Aplicação de Storytelling na Gestão do Conhecimento
Revisão Sistemática de Literatura
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.37842Palavras-chave:
Narrativas, Gestão do Conhecimento, Tomada de DecisãoResumo
Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura referente a aplicação de storytelling na gestão do conhecimento. Para o levantamento dos artigos foram usadas as bases de dados Science Direct e Scopus com o objetivo de identificar publicações indexadas nas bases de dados mencionadas no período de 2011 a 2020. Os artigos foram submetidos ao método Ordinatio para a seleção daqueles com maior relevância. Na revisão de literatura há uma abordagem sobre práticas de gestão do conhecimento com destaque para as narrativas. Ainda na revisão de literatura é contextualizada a relação com a tomada de decisão. A pesquisa evidencia que o tema tem sido explorado mais recentemente de forma distribuída entre periódicos e entre países, além de evidenciar que a principal aplicação de storytelling envolve a avaliação das narrativas para obtenção de informações relativas às experiências dos indivíduos participantes. Demonstra ainda que as narrativas são facilitadoras para o entendimento, comunicação, extração de conteúdo e tomada de decisão.
Downloads
Referências
AKGÜN, A. E.; KESKIN, H.; AYAR, H.; ERDOGAN, E. The Influence of Storytelling Approach in Travel Writings on Readers’ Empathy and Travel Intentions. Procedia Social and Behavioral Sciences, 11th International Strategic Management Conference., v. 207, p. 577–586, 2015. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042815052623>. Acesso em: 29 jan. 2021.
ALVARENGA NETO, R. C. D. Gestão do conhecimento em organizações: Proposta de Mapeamento Conceitual Integrativo. São Paulo: Saraiva, 2008.
ANGELONI, Maria Terezinha (Org.). Organizações do conhecimento: infraestrutura, pessoas e tecnologias. São Paulo: Saraiva, 2002.
BRUSAMOLIN, V. Narrativas de Histórias na Aprendizagem Organizacional. In: ENANCIB- Diversidade Cultural e Políticas de Informação, 9.,. São Paulo- USP, 2008. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/psicologiaargumento/article/view/20139 Acesso em: 19 nov. 2020.
BUKOWITZ, W. R.; WILLIAMS, R. L. Manual de gestão do conhecimento: ferramentas e técnicas que criam valor para a empresa. Porto Alegre: Bookman, 2002.
CALVARD, T. S. Big data, organizational learning, and sensemaking: Theorizing interpretive challenges under conditions of dynamic complexity. Management Learning, v. 47, n. 1, p. 65–82, 2016. SAGE Publications Ltd. Disponível em: <https://doi.org/10.1177/1350507615592113>. Acesso em: 29 jan. 2021.
CERCHIONE, R.; ESPOSITO, E.; SPADARO, M. R. The Spread of Knowledge Management in SMEs: A Scenario in Evolution. Sustainability, v. 7,n. 8, p 10210-10232, 2015. MDPI AG. Disponível em: <https://repository.globethics.net/handle/20.500.12424/3915688>. Acesso em: 29 jan. 2021.
CHOUIKHA ZOUARI, M. B.; DHAOU DAKHLI, S. B. A Multi-Faceted Analysis of Knowledge Management Systems. Procedia Computer Science, CENTERIS 2018 - International Conference on ENTERprise Information Systems / ProjMAN 2018 - International Conference on Project MANagement / HCist 2018 - International Conference on Health and Social Care Information Systems and Technologies, CENTERIS/ProjMAN/HCist 2018., v. 138, p. 646–654, 2018. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877050918317320>. Acesso em: 22 jan. 2021.
COGO, R. S. Da memória ao Storytelling: em busca de novas narrativas organizacionais. 2012. 279 p. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação)- Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-05122012-171130/pt-br.php Acesso em: 21 nov. 2020.
DEI, D.-G. J.; VAN DER WALT, T. B. Knowledge management practices in universities: The role of communities of practice. Social Sciences & Humanities Open, v. 2, n. 1, p. 100025, 2020. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2590291120300140>. Acesso em: 14 jan. 2021.
EKAMBARAM, A.; SØRENSEN, A. Ø.; BULL-BERG, H.; OLSSON, N. O. E. The role of big data and knowledge management in improving projects and project-based organizations. Procedia Computer Science, CENTERIS 2018 - International Conference on ENTERprise Information Systems / ProjMAN 2018 - International Conference on Project MANagement / HCist 2018 - International Conference on Health and Social Care Information Systems and Technologies, CENTERIS/ProjMAN/HCist 2018., v. 138, p. 851–858, 2018. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877050918317587>. Acesso em: 29 jan. 2021.
GIMENES, C. H. et al. Storytelling em organizações: uma ferramenta de gestão e liderança. Revista Científica Hermes, n. 3, p. 37-43, 2010. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4776/477648583004.pdf Acesso em: 22 nov. 2020.
GIORDANO, R.; PAGANO, A.; PLUCHINOTTA, I.; et al. Modelling the complexity of the network of interactions in flood emergency management: The Lorca flash flood case. Environmental Modelling & Software, v. 95, p. 180–195, 2017. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1364815216307654>. Acesso em: 29 jan. 2021.
