Conforto acústico em bibliotecas universitárias

relato de experiência do controle de ruídos nos espaços da Biblioteca Central Irmão José Otão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v17.n1.2024.49655

Palavras-chave:

Bibliotecas universitárias, Sinalização, Ruído, Comunicação visual, Campanha educativa, Serviços em bibliotecas

Resumo

A Biblioteca Central da PUCRS, que completa 45 anos em 2023, sempre teve o cuidado de ser um espaço adequado, confortável e acolhedor para os seus usuários. Devido ao seu caráter comunitário, a Biblioteca disponibiliza recursos, espaços e serviços para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral. Com a crescente alteração do público que frequenta os espaços, os avanços tecnológicos e as funções de uma biblioteca universitária, foi necessário criar estratégias para que todos os públicos tenham suas necessidades supridas. Uma das ações estudadas, idealizadas e aplicadas pela equipe de bibliotecários foi a elaboração de um projeto de comunicação visual com a indicação dos ruídos permitidos em cada espaço. Esta proposta identificou os ambientes através de sinalização e tornou a convivência e o uso dos espaços mais assertivos, dando autonomia para os usuários escolherem o local mais adequado para a realização das suas atividades. Neste relato de experiência são descritas as etapas de elaboração do projeto, os pontos levados em consideração no estudo e a execução das ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ednei de Freitas Silveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Biblioteca, Porto Alegre, RS, Brasil

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (1996) e graduado em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS (1992). Atua como Encarregado no Setor de Serviços da PUCRS, nas atividades de gerenciamento de equipe de colaboradores e de usuários; responsável pelo Grupo de Trabalho em Serviços; representante da Biblioteca no Grupo de Informação e Documentação Jurídica do Rio Grande do Sul, vinculado à Associação Rio-Grandense de Bibliotecários; apresenta treinamento de processos de educação continuada junto aos colaboradores; responsável na Biblioteca pelos estágios curriculares nos cursos de Biblioteconomia do estado do Rio Grande Sul.

Aline Matte Debastiani, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Biblioteca, Porto Alegre, RS, Brasil

Especialista em Gestão de Pessoas, PUC Minas (2016), Neuroeducação, Estácio de Sá (2018) e graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (2012).  Atua como bibliotecária no Setor de Serviços da PUCRS, nas atividades de capacitações de usuários e referência presencial e virtual; apoio em pesquisas científicas nas bases de dados; normalização de documentos; elaboração de estratégias de buscas para revisões; orientações em publicações, recursos para pesquisadores e gerenciadores de referências. Representante da PUCRS no Comitê Brasileiro de Informação e Documentação da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Ana Paula Medeiros Magnus, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Biblioteca, Porto Alegre, RS, Brasil

Mestra em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (2018), especialista em Gestão Empresarial pela Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC (2013) e graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (2009). Atualmente trabalha como bibliotecária no Setor de Tratamento da Informação (STI) na Biblioteca Central Irmão José Otão da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul (PUCRS). Atua na catalogação, classificação e indexação em RDA e AACR2 e demais rotinas de trabalho do Setor; na Comunicação da Biblioteca da PUCRS em redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter; em projetos culturais como exposições. 

Loiva Duarte Novak, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Biblioteca, Porto Alegre, RS, Brasil

Especialista em Gestão Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS (2020) e graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (2010). Bibliotecária da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS atuando no Setor de Tratamento da Informação com processamento técnico de obras em RDA e AACR2, também participa de grupo de trabalho de capacitação pessoal/profissional planejando e realizando treinamentos e capacitações, na Comunicação da Biblioteca da PUCRS atua nas redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter.

Marta de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Biblioteca, Porto Alegre, RS, Brasil

Pós-graduada em Educação Transformadora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, (2022) e graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande (2017). Atua como bibliotecária no Setor de Serviços da PUCRS nas atividades de capacitações de usuários e referência presencial e virtual; apoio em pesquisas científicas nas bases de dados e serviços de comutação, apoio na normalização de documentos; elaboração de estratégias de buscas para revisões; orientações em publicações e gerenciadores de referências.

Salete Maria Sartori, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Biblioteca, Porto Alegre, RS, Brasil

Especialista em Docência no Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, (2019) e graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (1999). Possui experiência em processamento técnico de material bibliográfico e indexação. Atua como bibliotecária no Setor de Serviços da PUCRS, nas atividades de capacitações de usuários e referência presencial e virtual; no apoio em pesquisas científicas nas bases de dados; na normalização de documentos; elaboração de estratégias de buscas para revisões; orientações em publicações, recursos para pesquisadores e gerenciadores de referências. Responsável pelo Programa de Capacitação de Usuários da Biblioteca Central Irmão José Otão da PUCRS.

