Motivos e benefícios considerados na aprendizagem de tradução: Uma investigação preliminar de professores não nativos em formação de EFL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v9.n1.2020.26851

Palavras-chave:

Formação de professores EFL. Professores em formação. Motivos de aprendizagem. Língua e Tradução.

Resumo

A relação entre o ensino de Inglês como Língua Estrangeira (EFL) e a tradução está entrelaçada há muito tempo. Contudo, na última década, diversos acadêmicos têm desenvolvido um interesse renovado em sua interação e algumas universidades de formação de professores oferecem cursos de tradução para os seus professores em formação. Esse trabalho apresenta os resultados de um estudo preliminar no qual um questionário foi utilizado para identificar os motivos e benefícios considerados na aprendizagem de tradução por 40 professores não nativos de EFL cuja primeira língua é o chinês, em uma universidade de formação de professores em Hong Kong. Os resultados indicam que os professores em formação decidiram fazer cursos de tradução ou estudar a disciplina como segunda habilitação devido ao seu interesse no chinês e no inglês e à sua vontade de melhorar a proficiência nestas línguas. A crença de que aprender Tradução pode ajudar aos estudantes não nativos de EFL a conseguir um emprego em um campo relacionado ao idioma é outro motivo principal para eles aprenderem a traduzir. Notou-se que eles percebem o aprendizado da Tradução como benéfico tanto para sua proficiência em chinês quanto em inglês, especialmente no conhecimento da gramática inglesa, e que eles se beneficiaram com a competência bilíngue e opções de carreira. O artigo conclui que, embora os professores em formação de EFL não trabalhem como tradutores profissionais após a graduação, considera-se que a aprendizagem de Tradução lhes proporcionou benefícios multifacetados e aumentou a sua competitividade em áreas relacionadas com a língua.

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Biografia do Autor

Christy Fung-ming LIU , The Education University of Hong Kong

Dr. Liu holds a PhD in Translation and Intercultural Studies (2011) from the Universitat Rovira i Virgili, Spain. She is an Assistant Professor in the Department of Linguistics and Modern Language Studies at the Education University of Hong Kong. Her research interests focus on language teaching, language and translation, translation pedagogy and translation practices. Department of Linguistics and Modern Language Studies, The Education University of Hong Kong, Hong Kong. Tai Po, Hong Kong.

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Publicado

24-01-2020

Como Citar

FUNG-MING LIU , Christy. Motivos e benefícios considerados na aprendizagem de tradução: Uma investigação preliminar de professores não nativos em formação de EFL. Belas Infiéis, Brasília, Brasil, v. 9, n. 1, p. 73–87, 2020. DOI: 10.26512/belasinfieis.v9.n1.2020.26851. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/26851. Acesso em: 24 nov. 2024.

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