A pesquisa na formação de tradutores: pesquisa-ação em contextos pedagógicos específicos

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v10.n2.2021.33607

Mots-clés :

Didática de tradução. Ensino/aprendizagem de tradução. Pesquisa em sala de aula. Material didático.

Résumé

A ausência de tradição de pesquisa sobre a construção do processo de ensino-aprendizagem de tradução foi apontada recentemente por Echeverri (2018), que chamou a atenção para as portas fechadas da sala de aula, a que ele se referiu como “última fronteira a ser superada”. Segundo o autor, esse tipo de investigação permitiria aos pesquisadores interessados em pedagogia e didática da tradução avançar a formação de tradutores, para além de relatos de experiência didática, que, embora relevantes para o levantamento de questões oriundas da sala de aula de tradução, não resultam de pesquisa informada teoricamente e não refletem a complexidade das questões teórico-pedagógicas do ensino-aprendizagem de tradução. Nesse cenário, e buscando contribuir para o avanço das pesquisas nessa área, este artigo apresenta a configuração e os resultados de três pesquisas de doutorado, realizadas na sala de aula de tradução, em três contextos pedagógicos específicos. Tais pesquisas compartilham aspectos em comum, a saber: os pesquisadores desenvolveram a pesquisa a partir de sua prática como professores em salas-de-aula de tradução; os materiais didáticos foram elaborados com base no mesmo quadro teórico composto (pesquisa-ação; formação por competências; didática de tradução; metodologias ativas; tarefas de tradução); a análise dos dados obtidos foi efetuada  de modo similar, sendo duas delas apoiadas nos procedimentos da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). Os resultados, apesar da especificidade das situações pedagógicas, apontam para denominadores comuns, quais sejam: (i) as questões surgidas da prática de sala de aula e examinadas a partir de quadros teóricos e metodológicos bem definidos podem oferecer uma compreensão mais ampla do processo envolvido no ensino-aprendizagem de tradução; (ii) a pesquisa-ação em sala de aula de tradução pode contribuir para a formação do pesquisador-professor, como resultado de seu engajamento no planejamento curricular (elaboração de programas de ensino) e seu amadurecimento profissional decorrente de prática educacional reflexiva (Viana, 2007);

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Maria Lúcia Barbosa de VASCONCELLOS, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora titular na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários (1997) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Estudos Literários (1987) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Letras Inglês (1983) e Graduada em Letras (1970) pela Universidade Federal de Minas Gerais.  Realizou pesquisa de pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011) e na Universitat Autònoma de Barcelona (2012), Espanha. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. 

Edelweiss Vitol GYSEL, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professora na  Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Doutora (2017) e Mestra (2013) em Estudos da Tradução (2017) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Letras Inglês (2009) pela  mesma instituição. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Faculdade Interdisciplinar em Humanidades, Departamento de Letras. Diamantina, Minas Gerais, Brasil

Filipe Mendes NECKEL, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor (2019) e Mestre (2011) em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharel em Letras com habilitação em tradução Português-Alemão (2008) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. 

Lavínia Teixeira GOMES, Universidade Federal da Paraíba

Professora Adjunto II na Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Estudos da Tradução (2019) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Didática de Línguas e Culturas (2004) pela Universidade Paris III Sorbonne-Nouvelle. Especialização em Didática do Francês Língua Estrangeira (2001) pela Universidade de Poitiers. Licenciada em Letras Português-Francês (2002) pela Universidade Federal da Paraíba. Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras Estrangeiras Modernas. João Pessoa, Paraíba, Brasil. 

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Publié-e

2021-06-10

Comment citer

VASCONCELLOS, Maria Lúcia Barbosa de; GYSEL, Edelweiss Vitol; NECKEL, Filipe Mendes; GOMES, Lavínia Teixeira. A pesquisa na formação de tradutores: pesquisa-ação em contextos pedagógicos específicos. Belas Infiéis, Brasília, Brasil, v. 10, n. 2, p. 01–27, 2021. DOI: 10.26512/belasinfieis.v10.n2.2021.33607. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/33607. Acesso em: 17 déc. 2024.

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