Contribuição do software Nvivo na avaliação de disciplina com conteúdo em ambiente virtual de aprendizagem

Autores

  • Regiane Piontkewicz Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, Curitiba, PR, Brasil
  • Eloni dos Santos Perin Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, Curitiba, PR, Brasil
  • Maria do Carmo Duarte Feitas Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, Curitiba, PR, Brasil
  • Ricardo Mendes Junior Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, Curitiba, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v13.n2.2020.31239

Palavras-chave:

Nvivo. análise de conteúdo. análise qualitativa. avaliação do ensino-aprendizagem.

Resumo

A análise qualitativa de dados tem despertado um interesse crescente por parte de pesquisadores, principalmente na área das ciências sociais. Ao mesmo tempo, o volume desses dados cresceu de tal modo que favoreceu o surgimento de ferramentas para auxiliar no seu tratamento. Dentre elas, encontra-se o software NVivo, que possui aceitação por pesquisadores. Este artigo tem o objetivo de analisar a contribuição do software NVivo na avaliação de uma disciplina com conteúdo em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Para isso, foram utilizados os materiais e as discussões disponíveis da disciplina de Métodos Qualitativos de Pesquisa em Informação e Conhecimento, ministrada na pós-graduação de uma universidade pública do Sul do Brasil. Os fóruns das discussões foram organizados em arquivos, que constituíram o corpus de análise da pesquisa, totalizando 21 arquivos, que foram lidos e categorizados conforme categorias e unidades propostas por Bardin. O uso do NVivo facilitou a tarefa de codificação, bem como possibilitou a criação de gráficos e matrizes que contribuíram com a interpretação dos resultados, sendo os principais deles: a) predominância nas discussões de temas relacionados à coleta de dados, com destaque para as técnicas de entrevista, narrativa e grupo focal; b) constatação de tipos diferentes de contribuições e interações entre os alunos; c) preocupação dos alunos em ter uma abordagem completa na produção dos textos para os fóruns; d) maior disponibilidade de materiais não significa maior contribuição nas discussões dos temas. Com base nos resultados encontrados, é possível afirmar que o uso do software para realizar a análise de conteúdo dos textos produzidos pelos alunos contribui com o(a) professor(a) na avaliação da disciplina, de forma que ajustes possam feitos para o planejamento da próxima oferta, além de contribuir no processo de avaliação dos próprios alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regiane Piontkewicz, Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, Curitiba, PR, Brasil

Doutoranda em Gestão da Informação pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Paraná (2014). Especialista em Gestão Contábil-Financeira pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade da Região de Joinville (2002) e em Tecnologia em Sistemas de Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2008). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Pesquisa sobre competência docente digital no ensino superior, formação de professores, tecnologia na educação, ensino em contabilidade, contabilidade gerencial.

Eloni dos Santos Perin, Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, Curitiba, PR, Brasil

Doutoranda em Gestão da Informação - UFPR. Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação - UFPR (2017). Especialização em Gestão Pública -UEPG (2014), Bacharelado em Administração Pública UEPG/UAB (2013), Especialização em Educação - Psicopedagogia IBPEX (2002) e Graduação em Licenciatura em Matemática com Habilitação em Física - UEPG (1998). Professora pertencente ao Quadro Próprio do Magistério (2003) e PDE (2013) na Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED-PR. Experiência na área de Educação, nos níveis Fundamental, Médio e Técnico, com atuação nas áreas de Matemática, Física geral e Educação Profissional nos cursos Técnicos em Administração, Logística, Contabilidade, Edificações e Meio Ambiente. Atualmente atuando com Currículo e Formação de Professores no NRE em Ponta Grossa - PR. Pesquisa nas áreas de Educação, Administração Pública, Gestão da Informação, Formação de Professores e Competências Digitais.

Maria do Carmo Duarte Feitas, Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, Curitiba, PR, Brasil

Professora Associada da UFPR, Mestre e Doutora em Engenharia de Produção UFSC, Pós-doutorado em Educação na Universidade de Málaga. Bolsista Produtividade da Fundação Araucária. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação e também da Pós-graduação em Engenharia e Construção Civil. Pesquisa sobre Criatividade, Produtos e serviços inovadores, Engenharia do Conhecimento e da Informação, Lean Thinking ”“ Lean Office, Lean Information Flow, Economia Circular, Informação e Sustentabilidade, Educação Corporativa, Gestão por competências e Gestão da Tecnologia na Educação. É colaboradora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre o Terceiro Setor ”“ NITS. Pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Mídias Digitais ”“ LabMidi.

