Contribuição do software Nvivo na avaliação de disciplina com conteúdo em ambiente virtual de aprendizagem

Autores

  • Regiane Piontkewicz Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, Curitiba, PR, Brasil
  • Eloni dos Santos Perin Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, Curitiba, PR, Brasil
  • Maria do Carmo Duarte Feitas Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, Curitiba, PR, Brasil
  • Ricardo Mendes Junior Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, Curitiba, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v13.n2.2020.31239

Palavras-chave:

Nvivo. análise de conteúdo. análise qualitativa. avaliação do ensino-aprendizagem.

Resumo

A análise qualitativa de dados tem despertado um interesse crescente por parte de pesquisadores, principalmente na área das ciências sociais. Ao mesmo tempo, o volume desses dados cresceu de tal modo que favoreceu o surgimento de ferramentas para auxiliar no seu tratamento. Dentre elas, encontra-se o software NVivo, que possui aceitação por pesquisadores. Este artigo tem o objetivo de analisar a contribuição do software NVivo na avaliação de uma disciplina com conteúdo em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Para isso, foram utilizados os materiais e as discussões disponíveis da disciplina de Métodos Qualitativos de Pesquisa em Informação e Conhecimento, ministrada na pós-graduação de uma universidade pública do Sul do Brasil. Os fóruns das discussões foram organizados em arquivos, que constituíram o corpus de análise da pesquisa, totalizando 21 arquivos, que foram lidos e categorizados conforme categorias e unidades propostas por Bardin. O uso do NVivo facilitou a tarefa de codificação, bem como possibilitou a criação de gráficos e matrizes que contribuíram com a interpretação dos resultados, sendo os principais deles: a) predominância nas discussões de temas relacionados à coleta de dados, com destaque para as técnicas de entrevista, narrativa e grupo focal; b) constatação de tipos diferentes de contribuições e interações entre os alunos; c) preocupação dos alunos em ter uma abordagem completa na produção dos textos para os fóruns; d) maior disponibilidade de materiais não significa maior contribuição nas discussões dos temas. Com base nos resultados encontrados, é possível afirmar que o uso do software para realizar a análise de conteúdo dos textos produzidos pelos alunos contribui com o(a) professor(a) na avaliação da disciplina, de forma que ajustes possam feitos para o planejamento da próxima oferta, além de contribuir no processo de avaliação dos próprios alunos.

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Biografia do Autor

Regiane Piontkewicz, Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, Curitiba, PR, Brasil

Doutoranda em Gestão da Informação pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Paraná (2014). Especialista em Gestão Contábil-Financeira pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade da Região de Joinville (2002) e em Tecnologia em Sistemas de Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2008). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Pesquisa sobre competência docente digital no ensino superior, formação de professores, tecnologia na educação, ensino em contabilidade, contabilidade gerencial.

Eloni dos Santos Perin, Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, Curitiba, PR, Brasil

Doutoranda em Gestão da Informação - UFPR. Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação - UFPR (2017). Especialização em Gestão Pública -UEPG (2014), Bacharelado em Administração Pública UEPG/UAB (2013), Especialização em Educação - Psicopedagogia IBPEX (2002) e Graduação em Licenciatura em Matemática com Habilitação em Física - UEPG (1998). Professora pertencente ao Quadro Próprio do Magistério (2003) e PDE (2013) na Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED-PR. Experiência na área de Educação, nos níveis Fundamental, Médio e Técnico, com atuação nas áreas de Matemática, Física geral e Educação Profissional nos cursos Técnicos em Administração, Logística, Contabilidade, Edificações e Meio Ambiente. Atualmente atuando com Currículo e Formação de Professores no NRE em Ponta Grossa - PR. Pesquisa nas áreas de Educação, Administração Pública, Gestão da Informação, Formação de Professores e Competências Digitais.

Maria do Carmo Duarte Feitas, Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, Curitiba, PR, Brasil

Professora Associada da UFPR, Mestre e Doutora em Engenharia de Produção UFSC, Pós-doutorado em Educação na Universidade de Málaga. Bolsista Produtividade da Fundação Araucária. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação e também da Pós-graduação em Engenharia e Construção Civil. Pesquisa sobre Criatividade, Produtos e serviços inovadores, Engenharia do Conhecimento e da Informação, Lean Thinking ”“ Lean Office, Lean Information Flow, Economia Circular, Informação e Sustentabilidade, Educação Corporativa, Gestão por competências e Gestão da Tecnologia na Educação. É colaboradora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre o Terceiro Setor ”“ NITS. Pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Mídias Digitais ”“ LabMidi.

Ricardo Mendes Junior, Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, Curitiba, PR, Brasil

Professor Aposentado da Universidade Federal do Paraná (Engenharia Civil e Engenharia de Produção). Atua no Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação da UFPR (PPGGI) nos seguintes temas de pesquisa: Tecnologia da Informação e Comunicação, Machine Learning e Redes Neurais Artificiais Aplicados, Engenharia da Informação, City Information Modeling (CIM), Ciência Aberta, Dados Abertos, Governo Aberto, Participação Pública. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1980), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986) e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Interesse em produção colaborativa, mapeamento colaborativo, crowd sourcing, crowd collaboration, economia colaborativa e economia solidária, gestão pública participativa.

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Publicado

2020-04-29

Como Citar

Piontkewicz, R., Perin, E. dos S. ., Feitas, M. do C. D. ., & Mendes Junior, R. (2020). Contribuição do software Nvivo na avaliação de disciplina com conteúdo em ambiente virtual de aprendizagem. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 13(2), 652–669. https://doi.org/10.26512/rici.v13.n2.2020.31239