Libros y lectura en Brasil: Desarrollo de políticas de ciencia, tecnología e innovación

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v17.n3.2024.53842

Palabras clave:

Plan Nacional del Libro y la Lectura, Políticas Públicas, Libro, Lectura, Objetivos de Desarrollo Sostenible

Resumen

Ante la crisis del mercado editorial de libros y el hecho de que los libros no son un producto de consumo prioritario en el País, surge la pregunta ¿qué se está haciendo para cambiar este escenario en materia de políticas de Ciencia, Tecnología e Innovación? Se analiza el contexto nacional del libro y la lectura y su relación con las políticas de Ciencia, Tecnología e Innovación, con el objetivo de proponer estrategias en el contexto del Plan Nacional del Libro y la Lectura. Se realizó un estudio cualitativo y cuantitativo, descriptivo y documental. Se evidenció que hay fallas en el Plan, ya que lo que se propone no se cumple de manera efectiva. En el contexto de la Sociedad 5.0 y de los constantes avances tecnológicos, la Ciencia, Tecnología e Innovación es vista como una herramienta facilitadora más allá de la investigación y la extensión, ya que puede contribuir para diferentes innovaciones en el escenario de la cultura del libro y de la lectura en Brasil que, a su vez, contribuyen directa e indirectamente al País destacándose en términos de innovación y en términos de cumplimiento de los Objetivos de Desarrollo Sostenible, los cuales se pueden medir a través del Índice Global de Innovación.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Clara Leite Pedersoli, Universidade Estadual Paulista, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Câmpus de Marília, vinculada à linha de pesquisa: Gestão, Mediação e Uso da Informação (2023 -) - Bolsista CAPES. Bacharelado em Biblioteconomia na UNESP, Câmpus de Marília (2017-2022). Bolsista de Iniciação Científica PIBIC - Ações Afirmativas (2019-2020) e integrante do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional (ICIO) (2018 - 2021 / 2023 -). Trabalhou como bolsista na equipe técnica do Repositório Institucional UNESP (2017 - 2019), realizando as atividades de verificação e organização da produção científica da UNESP.

Elaine da v, Universidade Estadual Paulista, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil

Professora Assistente do Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp, Marília. Bolsista Capes Professor Formador I (2023). Docente convidada no curso de especialização em Informação, Tecnologia e do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Informação, Tecnologia e Inovação (ITI UFSCar). Pós-Doutora em Ciência da Informação na área de concentração Informação, Tecnologia e Conhecimento pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Doutora em Ciência da Informação pela Unesp com realização de Doutorado na Universidad de Salamanca (USAL) na Espanha. Mestre em Ciência da Informação pela Unesp. Especialista em Gestão Empresarial (Univem) e em Uso Estratégico das Tecnologias de Informação (Unesp). Graduada em Biblioteconomia (Unesp). Foi Coordenadora Adjunta do Grupo de Trabalho Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações (GT-4), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), gestão 2021-2023. Atuou como professora colaboradora no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) entre 2020 e 2022 e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) entre 2018 e 2019. Atua principalmente nos seguintes temas: Gestão da informação; Gestão do conhecimento; Geração e gestão de inovação, Políticas públicas de inovação e Sistemas nacionais de inovação. Membro dos grupos de pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional, (Unesp/Marília) e Gestão e Sustentabilidade na Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Experiência profissional em gestão de bibliotecas e consultoria em gestão da informação.

Marta Lígia Pomim Valentim, Universidade Estadual Paulista, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil

rofessora Titular da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca (USAL), Espanha. Livre Docente em 'Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional' pela Unesp. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Unesp. Coordena o projeto de pesquisa 'Inteligência organizacional e inteligência social no contexto do big data: análise de dados para a geração de diferenciais competitivos'. Presidente da Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe (EDICIC), gestão 2021-2023. Atuou como Supervisora do Instituto de Políticas Públicas de Marília (IPPMAR), gestão 2021-2023. Atuou como Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Unesp, gestão 2017-2021. Atuou como Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2016-2019. Exerceu o cargo de Vice-Presidente da Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe (EDICIC), gestão 2009-2011. Exerceu a coordenação do Grupo de Trabalho 'Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações' (GT-4), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), gestão 2009-2010. Exerceu o cargo de Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2001-2004. Foi bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ-1D), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no período entre 2002 a 2023.

Citas

ALVES, T. Taxa de analfabetismo cai no Brasil e passa de 6,1% para 5,6%. Rádio Agência. 2023. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/educacao/audio/2023-06/taxa-de-analfabetismo-cai-no-brasil-e-passa-de-61-para-56#:~:text=Publicado%20em%2007%2F06%2F2023,n%C3%A3o%20sabem%20ler%20nem%20escrever. Acesso em: 04 dez. 2023.

ARAÚJO, C. A. Á. A ciência como forma de conhecimento. Ciência e Cognição, Rio de Janeiro, v. 8, p. 127-142, ago. 2006. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-58212006000200014&lng=pt&nrm=iso Acesso em: 27 mar. 2024.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009. 281p.

