Avaliação dos cursos de graduação da Universidade Federal da Bahia: a biblioteca universitária em foco, de 2010 a 2017
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v12.n3.2019.17762Palavras-chave:
Biblioteca universitária. Avaliação. Ensino de graduação. Universidade Federal da Bahia. Avaliação educacional. INEP.Resumo
Este artigo, resultado parcial de pesquisa, tem como objetivos (1) conhecer a contribuição da biblioteca na avaliação, pelo INEP, dos cursos de graduação da Universidade Federal da Bahia, tendo como foco as bibliografias básicas e complementares e os periódicos especializados; (2) demonstrar o modus operandi dos avaliadores e seu impacto no resultado da avaliação dos cursos de graduação. Analisaram-se as notas atribuídas aos cursos de graduação da UFBA pelos avaliadores, nas visitas in loco, entre os anos de 2010 a 2017. O estudo se configura como uma pesquisa qualitativa e quantitativa, de caráter descritivo, baseada na literatura pertinente e em levantamento documental referente aos instrumentos do INEP e aos relatórios de avaliação dos cursos, elaborados pelos avaliadores. A análise dos dados, comparativamente à realidade conhecida e vivenciada pelas bibliotecas da UFBA, revelou que os critérios de avaliação registrados pelos avaliadores se apresentam muitas vezes subjetivos, não revelando com fidedignidade o estado real das bibliotecas. Conclui-se que ter como únicos indicadores de avaliação da biblioteca universitária as bibliografias básicas e complementares e os periódicos especializados não é uma medida suficiente para configurar se ela cumpre sua função junto à comunidade acadêmica. Ademais, o peso de sua contribuição no cômputo total da avaliação do curso é ínfimo, uma vez que ela integra um elenco de itens da dimensão Infraestrutura. Ante esse cenário, propõe-se que a biblioteca universitária seja transformada numa quarta dimensão a ser avaliada ”“ ao lado da Organização Didático-pedagógica, Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura ”“ na perspectiva que ela tenha representatividade no total da avaliação, por sua função de estrutura fundante da Instituição e para justificar os investimentos feitos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Nídia Maria Lienert Lubisco, Flávia Bulhões de Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.