Padrões de Competências
análise através de categorias das Competências Infocomunicacionais
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v15.n2.2022.41328Palavras-chave:
Padrões de competência em informação, Competência em comunicação, Competência em informaçãoResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar os padrões de competências em informação promovidos por instituições internacionais. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental e recuperou-se cinco padrões de competências em informação: o Information Literacy Competency Standards for Higher Education, o Framework for Information Literacy for Higher Education, Information Literacy Standards, o Australian and New Zealand Information Literacy Framework e o Seven Pillars. Para a análise comparativa dos padrões, utilizou-se como parâmetros as categorias das competências infocomunicacionais. Os resultados apontam que há uma incidência considerável da competência em informação, tendo como tripé basilar o acesso, a análise e a avaliação da informação. No entanto, quanto às competências em comunicação, constatou-se que os padrões estabelecem eventualmente parâmetros relacionados. Assim, foi possível identificar, através da análise, as semelhanças e avanços entre os padrões, além de inferir sobre a necessidade de aperfeiçoamento desses considerando os aspectos evolutivos da sociedade.
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