Mediação da leitura no processo de atribuição de sentido e significado para o (re)conhecimento identitário e o protagonismo dos sujeitos sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.37458

Palavras-chave:

Mediação da leitura, Sentido e significado., Identidade, Protagonismo social

Resumo

Ao compreender o ato de ler como subjetivo, cultural e político, é necessário refletir sobre como a mediação da leitura pode contribuir para que os sujeitos compreendam seu sentido e o significado e para construir e fortalecer seu processo identitário e o protagonismo social. Para tanto, é fundamental aprofundar as pesquisas que demonstram a importância da mediação da leitura nesse processo. Nessa perspectiva, este artigo tem o objetivo de evidenciar, a partir da literatura da Ciência da Informação e áreas correlatas, que trata da mediação da leitura, aspectos que abordam o processo de atribuição de sentido e significado para o (re)conhecimento e o fortalecimento identitário como basilar para o alcance do protagonismo social. Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa e tem como método o bibliográfico, relacionando aspectos conceituais e analíticos que subsidiaram o estudo. Os resultados indicaram que as atividades de mediação da leitura podem despertar o gosto e o prazer pela leitura (literária, artística, musical etc.) - o que requer do agente mediador que considere os contextos socioculturais em que os sujeitos estão inseridos - e que a mediação consciente da leitura colabora para a formação dos sujeitos, tanto no âmbito individual quanto no coletivo, e apresenta um caráter (trans)formador no desenvolvimento de leitores críticos, conscientes e autônomos, impulsionando-os a alcançar o protagonismo social. 

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Biografia do Autor

Raquel do Rosário Santos, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Salvador, BA, Brasil

Professora Adjunto do Departamento de Documentação e Informação da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. 

Ana Claudia Medeiros de Sousa, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Salvador, BA, Brasil

Docente Adjunto do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. 

Pamela Oliveira Assis, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Salvador, BA, Brasil

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia. Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia.

Gisele Meneses de Paula Almeida Sousa, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Salvador, BA, Brasil

Estudante de Iniciação Científica do Curso de Arquivologia do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia

João Manoel Santana Ferreira Santos, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Salvador, BA, Brasil

Estudante de Iniciação Científica do Curso de Biblioteconomia e Documentação do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia.

 

Tamiris Barros Silva, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Salvador, BA, Brasil

Estudante de Iniciação Científica do Curso de Biblioteconomia e Documentação do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

2021-10-08

Como Citar

Santos, R. do R., Sousa, A. C. M. de, Assis, P. O., Sousa, G. M. de P. A. ., Santos, J. M. S. F., & Silva, T. B. (2021). Mediação da leitura no processo de atribuição de sentido e significado para o (re)conhecimento identitário e o protagonismo dos sujeitos sociais. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 14(3), 930–944. https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.37458

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