Biblioteca Comunitária Linha Viva: democratização da leitura e inclusão social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v17.n2.2024.53835

Palavras-chave:

Inclusão social, Bibliotecas comunitárias, Extensão universitária, Biblioteconomia, Leitura

Resumo

A leitura e o acesso à informação são diretos de todos os cidadãos sendo dever do Estado garanti-las, mas na prática, não é isso que acontece. Neste contexto, as bibliotecas comunitárias são importantes instrumentos para minimizar esta carência, proporcionar maior democratização informacional e contribuir para a inclusão social. São espaços de troca de informações, construídos pelas comunidades e para as próprias comunidades nas quais se inserem. Representam ambientes de resistência e articulação institucional que geralmente ocupam locais onde há poucos equipamentos culturais públicos, socialmente marginalizados e carentes de acesso à informação. Este trabalho apresenta o projeto de extensão desenvolvido no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande- FURG, denominado “Colaborando com a Biblioteca Linha Viva”. Tal biblioteca é fruto de um projeto mais amplo, denominado “Linha Viva”, que é resultado de uma série de ações comunitárias com moradores do bairro Fragata, na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, Brasil. É um espaço comprometido com a formação integral de crianças e adolescentes, que a partir de atividades como reforço escolar, oferece à comunidade um ambiente de alfabetização e letramento contínuo. Além disso, o “Linha Viva” tem promovido ações de inclusão digital e cuidados de saúde integral para as famílias das crianças e adolescentes envolvidos no projeto. Após tratativas com a Universidade, da troca de saberes e do compartilhamento de ideias com representantes desta comunidade, foi concebido o projeto de extensão que visa contribuir para a criação e desenvolvimento da Biblioteca Comunitária do projeto Linha Viva. O acervo é composto por doações feitas pela comunidade e parceiros. As ações do projeto de extensão inicialmente concentraram-se na instrumentalização de agentes de leitura e na orientação da organização do acervo com o auxílio de professores e estudantes do curso de Biblioteconomia. O projeto previu três fases de execução: 1) capacitação de estudantes do curso de Biblioteconomia; 2) organização e informatização do acervo; 3) orientação à comunidade para uso da biblioteca e da informação e atividades de leitura. Até o momento, a primeira etapa está concluída estando, as fases 2 e 3 em desenvolvimento. Conclui-se que este projeto, além de proporcionar aos estudantes o exercício da extensão universitária, tem contribuído no combate às desigualdades de acesso à informação, tendo em vista que uma democracia participativa necessita de espaços que permitam a todos os cidadãos acesso à informação, ao conhecimento e às manifestações da cultura e da arte.

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Biografia do Autor

Renata Braz Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande, Curso de Biblioteconomia, Rio Grande, RS, Brasil

Bacharel em Biblioteconomia pela FURG (2000), Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel (2005; 2010). Professora Associada no Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.  Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão Mediação da Informação e Leitura (MIL). 

Thais Gonçalves Saggiomo, Biblioteca Comunitária Linha Viva, Pelotas, RS, Brasil

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG - 2006). Mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutora em Educação Ambiental, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Coordenadora da Biblioteca Comunitária Linha Viva.

Maria de Fátima Santos Maia, Universidade Federal do Rio Grande, Curso de Biblioteconomia, Rio Grande, RS, Brasil

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, mestrado e doutorado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Atualmente é professora associada do curso de biblioteconomia da FURG. Tem experiência na área de comunicação científica, processamento e busca de informações, estudos métricos em ciência da informação. Trabalha no Centro Internacional de Equidade em Saúde, da Universidade Federal de Pelotas, desenvolvendo atividades de pesquisa e processamento de informações na área da saúde.

Ediene Crisnei da Silva Ruiz, Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Bibliotecas, Pelotas, RS, Brasil

Graduada em Ciências Sociais, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Graduanda em Bacharel em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Especialista em Sociologia e Política. Atuou como professora tutora à distância, junto ao Curso de Licenciatura em Pedagogia à Distância CLPD/FaE/UFPel e bolsista da Universidade Aberta do Brasil/CAPES. Atua no desenvolvimento do humano a partir da comunicação dos conhecimentos através do método participativo. Experiência de trabalho nas áreas: da educação, pesquisa e assistência técnica rural. Desenvolve atividades profissionais junto a Biblioteca da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Carlos Roberto Bönemann Buchweitz, Biblioteca Comunitária Linha Viva, Pelotas, RS, Brasil

Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal de Pelotas UFPel. Tecnólogo em Gestão Ambiental pela Universidade do Norte do Paraná - UNOPAR. Atuação junto a diferentes grupos produtivos, tais como: Assentamentos da Reforma Agrária, Quilombolas, Agricultores Familiares e Indígenas. Coordenador da Biblioteca Comunitária Linha Viva.

Vitória Fernandes Peres, Universidade Federal do Rio Grande, Curso de Biblioteconomia, Rio Grande, RS, Brasil

Graduanda do curso de Biblioteconomia Bacharelado na Universidade Federal do Rio Grande- FURG. Bolsista Voluntária do Projeto de extensão Colaborando com a Biblioteca Linha Viva. 

Referências

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Publicado

2024-07-22

Como Citar

Gonçalves, R. B., Saggiomo, T. G., Maia, M. de F. S., Ruiz, E. C. da S., Buchweitz, C. R. B., & Peres, V. F. (2024). Biblioteca Comunitária Linha Viva: democratização da leitura e inclusão social. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 17(2), 328–344. https://doi.org/10.26512/rici.v17.n2.2024.53835