Contribuição do software Nvivo na avaliação de disciplina com conteúdo em ambiente virtual de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v13.n2.2020.31239Palavras-chave:
Nvivo. análise de conteúdo. análise qualitativa. avaliação do ensino-aprendizagem.Resumo
A análise qualitativa de dados tem despertado um interesse crescente por parte de pesquisadores, principalmente na área das ciências sociais. Ao mesmo tempo, o volume desses dados cresceu de tal modo que favoreceu o surgimento de ferramentas para auxiliar no seu tratamento. Dentre elas, encontra-se o software NVivo, que possui aceitação por pesquisadores. Este artigo tem o objetivo de analisar a contribuição do software NVivo na avaliação de uma disciplina com conteúdo em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Para isso, foram utilizados os materiais e as discussões disponíveis da disciplina de Métodos Qualitativos de Pesquisa em Informação e Conhecimento, ministrada na pós-graduação de uma universidade pública do Sul do Brasil. Os fóruns das discussões foram organizados em arquivos, que constituíram o corpus de análise da pesquisa, totalizando 21 arquivos, que foram lidos e categorizados conforme categorias e unidades propostas por Bardin. O uso do NVivo facilitou a tarefa de codificação, bem como possibilitou a criação de gráficos e matrizes que contribuíram com a interpretação dos resultados, sendo os principais deles: a) predominância nas discussões de temas relacionados à coleta de dados, com destaque para as técnicas de entrevista, narrativa e grupo focal; b) constatação de tipos diferentes de contribuições e interações entre os alunos; c) preocupação dos alunos em ter uma abordagem completa na produção dos textos para os fóruns; d) maior disponibilidade de materiais não significa maior contribuição nas discussões dos temas. Com base nos resultados encontrados, é possível afirmar que o uso do software para realizar a análise de conteúdo dos textos produzidos pelos alunos contribui com o(a) professor(a) na avaliação da disciplina, de forma que ajustes possam feitos para o planejamento da próxima oferta, além de contribuir no processo de avaliação dos próprios alunos.
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