TRADUÇÃO:

FERRAMENTA EFICAZ NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PARA O ALUNO DO ENSINO SUPERIOR

Autores/as

  • Fábio Julio Pereira Briks UFSC

DOI:

https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v1.n1.2012.11168

Palabras clave:

Tradução, ferramenta, línguas estrangeiras, ensino superior

Resumen

O aluno do ensino superior demanda uma didática diferente daquela usada para ensinar o aluno do ensino básico e, por causa dessa necessidade, surge a Andragogia. Essa ciência objetiva refletir sobre a didática necessária para a aprendizagem do aluno adulto. Por causa disso, também ocupa um papel central no ensino de línguas estrangeiras (LEs), que, nesse âmbito, tem Tradução e Gramática como primeiro método para ensinar e aprender latim e grego antigo. Como método para ensinar e aprender línguas modernas, esse método não teve sucesso. Tentou-se, então, marginalizar ou até mesmo excluir a tradução da sala de aula, porém, não houve êxito: a tradução mental, oral ou escrita não pode ser evitada. Portanto, este artigo objetiva discutir e analisar a inserção da tradução como ferramenta eficaz no ensino-aprendizagem de LEs do aluno na fase do ensino superior.

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Publicado

2012-09-20

Cómo citar

BRIKS, Fábio Julio Pereira. TRADUÇÃO:: FERRAMENTA EFICAZ NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PARA O ALUNO DO ENSINO SUPERIOR. Belas Infiéis, Brasília, Brasil, v. 1, n. 1, p. 153–167, 2012. DOI: 10.26512/belasinfieis.v1.n1.2012.11168. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/11168. Acesso em: 24 nov. 2024.

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