Alfabetização informacional em comunicação científica: a experiência das PROPETIPS – UNESP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v18.n1.2025.56617

Palavras-chave:

Alfabetização informacional, Ética na pesquisa, Comunicação científica

Resumo

Criada em 2017, pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Unesp, a série Propetips emerge como uma iniciativa pioneira voltada à disseminação de informações sobre estratégias de comunicação científica. Direcionadas a pesquisadores, tanto docentes quanto discentes, essas diretivas fornecem informações rápidas e pontuais sobre estratégias de comunicação científica e visam ampliar a visibilidade da produção científica e elevar o prestígio acadêmico da instituição. Desse modo, tem-se como objetivos descrever e analisar a experiência de alfabetização informacional em comunicação científica promovida por essa série, destacando sua implementação em espaços públicos e de acesso aberto. A relevância desse estudo reside na crescente necessidade de estratégias eficazes que promovam a capacidade de localizar, avaliar e utilizar informações científicas de maneira eficiente, especialmente em um cenário acadêmico cada vez mais saturado de informações. Em termos metodológicos, adota-se uma abordagem qualitativa, centrando-se na análise de conteúdo das 42 Propetips disponibilizadas até 2024. A análise se estrutura em torno da categorização temática das Propetips classificadas em: a) aspectos estruturais da produção e comunicação científica; b) aspectos éticos; c) aspectos estratégicos; d) visibilidade e métricas científicas; e) financiamento à pesquisa; e f) práxis acadêmicas. A isso se alia a investigação sobre a presença e destaque dessas Propetips nos sites das bibliotecas e programas de pós-graduação da Unesp e de outras instituições, de modo a avaliar a capilaridade dessa iniciativa e verificar sua integração nas práticas e recursos informativos oferecidos aos pesquisadores por essas unidades acadêmicas e de serviços bibliotecários. Os resultados apontam para a eficácia das Propetips como um mecanismo de capacitação em comunicação científica, enfatizando a importância de sua abordagem didática e acessível, especialmente a jovens pesquisadores e novos docentes. Destaca-se o retorno altamente significativo que a divulgação da Propetips teve junto aos 353 novos docentes de distintas áreas do conhecimento contratados pela universidade em 2023 atestando a pertinência, relevância e utilidade dos conteúdos das Propetips apresentadas de forma simples, didática e esclarecedora, importantes elementos para os que ingressam na carreira acadêmica e têm a prática científica no seu dia a dia. Conclui-se que as Propetips são uma importante iniciativa institucional de alfabetização informacional em produção e comunicação científica que propicia uma cultura de socialização de conhecimentos em que os sujeitos do processo são motivados a divulgar e compartilhar esses conteúdos estratégicos com colegas docentes e discentes, o que gera uma ação em cadeia de alta potencialidade.

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Biografia do Autor

José Augusto Chaves Guimarães, Universidade Estadual Paulista, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil

José Augusto Chaves Guimarães – Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília), Bacharel em Direito pela Fundação Eurípides Soares da Rocha (UNIVEM – Marília). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular aposentado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília). Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília). Docente Colaborador do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF). É bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq. 

 

Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Ciência da Informação, São Carlos, SP, Brasil

Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi - Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/FCLAr), Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É professora titular do Departamento de Ciência da Informação e docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFSCar. É bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq. 

Laura Maria Rego-Piva, Universidade Estadual Paulista, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil

Laura Maria Rego-Piva – Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília), Bacharel em Arquivologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília), Mestre e Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília), Bolsista de Apoio Técnico a Pesquisa - AT (Quota) - 1A – CNPq.

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Publicado

2025-03-20

Como Citar

Guimarães, J. A. C., Hayashi, M. C. P. I., & Rego-Piva, L. M. (2025). Alfabetização informacional em comunicação científica: a experiência das PROPETIPS – UNESP. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 18(1), 47–56. https://doi.org/10.26512/rici.v18.n1.2025.56617

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