Educação em informação: uma possibilidade de consolidação para as bibliotecas multiníveis
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v17.n2.2024.53853Palavras-chave:
Educação em informação, Biblioteca multinível, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Competências infocomunicacionaisResumo
Este estudo reúne dois conceitos: educação em informação e biblioteca multinível, entendendo-se o primeiro como um conjunto de ações que contribuem para a avaliação e interpretação crítica do processo de apropriação da informação pelo sujeito informacional; e o segundo, como bibliotecas que abarcam características de biblioteca escolar e universitária, por atenderem concomitantemente a três níveis de ensino (técnico, médio e superior). Com base nessa concepção, ele integra a pesquisa em andamento no doutorado em Ciência da Informação, cujo objetivo geral é analisar como as bibliotecas dos Institutos Federais podem se consolidar como promotoras da educação em informação, por meio de competências infocomunicacionais. Tem como locus as bibliotecas multiníveis dos Institutos Federais, que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil. O objetivo deste artigo é descrever o papel das bibliotecas multiníveis na perspectiva da educação em informação. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é de natureza qualitativa e, quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva e documental, com estudo de caso, embora, para efeito deste artigo, se restrinja ao embasamento teórico consubstanciado na revisão da literatura especializada sobre a temática. Em relação às conclusões parciais, observa-se que não é suficiente oferecer oficinas de capacitação para que os sujeitos informacionais venham apenas manejar as tecnologias e as fontes de informação - também consideradas importante - mas sim de fornecer subsídios, a partir da promoção das competências infocomunicacionais, orientadas à cidadania, visando à sua formação como cidadãos críticos, criativos e reflexivos.
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