20 anos de pesquisa sobre Information Literacy no Brasil: análise temática das teses e dissertações do Catálogo da CAPES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v14.n1.2021.35349

Palavras-chave:

Competência em informação, Ciência da Informação, Indicador temático, Programa de Pós-graduação

Resumo

Apresenta um panorama sobre os 20 anos de pesquisa sobre Competência em Informação (CoInfo), por meio da análise das temáticas abordadas nas pesquisas desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Brasil. O escopo da pesquisa consistiu em identificar as perspectivas temáticas e a transversalidade da CoInfo na produção científica brasileira dos últimos 20 anos, considerando como referência a primeira pesquisa publicada no ano 2000. Para a seleção das teses e dissertações, utilizou-se o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), delimitando como marco temporal o período referente aos anos 2000-2019. A pesquisa é de natureza quali-quantitativa do tipo exploratória. Para compilação e análise dos resultados, utilizou a técnica de análise de conteúdo, em que se fez uso dos indicadores propostos por Belluzzo (2017) como categoria de análise do conteúdo de cada pesquisa. Os resultados apontam que a maior parte das publicações se concentra como tema de Mestrado. Observou-se um aumento da produção científica sobre o tema a partir do ano de 2011, com um pico no ano de 2016. As cinco Instituições de Ensino Superior que mais reúnem trabalhos públicos sobre CoInfo são a Universidade de Brasília, a Universidade Federal de Minas Gerais, a Universidade Estadual Paulista ”“ Campus de Marília, a Universidade Federal da Bahia e a Universidade Federal de Santa Catarina. A produção científica sobre o tema ainda é muito centrada na área Ciência da Informação e com um fluxo grande de produções na região centro-sul do Brasil. Destacamos que os docentes/pesquisadores que mais orientaram sobre o tema tem entre 08 e 11 trabalhos orientados. No que concerne às temáticas, destaca-se a transversalidade dos temas, em especial com a área de Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Belmont de Farias, Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciência da Informação, Fortaleza, CE, Brasil

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Professora adjunta do Departamento e da Pós-Graduação em Ciência da informação da Universidade Federal do Ceará. Líder do Grupo de Pesquisa - Competência e Mediação em Ambientes de Informação (CMAI) certificado pelo CNPq. Membro do Grupo de Trabalho de Competência em Informação da Federação Brasileira de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (GT CoInfo - FEBAB). Desenvolve pesquisa na área de Ciência da Informação, com ênfase nos seguintes temas: Competência em Informação (CoInfo); Gestão de Recursos e Serviços de informação; Atuação profissional e Ensino da Biblioteconomia; e Informação Científica e Tecnológica.

Marta Leandro da Mata, Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Biblioteconomia, Vitória, ES, Brasil

Doutora em Ciência da Informação (2014), Mestre em Ciência da Informação (2009) e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Campus de Marília), com período de doutorado sanduíche na Universidade Carlos III de Madrid (2013). Pós-Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (2016). É professora adjunta no Departamento de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Presidente do Núcleo Docente Estruturante, Coordenadora de Trabalho de Conclusão de Curso e Coordenadora do Laboratório de Preservação. Líder do grupo de pesquisa "Competência em Informação e Processos Inter-relacionados". É responsável pela coluna "Entre conexões e processos informacionais", no site Infohome. Tem experiência na área de Ciência da informação e Biblioteconomia, atuando, principalmente com os seguintes temas: competência em informação, fontes de informação, avaliação de fontes de informação, desinformação, formação e atuação do bibliotecário, estudo de usuários (com abordagem tradicional, alternativa e social) e preservação em unidades de informação.

