Traduzir e recriar. Estratégias de Aurora Venturini no Cantos de Maldoror: Satánica Trinidad

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v8.n2.2019.24380

Palavras-chave:

Estudos da Tradução. Tradução literária. Recepção. Lautréamont. Les chants de Maldoror.

Resumo

Este artigo pretende estudar alguns aspectos da tradução de Les chants de Maldoror da escritora argentina Aurora Venturini (1921-2015), publicada em 2007 com o título Cantos de Maldoror: Satánica Trinidad. A análise desta obra revela que a atividade de tradução cumpre uma função que excede a transposição linguística de uma língua para outra: a fidelidade e equivalência com o original não constituem prioridade para a tradutora argentina. Sua forma de trabalhar o texto estrangeiro assemelha-se ao enfoque hermenêutico: a obra traduzida resulta em uma tradução-recriação (OSEKI-DÉPRÉ, 1999), ou uma tradução-imitação (OSEKI-DÉPRÉ, 1999), derivada de uma leitura crítica do texto de Isidore Ducasse, do estudo de seus contextos de produção e recepção e da biografia do autor.

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Biografia do Autor

María Paula SALERNO, Universidad Nacional de La Plata

Profesora y Licenciada en Letras egresada de la Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación de la Universidad Nacional de La Plata, institución en la que se desempeña como docente de la cátedra de Literatura Francesa. Las áreas de su especialidad son la edición de textos modernos, la crítica genética y el trabajo con archivos literarios. Es becaria doctoral del CONICET (2013-2019). En su tesis estudia la obra de las escritoras argentinas Aurora Venturini (1921-2015) y Ana Emilia Lahitte (1921-2013). También dirige el proyecto del Archivo de Escritores Platenses (http://cbm.laplata.gov.ar/aep/). Buenos Aires, Argentina.

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Publicado

30-04-2019

Como Citar

SALERNO, María Paula. Traduzir e recriar. Estratégias de Aurora Venturini no Cantos de Maldoror: Satánica Trinidad. Belas Infiéis, Brasília, Brasil, v. 8, n. 2, p. 91–106, 2019. DOI: 10.26512/belasinfieis.v8.n2.2019.24380. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/24380. Acesso em: 2 dez. 2024.

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