“Mãos à obra e aprendei o que é próprio a cada cultura”: Uma nova tradução poética das Geórgicas II de Virgílio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v12.n1.2023.47015

Palavras-chave:

Virgílio. Geórgicas. Poesia latina. Tradução poética.

Resumo

Virgílio é reconhecido por muitos ainda hoje como um dos maiores poetas de todos os tempos. Contudo, seu reconhecimento deve-se sobretudo à Eneida, bem como às Bucólicas, já que poucas são as pessoas que conhecem sua obra intitulada Geórgicas. Apesar disso, durante uma parte considerável da história da recepção de Virgílio, o valor das Geórgicas foi amplamente reconhecido, contando entre seus admiradores nomes importantes como os de Montaigne, Dryden e Leopardi. Proponho aqui uma breve introdução crítica para quem queira conhecer não apenas esse importante poema virgiliano, mas alguns aspectos fundamentais da cultura romana de modo geral. Encerro a exposição com uma proposta de tradução poética de Geórgicas II para o português contemporâneo, na qual exploro questões apontadas na introdução crítica.

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Biografia do Autor

Rafael Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor de Literatura da Universidade Estadual do Ceará (UECE), campus Aracati. Doutor (2022) e Mestre (2018) em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Licenciado em Português-Francês (2022) e bacharel em em Grego Antigo (2015) pela mesma instituição. Realiza estágio pós-doutoral na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 

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Publicado

29-08-2023

Como Citar

GUIMARÃES TAVARES DA SILVA, Rafael. “Mãos à obra e aprendei o que é próprio a cada cultura”: Uma nova tradução poética das Geórgicas II de Virgílio. Belas Infiéis, Brasília, Brasil, v. 12, n. 1, p. 01–41, 2023. DOI: 10.26512/belasinfieis.v12.n1.2023.47015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/47015. Acesso em: 10 out. 2024.

Edição

Seção

Traduções literárias