Ana Paula Meneses Alves, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Departamento de Organização e Tratamento da Informação, Belo Horizonte, MG, Brasil

Doutora em Ciência da Informação pela Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp - Campus Marília em regime de cotutela com a Universidade de Granada - Espanha, na qual recebeu o título de Doutora em Ciências Sociais. Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos. Bacharel em Biblioteconomia pela Unesp - Campus Marília. Atualmente é Professora Adjunta da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando na Graduação em Biblioteconomia e na Pós-graduação em Ciência da Informação. Desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão nos seguintes temas: Recursos e Serviços de Informação, Competência em Informação; Uso ético da Informação; Informação e saúde. Faz parte do Grupo de Pesquisa Comportamento e Competência Informacionais da Universidade Estadual Paulista - Unesp - Campus Marília, do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Métricas da Informação da Universidade de São Paulo - USP - Ribeirão Preto, ambos certificados pelo CNPq. É membro da Associação de Bibliotecários de Minas Gerais e da Federação Brasileira de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (Febab). Associada à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (Ancib). Atualmente é a Coordenadora do Grupo de Trabalho Relações Étnico-Raciais e Decolonialidades e membro do Grupo de Trabalho de Competência em Informação, ambos da FEBAB.

Camila Araújo dos Santos, Universidade Estadual Paulista, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP. Brasil

Doutora (2017) e Mestra (2011) em Ciência da Informação pelo PPGCI/UNESP/Marília e Bacharel em Biblioteconomia pela UNESP/Marília (2008). Foi bolsista FAPESP na Iniciação Científica e no Mestrado e bolsista CAPES no Doutorado. É pesquisadora nos seguintes grupos de pesquisa: "Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional" da UNESP-Marília, "Competência em Informação e processos inter-relacionados" da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), "Arquivologia e Competência em Informação" da Universidade Federal do Pará (UFPA) e "Organizações Competitivas e Inovadoras" da Universidade de Marília (UNIMAR), todos credenciados no CNPq. Atualmente, é docente substituta na UNESP-Marília nos cursos de Biblioteconomia e Arquivologia. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: competência em informação, framework em CoInfo, modelos e referenciais para a sensibilização, conscientização, implementação, desenvolvimento e institucionalização da CoInfo, competências, capacidades, habilidades e atitudes em informação nos âmbitos educacional e organizacional, Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento e Sociedade da Aprendizagem. Colunista do website da área de Ciência da Informação 'Infohome - OFAJ' com o tema "Competência em Informação". É membro da Federação Brasileira de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB). Coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) de Competência em Informação CoInfo da FEBAB.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BELLUZZO, Regina Célia Baptista. O estado da arte da competência em informação (CoInfo) no Brasil: das reflexões iniciais à apresentação e descrição de indicadores de análise. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, n. especial, p. 47-76, jan./jul. 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/648 Acesso em: 26 out. 2020.

CIRANI, Claudia Brito Silva; CAMPANARIO, Milton de Abreu; SILVA, Heloisa Helena Marques da. A evolução do ensino da pós-graduação senso estrito no Brasil: análise exploratória e proposições para pesquisa. Avaliação, Campinas, v. 20, n. 1, p. 163-187, mar. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/aval/v20n1/1414-4077-aval-20-01-00163 Acesso em: 26 out. 2020.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÃVEL SUPERIOR [CAPES]. Plataforma Sucupira. Cursos avaliados e reconhecidos. Brasília, DF: MEC: CAPES, 2020a. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoIes.jsf?areaAvaliacao=31&areaConhecimento=60700009 Acesso em: 26 out. 2020.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÃVEL SUPERIOR [CAPES]. Sobre as áreas de avaliação. Brasília, DF: MEC: CAPES, 30 set. 2020b. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/sobre-a-avaliacao/areas-avaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao Acesso em: 26 out. 2020.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e prática da pesquisa. 19. ed. Petrópolis, Vozes, 2001.

KNECHTEL, Maria do Rosário. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014.

MUGNAINI, Rogério; CARVALHO, Telma de; CAMPANATTI-OSTIZ, Heliane. Indicadores de produção científica: uma discussão conceitual. In: POBLACION, Dinah Aguiar; WITTER, Geraldina Porto; SILVA, José Fernando Modesto da. (org.). Comunicação & produção científica: contexto, indicadores e avaliação. São Paulo: Angellara, 2006. p. 313-340.

Downloads

Publicado

2021-01-16

Como Citar

Farias, G. B. de, Mata, M. L. da, Alves, A. P. M., & Santos, C. A. dos. (2021). 20 anos de pesquisa sobre Information Literacy no Brasil: análise temática das teses e dissertações do Catálogo da CAPES. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 14(1), 289–301. https://doi.org/10.26512/rici.v14.n1.2021.35349

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.