KAUFMANN, A. A ciência da tomada de decisão: uma introdução à praxiologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
MAGALHÃES, A. C. C. Storytelling como recurso comunicacional estratégico: construindo a identidade e a imagem de uma organização. ORGANICOM, v. 11, n. 20, 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139221 Acesso em: 19 nov. 2020.
MATSUDA, T. Organizational Intelligence: Its significance as a process and a product. In: International Conference on Economics Management and Information Technology. Proceedings… Tokyo: Japan Society for Management Information. 1992, p. 219-222.
MORESI, E. A. D.; LOPES, D. F. Inteligência Organizacional e Aprendizado. In: TARAPANOFF, K. Aprendizado Organizacional: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: Ibpex, 2011. v. 1
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. A criação do conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da organização. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
PAGANI, R. N.; KOVALESKI, J. L.; RESENDE, L. M. Methodi Ordinatio: a proposed methodology to select and rank relevant scientific papers encompassing the impact factor, number of citation, and year of publication. Scientometrics, v. 105, n. 3, p. 2109–2135, 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.1007/s11192-015-1744-x>. Acesso em: 15 jan. 2021.
PRITCHARD, K.; SYMON, G. Picture Perfect? Exploring the use of smartphone photography in a distributed work practice. Management Learning, v. 45, n. 5, p. 561–576, 2014. Disponível em: <http://oro.open.ac.uk/40802/>. Acesso em: 29 jan.2 021.
SACHA, D.; SENARATNE, H.; KWON, B. C.; ELLIS, G.; KEIM, D. A. The Role of Uncertainty, Awareness, and Trust in Visual Analytics. IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics, v. 22, n. 1, p. 240–249, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/282527217_The_Role_of_Uncertainty_Awareness_and_Trust_in_Visual_Analytics Acesso em: 29 jan. 2021.
SAKELLARIOU, E.; KARANTINOU, K.; GOFFIN, K. From user insights to user foresights: Applying video-based ethnographic narratives and user innovation in NPD. Technological Forecasting and Social Change, v. 153, n. C, 2020. Elsevier. Disponível em: <https://ideas.repec.org/a/eee/tefoso/v153y2020ics0040162518310874.html>. Acesso em: 29 jan. 2021.
SCHÖNFELD, K. C. VON; TAN, W.; WIEKENS, C.; JANSSEN-JANSEN, L. Unpacking social learning in planning: who learns what from whom? Urban Research & Practice, v. 13, n. 4, p. 411–433, 2020. Routledge. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/17535069.2019.1576216>. Acesso em: 29 jan. 2021.
SØRENSEN, A. Ø.; OLSSON, N. O. E.; EKAMBARAM, A. Evaluation and Learning – Experiences from a Construction Project in Norway. Procedia Economics and Finance, 8th Nordic Conference on Construction Economics and Organization., v. 21, p. 510–517, 2015. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2212567115002063>. Acesso em: 29 jan. 2021.
SILVA, E. R. Análise do storytelling para o processo de reflexão como forma de aprendizagem organizacional. 2016. 253 p. Dissertação (Mestrado em Administração)- Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2016. Disponível em : https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1253#:~:text=Os%20resultados%20deste%20estudo%20apontam,pela%20experi%C3%AAncia%20explicitada%20pelo%20Storytelling Acesso em: 21 Nov. 2020.
SILVA, H. F. N. Quadro de práticas de gestão do conhecimento. Curitiba: UFPR, 2014. Notas de aula.
SORDI, José Osvaldo de; AZEVEDO, Marcia Carvalho. Análise de competências individuais e organizacionais associadas à prática de gestão do conhecimento. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, v. 10, n. 29, p. 391-407, out./dez. 2008. Disponível em : http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/23115/000262571000007.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em 29 jan. 2021.
TERRA, J. C. C. Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
TOPP, L.; MAIR, D.; SMILLIE, L.; CAIRNEY, P. Knowledge management for policy impact: the case of the European Commission’s Joint Research Centre. Palgrave Communications, v. 4, n. 1, p. 1–10, 2018. Disponível em: <https://www.nature.com/articles/s41599-018-0143-3>. Acesso em: 29 jan. 2021.
XING, Y.; LIU, Y.; TARBA, S.; WOOD, G. A cultural inquiry into ambidexterity in supervisor–subordinate relationship. International Journal of Human Resource Management, v. 31, p. 1–29, 2016. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09585192.2015.1137619?journalCode=rijh20 Acesso em: 29 jan. 2021.
YAMAMURA, C. L. K.; RIBEIRO, C. O.; DANTAS, D.; QUINTANILHA, J. A.; BERSSANETI, F. T. The Front-End of Product Development as Systems Thinking and Predictive Learning. Procedia Manufacturing, 25th International Conference on Production Research Manufacturing Innovation: Cyber Physical Manufacturing August 9-14, 2019 | Chicago, Illinois (USA)., v. 39, p. 1346–1353, 2019. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2351978920303905>. Acesso em: 20 jan. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Geovana Ezequieli de França, Tatiana Impelizieri Moura da Silveira, Felipe Lopes Roberto, Lincoln Nilo Pereira, Sander Diego Gomes de Melo Lima, Helena de Fátima Nunes Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.