Referências

AMARAL, F. V.; JULIANI, J. P.; BETTIO, R. W. de. Internet das coisas em bibliotecas: proposta de um sistema para monitoramento de ruído para bibliotecas. Em Questão, Porto Alegre, v. 28, n. 1, p. 458–483, 2021. DOI: 10.19132/1808-5245281.458-483. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/109371 Acesso em: 11 nov. 2022.

ARAÚJO, A. C. C. Comunicação visual no processo de geração de ideias: uma proposta para a técnica de criatividade creation. 2017. 150 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25967/1/Comunica%C3%A7%C3%A3ovisualprocesso_Ara%C3%BAjo_2018.pdf Acesso em: 28 jun. 2023.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10152: acústica: níveis de pressão sonora em ambientes internos e edificações. 2. ed. versão corrigida. Rio de Janeiro: ABNT, 2020.

BACELAR, Jorge. Linguagem da visão. [S. l.: Labcom Books], 1998. Disponível em: https://eikon.ubi.pt/archive/00/bacelar_linguagem.pdf Acesso em: 23 maio 2023.

CRUZ, Rodolfo Menderico Costa; JAOUDE, Felipe Galesi. Aplicação de ferramentas digitais na comunicação interna das organizações. Revista E&S, Piracicaba, 2023. Disponível em: https://revistaes.com.br/2023/03/30/aplicacao-de-ferramentas-digitais-na-comunicacao-interna-das-organizacoes/ Acesso em: 3 out. 2023.

D’AGOSTINI, Douglas. Design de sinalização. São Paulo: Edgard Blucher Ltda, 2017. E-book.

DENESZCZUK JÚNIOR, Markian. As sinalizações de bibliotecas e a ideia de autonomia. Florianópolis, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/228026/TCC%20Markian%20final%20%281%29.pdf?sequence=2&isAllowed=y Acesso em: 23 maio 2023.

FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde; BASTOS, Dorinho. Psicodinâmica das cores em comunicação. 6. ed. São Paulo: Blücher, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 48. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2014.

LEITIS JUNIOR, Arthur. A biblioteca enquanto campo de educação não formal. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias, Centro Universitário Internacional, Curitiba, 2018. Disponível em: https://www.uninter.com/mestrado/wp-content/uploads/2018/06/Disserta%C3%A7%C3%A3o-Final_Arthur-Leitis-Junior.pdf Acesso em: 23 jun. 2023.

MELO, Najla Bastos, Carvalho, Bruna Bites; Rocha, Marina Mendes da; Loureiro. Josiane Cury Nasser; Carvalho, Rosa Maria de Abreu. Áreas de silêncio e cultura colaborativa: construindo ambientes de conforto acústico na Biblioteca do Superior Tribunal de Justiça. Anais [...]. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTEOCONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 27., 2017. Disponível em: https://portal.febab.org.br/cbbd2019/article/view/1855 Acesso em: 6 out. 2023.

MOYSES, Manoela Ferraz; MONT’ALVÃO, Claudia Renata; ZATTAR, Marianna. A Biblioteca Pública como ambiente de aprendizagem: casos de makerspaces, learning commons e co-working. Revista Conhecimento em Ação, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 4–22, 2019. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/30981 Acesso em: 15 jun. 2023.

MUNARI, B. Design e comunicação visual: contribuição para uma metodologia didática. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Claudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, out./dez. 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010/6134 Acesso em: 5 out. 2023.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL. BIBLIOTECA CENTRAL. Conheça a sinalização da Biblioteca Central. Porto Alegre, 27 abr. 2023. Instagram: @bibliotecapucrs. Disponível em: https://www.instagram.com/reel/Crip1EesOTy/ Acesso em: 5 jul. 2023.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL. Quem é o estudante da PUCRS? Um estudo sobre aspectos do perfil, percepções e crenças dos/as discentes dos cursos de graduação. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2022. v. 2. Relatório de resultados. Disponível em: https://editora.pucrs.br/livro/1635/ Acesso em: 7 jun. 2023.

SERVILHA, E. A. M.; DELATTI, M. de A. Percepção de ruído em sala de aula por estudantes universitários e suas consequências sobre a qualidade do aprendizado. Audiology: Communication Research, v. 19, n. 2, 2014. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/acr/a/TyJLnXS9fHNQxbCvJzJ7GYt/?lang=pt# Acesso em: 28 jun. 2023.

Downloads

Publicado

2024-03-27

Como Citar

Silveira, E. de F., Debastiani, A. M., Magnus, A. P. M., Novak, L. D., Oliveira, M. de, & Sartori, S. M. (2024). Conforto acústico em bibliotecas universitárias : relato de experiência do controle de ruídos nos espaços da Biblioteca Central Irmão José Otão. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 17(1), 29–43. https://doi.org/10.26512/rici.v17.n1.2024.49655

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.