Padrões de Competências

análise através de categorias das Competências Infocomunicacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v15.n2.2022.41328

Palavras-chave:

Padrões de competência em informação, Competência em comunicação, Competência em informação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar os padrões de competências em informação promovidos por instituições internacionais. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental e recuperou-se cinco padrões de competências em informação: o Information Literacy Competency Standards for Higher Education, o Framework for Information Literacy for Higher Education, Information Literacy Standards, o Australian and New Zealand Information Literacy Framework e o Seven Pillars. Para a análise comparativa dos padrões, utilizou-se como parâmetros as categorias das competências infocomunicacionais. Os resultados apontam que há uma incidência considerável da competência em informação, tendo como tripé basilar o acesso, a análise e a avaliação da informação. No entanto, quanto às competências em comunicação, constatou-se que os padrões estabelecem eventualmente parâmetros relacionados. Assim, foi possível identificar, através da análise, as semelhanças e avanços entre os padrões, além de inferir sobre a necessidade de aperfeiçoamento desses considerando os aspectos evolutivos da sociedade.

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Biografia do Autor

Keyla Santos, Universidade do Estado da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Salvador, BA, Brasil

Doutoranda em Educação (PPGEDUC-UNEB); Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (2018). Arquivista formada pela Universidade Federal da Bahia. Pedagoga formada pela Universidade do Estado da Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa Formação, Tecnologias, Educação a Distância e Currículo (ForTEC-UNEB) e participa como voluntária do Grupo de Estudos de Economia Política da Informação, Comunicação e Conhecimento (GEPICC - UFBA).

Jussara Borges, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Porto Alegre, RS, Brasil

Jussara Borges possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), mestrado em Ciência da Informação (2005) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas (2011), ambos pela Universidade Federal da Bahia. Realizou estágio doutoral na Universidade de Aveiro, Portugal (2010) e pós-doutoral na Universidade Carlos III de Madrid (2016). É professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (PPGCI-UFBA) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCIN-UFRGS).

Vanessa Inácio de Souza de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Porto Alegre, RS, Brasil

Vanessa I. de Souza possui graduação em Biblioteconomia (1999) e Especialização em Gestão de Bibliotecas Universitárias (2009) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É mestranda em Ciência da Informação pelo PPGCIN/UFRGS (2020-2022).

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Publicado

2022-08-22

Como Citar

Santos, K. ., Borges, J. ., & Souza, V. I. de S. de. (2022). Padrões de Competências: análise através de categorias das Competências Infocomunicacionais. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 15(2), 452–472. https://doi.org/10.26512/rici.v15.n2.2022.41328