BRASIL. Decreto nº 7.559, de 1 de setembro de 2011. Dispõe sobre o Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7559.htm. Acesso em: 05 dez. 2023.

BRASIL. Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019. Institui a Política Nacional de Alfabetização. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/d9765.htm. Acesso em: 10 dez. 2023.

BRASIL. Lei nº 10.753, de 30 de outubro de 2003. Institui a Política Nacional do Livro. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.753.htm. Acesso em: 05 dez. 2023.

BRASIL. Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004. Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo e dá outras providências. Disponível em:https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.973.htm. Acesso em: 14 dez. 2023.

BRASIL. Lei nº 11.196, de 21 de novembro de 2005. Institui o Regime Especial de Tributação para a Plataforma de Exportação de Serviços de Tecnologia da Informação - REPES, o Regime Especial de Aquisição de Bens de Capital para Empresas Exportadoras - RECAP e o Programa de Inclusão Digital; dispõe sobre incentivos fiscais para a inovação tecnológica [...]. Disponível em:https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11196.htm. Acesso em: 14 dez. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em 12 dez. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016. Dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação e altera a Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004 [...]. Disponível em:https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Lei/L13243.htm#art2. Acesso em: 14 dez. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.696, de 12 de julho de 2018. Institui a Política Nacional de Leitura e Escrita. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13696.htm. Acesso em: 05 dez. 2023.

BRASIL. MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação: principais resultados e avanços 2007-2010. 2010. Disponível em: https://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/676/4/Plano%20de%20A%c3%a7%c3%a3o%20em%20Ci%c3%aancia%2c%20Tecnologia%20e%20Inova%c3%a7%c3%a3o_principais%20resultados%20e%20avan%c3%a7os_2007-2010.pdf. Acesso em: 14 dez. 2023.

BRASIL. MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO. Fundos Setoriais. [s.d]. Disponível em: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/fndct/paginas/fundos-setoriais. Acesso em: 14 dez. 2023.

BRASIL. MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO. Indicadores Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação: 2022. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/indicadores/paginas/publicacoes/arquivos/indicadores_cti_2022.pdf. Acesso em: 14 dez. 2023.

BRASIL. MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES. Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. 2016. Disponível em: https://bibliotecadigital.economia.gov.br/bitstream/123456789/990/1/ENCTI-MCTIC-2016-2022.pdf. Acesso em: 14 dez. 2023.

BRASIL. MINISTÉRIO DA CULTURA. Plano Nacional do Livro e Leitura. Gov.br. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/pnll. Acesso em: 04 dez. 2023.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PNLD. [s.d.]. Portal.mec. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12391:pnld. Acesso em: 16 set. 2024.

CAMILLO, E. S. Políticas públicas do livro e leitura: dimensões, critérios e ações para efetivar a agenda 2030 e a promoção sustentável da leitura. 2022. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2022. Disponível em: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11776182. Acesso em: 16 set. 2024.

DUTTA, S.; LANVIN, B.; LEÓN, L. R.; WUNSCH-VINCENT, S. Global Innovation Index 2023: Innovation in the face of uncertainty. 16th Edition. Wipo, 2023. Disponível em: https://www.wipo.int/global_innovation_index/en/2023/. Acesso em: 04 dez. 2023.

EDUCA + BRASIL. Campanha “Esqueça um livro e Espalhe conhecimento” incentiva a leitura em todo país. jul. 2018. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/campanha-esqueca-um-livro-e-espalhe-conhecimento-incentiva-a-leitura-em-todo-pais. Acesso em: 15 dez. 2023.

FACCHINI, T. 11º Painel do Varejo de Livros no Brasil mostra variação positiva no faturamento do setor. PublishNews. 2023. Disponível em: https://publishnews.com.br/materias/2023/11/28/11-painel-do-varejo-de-livros-no-brasil-mostra-variacao-positiva-no-faturamento-do-setor#:~:text=O%2011%C2%BA%20per%C3%ADodo%20%E2%80%93%20que%20antecede,no%20mesmo%20per%C3%ADodo%20em%202022. Acesso em: 04 dez. 2023.

FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. Histórico. Gov.br. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/programas-do-livro/pnld/historico. Acesso em: 16 set. 2024.

GOMES, I.; FERREIRA, I. Em 2022, analfabetismo cai, mas continua mais alto entre idosos pretos e pardos e no Nordeste. Agência IBGE notícias. jun. 2023. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/37089-em-2022-analfabetismo-cai-mas-continua-mais-alto-entre-idosos-pretos-e-pardos-e-no-nordeste. Acesso em: 10 dez. 2023.

