Reflexões teóricas e o fazer tradutório: o projeto Diversas faces da tradução na contemporaneidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v14.n2.2025.57467

Palavras-chave:

Teorias contemporâneas de tradução. Metarreflexão. Modelos hermenêuticos. Tradução colaborativa. Tradução audiovisual.

Resumo

As discussões sobre as teorias de tradução têm crescido exponencialmente, muitas vezes em diálogo com as “viradas” nos Estudos da Tradução. Diversas tendências foram se desenvolvendo, mostrando que a complexidade do processo tradutório corresponde também a uma profusão de reflexões teóricas nem sempre compatíveis entre si. Nesse contexto, este trabalho pretende apresentar o projeto Diversas faces da tradução na contemporaneidade, desenvolvido na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que deu origem a duas coletâneas, com a tradução de artigos de autores mais e menos renomados que recorrem a abordagens teóricas e metodológicas distintas para subsidiar seus trabalhos. O projeto de traduções colaborativas possibilita discussões que perpassam as pesquisas das pessoas envolvidas no processo tradutório, em um movimento de olhar para a prática considerando os princípios que a regem e as repercussões que desencadeiam. Como será exemplificado com duas experiências tradutórias de textos teóricos sobre tradução audiovisual, a participação no projeto permite a metarreflexão sobre o processo tradutório e estimula o pensamento crítico defendido por modelos hermenêuticos, possibilitando que as pessoas participantes reconheçam seus papeis como divulgadoras do conhecimento científico produzido em diversas partes do mundo, os quais são disponibilizados (gratuitamente) aos leitores de língua portuguesa.

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Biografia do Autor

Samira Spolidorio, Pesquisadora independente

Samira Spolidorio é mestre (2017) e doutora (2023) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, com dupla titulação de doutorado em Tradução e Paratradução pela Universidade de Vigo. Especialista (2014) em Língua Inglesa e Tradução e licenciada (2008) em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Metodista de Piracicaba.  Professora de cursos de pós-graduação lato sensu em tradução audiovisual (Faculdade Estácio) e localização (Faculdade Phorte). Tradutora profissional desde 2012 com experiência em tradução audiovisual e localização. Tradutora juramentada pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais. 

Marcella Wiffler Stefanini, Universidade Estadual de Campinas

Marcella Wiffler Stefanini é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PPG-LA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na linha de pesquisa Linguagens, Transculturalidade e Tradução. É mestra em Linguística Aplicada (2020) e licenciada em Letras - Língua Portuguesa (2017), também pela Unicamp. Tem especialização em Tradução de Inglês (UNESA) e em Audiodescrição (PUC-MG), e participa do grupo de pesquisa “E por falar em tradução” do PPG-LA. Atualmente, pesquisa a audiodescrição de cinema de terror.

Erica Lima, Universidade Estadual de Campinas

Érica Lima é professora do Departamento de Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da linha de pesquisa Linguagens, Transculturalidade e Tradução, e coordenadora do grupo de pesquisa “E por falar em tradução” (Unicamp/USP/CNPq). É mestre em Linguística Aplicada pela Unicamp, doutora em Letras pela UNESP, e desenvolveu o pós-doutorado na USP. Atua na área de interpretação de textos, teorias e práticas de tradução, e desenvolve pesquisas sobre emoção e afetos na tradução, tradução voluntária e tradução feminista. Foi uma das coordenadoras da tradução e adaptação para o português do livro Our Bodies, Ourselves (Nossos corpos por nós mesmas).

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Publicado

20-06-2025

Como Citar

SPOLIDORIO, Samira; WIFFLER STEFANINI, Marcella; LIMA, Erica. Reflexões teóricas e o fazer tradutório: o projeto Diversas faces da tradução na contemporaneidade. Belas Infiéis, Brasília, Brasil, v. 14, n. 2, p. 01–23, 2025. DOI: 10.26512/belasinfieis.v14.n2.2025.57467. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/57467. Acesso em: 16 jul. 2025.

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