Alfabetização informacional em comunicação científica: a experiência das PROPETIPS – UNESP
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v18.n1.2025.56617Palavras-chave:
Alfabetização informacional, Ética na pesquisa, Comunicação científicaResumo
Criada em 2017, pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Unesp, a série Propetips emerge como uma iniciativa pioneira voltada à disseminação de informações sobre estratégias de comunicação científica. Direcionadas a pesquisadores, tanto docentes quanto discentes, essas diretivas fornecem informações rápidas e pontuais sobre estratégias de comunicação científica e visam ampliar a visibilidade da produção científica e elevar o prestígio acadêmico da instituição. Desse modo, tem-se como objetivos descrever e analisar a experiência de alfabetização informacional em comunicação científica promovida por essa série, destacando sua implementação em espaços públicos e de acesso aberto. A relevância desse estudo reside na crescente necessidade de estratégias eficazes que promovam a capacidade de localizar, avaliar e utilizar informações científicas de maneira eficiente, especialmente em um cenário acadêmico cada vez mais saturado de informações. Em termos metodológicos, adota-se uma abordagem qualitativa, centrando-se na análise de conteúdo das 42 Propetips disponibilizadas até 2024. A análise se estrutura em torno da categorização temática das Propetips classificadas em: a) aspectos estruturais da produção e comunicação científica; b) aspectos éticos; c) aspectos estratégicos; d) visibilidade e métricas científicas; e) financiamento à pesquisa; e f) práxis acadêmicas. A isso se alia a investigação sobre a presença e destaque dessas Propetips nos sites das bibliotecas e programas de pós-graduação da Unesp e de outras instituições, de modo a avaliar a capilaridade dessa iniciativa e verificar sua integração nas práticas e recursos informativos oferecidos aos pesquisadores por essas unidades acadêmicas e de serviços bibliotecários. Os resultados apontam para a eficácia das Propetips como um mecanismo de capacitação em comunicação científica, enfatizando a importância de sua abordagem didática e acessível, especialmente a jovens pesquisadores e novos docentes. Destaca-se o retorno altamente significativo que a divulgação da Propetips teve junto aos 353 novos docentes de distintas áreas do conhecimento contratados pela universidade em 2023 atestando a pertinência, relevância e utilidade dos conteúdos das Propetips apresentadas de forma simples, didática e esclarecedora, importantes elementos para os que ingressam na carreira acadêmica e têm a prática científica no seu dia a dia. Conclui-se que as Propetips são uma importante iniciativa institucional de alfabetização informacional em produção e comunicação científica que propicia uma cultura de socialização de conhecimentos em que os sujeitos do processo são motivados a divulgar e compartilhar esses conteúdos estratégicos com colegas docentes e discentes, o que gera uma ação em cadeia de alta potencialidade.
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