INDICADOR DE ALFABETISMO FUNCIONAL. Disponível Em: https://alfabetismofuncional.org.br/. Acesso em: 10 dez. 2022.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IBGE divulga o Rendimento Domiciliar Per Capita e o Coeficiente de Desequilíbrio Regional de 2022. 2023a. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/37023-ibge-divulga-o-rendimento-domiciliar-per-capita-e-o-coeficiente-de-desequilibrio-regional-de-2022#:~:text=Em%202022%2C%20o%20rendimento%20nominal,)%20igual%20a%201%2C00. Acesso em: 04 dez. 2023.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. De 2010 a 2022, população brasileira cresce 6,5% e chega a 203,1 milhões. 2023b. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/37237-de-2010-a-2022-populacao-brasileira-cresce-6-5-e-chega-a-203-1-milhoes#:~:text=Por%20outro%20lado%2C%20o%20Norte,crescendo%20sucessivamente%20nas%20%C3%BAltimas%20d%C3%A9cadas. Acesso em: 21 dez. 2023.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da Leitura no Brasil - 5a edição. 2020. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/. Acesso em: 04 dez. 2023.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO; ITAÚ CULTURAL. 26ª Bienal internacional do livro de SP. 2022. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/wp-content/uploads/2022/08/PesquisaItau%CC%81Cultural_IPL_PerfilLeitoresdaBienaldoLivroSP22-2-1.pdf. Acesso em: 22 dez. 2023.

LEIA MULHERES. Disponível em: https://leiamulheres.com.br/. Acesso em: 15 dez. 2023.

NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Sobre o nosso trabalho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. [entre 2015 e 2023]. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 16 jun. 2023.

NIELSEN BOOKDATA; CÂMARA BRASILEIRA DO LIVRO; SINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVROS. Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro: ano base 2023. mai. 2024b. Disponível em: https://snel.org.br/wp/wp-content/uploads/2024/06/producao_e_vendas_anobase_2023.pdf. Acesso em: 31 ago. 2024.

NIELSEN BOOKSCAN; SINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVROS. Painel do varejo de livros no Brasil: resultados 2024x2023. 2024. Disponível em: https://snel.org.br/wp/wp-content/uploads/2024/08/SNEL-07-2024-07T-2024.pdf. Acesso em: 08 set. 2024.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. PISA 2022 Results (Volume I): The State of Learning and Equity in Education. dez. 2023. Disponível em: https://static.poder360.com.br/2023/12/PISA_2022_Volume_1_Embargo5December.pdf. Acesso em: 10 dez. 2023.

ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO; GABINETE ESTATÍSTICO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS. Manual de Oslo: diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. Tradução: Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP. [s.l.]: FINEP, 1997. Disponível em: http://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/manualoslo.pdf. Acesso em: 15 dez. 2023.

ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO; GABINETE ESTATÍSTICO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS. Oslo Manual 2018: guidelines for collecting, reporting and using data on innovation.4 ed. 2018. Disponível em: https://www.ovtt.org/wp-content/uploads/2020/05/Manual_Oslo_2018.pdf. Acesso em: 27 mar. 2024.

PEDERSOLI, A. C. L. Panorama do mercado editorial brasileiro e a atuação do bibliotecário neste setor. 103f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) – Curso de Biblioteconomia, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2022.

PUBLISHNEWS. Brasil tem 2.972 livrarias, segundo a Associação Nacional de Livrarias. set. 2023. Disponível em: https://www.publishnews.com.br/materias/2023/09/19/brasil-tem-2.972-livrarias-segundo-a-associacao-nacional-de-livrarias#:~:text=Durante%20a%20Conven%C3%A7%C3%A3o%20Nacional%20de,pelos%20cinco%20cantos%20do%20pa%C3%ADs. Acesso em: 12 dez. 2023.

ROCHA, E. M. P.; FERREIRA, M. A. T. Indicadores de ciência, tecnologia e inovação: mensuração dos sistemas de CTeI nos estados brasileiros. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 3, p. 61-68, set./dez. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/k9dPpTb3n8W6XBc5By54Zyh/?lang=pt&format=pdf#:~:text=c)%20%C3%8Dndice%20de%20ci%C3%AAncia%2C%20tecnologia,de%20ci%C3%AAncia%2C%20tecnologia%20e%20inova%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 14 dez. 2023.

SANTOS, I. Sobreviventes do mercado de livrarias estão em plena expansão. InfoMoney. 2023. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/business/sobreviventes-mercado-de-livrarias-em-plena-expansao/. Acesso em: 07 set. 2024.

SISTEMA NACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS. Bibliotecas públicas do Brasil. 2023. Disponível em: http://snbp.cultura.gov.br/bibliotecaspublicas/. Acesso em: 13 dez. 2023.

VALENTIM, M. L. P. (Org.). Métodos qualitativos de pesquisa em Ciência da Informação. São Paulo: Polis, 2005. 176p. (Coleção Palavra-Chave, 16). Disponível em: https://abecin.org.br/wp-content/uploads/2021/03/Metodos-qualitativos.pdf. Acesso em: 01 ago. 2023.

Publicado

2024-11-07

Cómo citar

Pedersoli, A. C. L., v, E. da, & Valentim, M. L. P. (2024). Libros y lectura en Brasil: Desarrollo de políticas de ciencia, tecnología e innovación. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 17(3), 570–594. https://doi.org/10.26512/rici.v17.n3.2024.53842

Artículos más leídos del mismo autor/a