Ricardo Mendes Junior, Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, Curitiba, PR, Brasil

Professor Aposentado da Universidade Federal do Paraná (Engenharia Civil e Engenharia de Produção). Atua no Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação da UFPR (PPGGI) nos seguintes temas de pesquisa: Tecnologia da Informação e Comunicação, Machine Learning e Redes Neurais Artificiais Aplicados, Engenharia da Informação, City Information Modeling (CIM), Ciência Aberta, Dados Abertos, Governo Aberto, Participação Pública. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1980), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986) e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Interesse em produção colaborativa, mapeamento colaborativo, crowd sourcing, crowd collaboration, economia colaborativa e economia solidária, gestão pública participativa.

Referências

BARDIN, Laurence. Anáílise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BERTOLIN, Júlio C. G.; MARCHI, Ana Carolina Bertoletti de. Instrumentos para avaliar disciplinas da modalidade semipresencial: uma proposta baseada em sistemas de indicadores. Avaliação Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 15, n. 3, p. 131”“146, 2010.

BITTENCOURT, Hélio Radke et al. Desenvolvimento e validação de um instrumento para avaliação de disciplinas na educação superior. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 22, n. 48, p. 91-114, jan./abr. 2011.

CAVALCANTE, Ricardo Bezerra; CALIXTO, Pedro; KERR PINHEIRO, Marta Macedo. Análise de conteúdo: considerações gerais, relações com a pergunta de pesquisa, possibilidades e limitações do método. Informacao & Sociedade, João Pessoa, v. 24, n. 1, p. 13”“18, 2014.

DEROBERTMASURE, Antoine; ROBERTSON, Jean E. Data analysis in the context of teacher training: Code sequence analysis using QDA Miner®. Quality and Quantity, [s. l.], v. 48, n. 4, p. 2255”“2276, August 2014. DOI: 10.1007/s11135-013-9890-9

GODOY, Arillda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57”“63, 1995.

INEP. O que é o SINAES. 2019. Disponível em: <http://inep.gov.br/sinaes>. Acesso em: 23 dez. 2019.

LAGE, Maria Campos. Utilização do software NVivo em pesquisa qualitativa: uma experiência em EaD. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 12, p. 198”“226, 2011. https://doi.org/10.20396/etd.v12i0.1210

MARCONDES, Glaucia Santos. Desafios metodológicos da incorporação de ferramentas computacionais para análises qualitativas. Idéias, Campinas, v. 4, p. 71”“85, 2013. DOI: https://doi.org/10.20396/ideias.v4i0.8649413

MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

NODARI, Felipe et al. Contribuição do Maxqda e do NVivo para a Realização da Análise de Conteúdo. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (EnANPAD), 38, Rio de Janeiro, 13-14 setembro de 2014. Anais. Rio de Janeiro: ANPAD, v. 2, p. 1”“16, 2014.

O’KANE, Paula; SMITH, Anne; LERMAN, Michael P. Building Transparency and Trustworthiness in Inductive Research Through Computer-Aided Qualitative Data Analysis Software. Organizational Research Methods, [s. l.], p. 1”“36, 2019. DOI 10.1177/1094428119865016

QSR INTERNATIONAL. NVivo 11 Plus for Windows. 2017. Disponível em: .

SAILLARD, Elif KuÅŸ. Systematic versus interpretive analysis with two CAQDAS packages : NVivo and MAXQDA. Forum: Qualitative Social Research, [s. l.], v. 12, n. 1, 2011.

TEIXEIRA, ALEX NICHE; BECKER, Fernando. Novas possibilidades da pesquisa qualitativa via sistemas CAQDAS. Sociologias, Porto Alegre, n. 5, p. 94”“113, 2001. DOI 10.1590/S1517-45222001000100006

TURRA, Clódia Maria Godoy et al. Planejamento de ensino e avaliação. 11. ed. Porto Alegre: Editora Sagra, 1988.

WOODS, Megan et al. Advancing Qualitative Research Using Qualitative Data Analysis Software (QDAS)? Reviewing Potential Versus Practice in Published Studies using ATLAS.ti and NVivo, 1994”“2013. Social Science Computer Review, [s. l.], v. 34, n. 5, p. 1”“21, 2015. DOI: 10.1177/0894439315596311

Downloads

Publicado

2020-04-29

Como Citar

Piontkewicz, R., Perin, E. dos S. ., Feitas, M. do C. D. ., & Mendes Junior, R. (2020). Contribuição do software Nvivo na avaliação de disciplina com conteúdo em ambiente virtual de aprendizagem. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 13(2), 652–669. https://doi.org/10.26512/rici.v13.n2.2020.31239

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.