brasil, 1917-1945. São Paulo: Editora UNESP, 2006.

FONSECA, Marcus Vinícius. Pretos, pardos, crioulos e cabras nas escolas mineiras do século XIX. São Paulo, Tese (Doutorado em Educação), 2007.

GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira. “Negros e educação no Brasil.” In:LOPES, Eliane Maria Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive (Orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, pp. 325-346.

HANSEN, Patrícia.Brasil, um país novo: literatura cívico-pedagógica e a construção de um ideal de infância brasileira na Primeira República.São Paulo, Tese (Doutorado em História Social), USP, 2007.

LYONS, Martyn. “Los nuevos lectores del siglo XIX: mujeres, niños, obreros.” In: CAVALLO, Gugliermo y

CHARTIER, Roger. Historia de la lectura en el mundo occidental. Madrid: Taurus, 1998, pp. 473-517.

LUCCHESI, Fernanda. A história como ideal:reflexões sobre a obra de José Francisco da Rocha Pombo. Dissertação (Mestrado em Antropologia), Universidade de São Paulo, 2004.

MACEDO, Joaquim Manuel de. Lições de História do Brasil para uso das classes primárias. 9ª Edição. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1905.

MORLEY, Helena. Minha vida de menina. Cia das Letras, 1998.

MULLER, Maria Lucia. “Professoras negras na Primeira República”. Cadernos PENESB, Niterói: Intertexto, 1999.

MULLER, Maria Lucia Rodrigues. A cor da escola. Imagens da Primeira República. Cuiabá: Entrelinhas/EdUFMT, 2008.

PÉCARA, Alcir. “Introdução”. In: CHARTIER, Roger. (org). Práticas de leitura. São Paulo: Estação da Liberdade, 2001.

POMBO, José Francisco da Rocha. Notas de viagem. Norte do Brasil. Rio de Janeiro: Benjamin de Águila editor, 1918.

POMBO, José Francisco da Rocha.Nossa Pátria: narração dos fatos da História do Brasil através da sua evolução. São Paulo: Weiszflog, 1917.

RIBEIRO, João. “Prefácio”. In: ROMERO, Sylvio. A História do Brasil ensinada pela biografia de seus heróis. Rio de Janeiro: Livraria Clássica de Alves e Companhia, 1890.

SILVA, Alexandra Lima da. Ensino e mercado editorial de livros didáticos de História do Brasil. Niterói, Dissertação (Mestrado em História), UFF, 2008.

VEIGA, Cynthia Greive.“Escola pública para os negros e os pobres no Brasil:uma invenção imperial”.Rev. Bras. Educ.[online]. 2008, vol.13, n.39, pp. 502-516.

Downloads

Publicado

2013-12-17

Como Citar

DA SILVA, Alexandra Lima. Um professor do sul viaja para o norte: olhares sobre o ensino e a circulação de livros didáticos de História. Em Tempo de Histórias, [S. l.], n. 23, 2013. DOI: 10.26512/emtempos.v0i23.14874. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/14874. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.