Mediação da leitura no processo de atribuição de sentido e significado para o (re)conhecimento identitário e o protagonismo dos sujeitos sociais
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.37458Palavras-chave:
Mediação da leitura, Sentido e significado., Identidade, Protagonismo socialResumo
Ao compreender o ato de ler como subjetivo, cultural e político, é necessário refletir sobre como a mediação da leitura pode contribuir para que os sujeitos compreendam seu sentido e o significado e para construir e fortalecer seu processo identitário e o protagonismo social. Para tanto, é fundamental aprofundar as pesquisas que demonstram a importância da mediação da leitura nesse processo. Nessa perspectiva, este artigo tem o objetivo de evidenciar, a partir da literatura da Ciência da Informação e áreas correlatas, que trata da mediação da leitura, aspectos que abordam o processo de atribuição de sentido e significado para o (re)conhecimento e o fortalecimento identitário como basilar para o alcance do protagonismo social. Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa e tem como método o bibliográfico, relacionando aspectos conceituais e analíticos que subsidiaram o estudo. Os resultados indicaram que as atividades de mediação da leitura podem despertar o gosto e o prazer pela leitura (literária, artística, musical etc.) - o que requer do agente mediador que considere os contextos socioculturais em que os sujeitos estão inseridos - e que a mediação consciente da leitura colabora para a formação dos sujeitos, tanto no âmbito individual quanto no coletivo, e apresenta um caráter (trans)formador no desenvolvimento de leitores críticos, conscientes e autônomos, impulsionando-os a alcançar o protagonismo social.
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