Análise do nível de Maturidade em Gestão do Conhecimento em uma Instituição Pública de Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v16.n1.2023.45127

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Nível de maturidade, Tecnologia da informação, Institutição p´ública de ensino superior

Resumo

A Gestão do Conhecimento, enquanto subárea da Ciência da Informação, tem por temática a análise de sua Maturidade, que visa identificar o estágio em que determinada Instituição se posiciona, aliando a teoria à prática. As Instituições Públicas de Ensino Superior são objetos desta temática, haja vista que se fundam sobre o conhecimento, com vistas a promover serviços à sociedade. Nesse sentido, esta pesquisa é regida pelo objetivo de analisar o nível de Maturidade em Gestão do Conhecimento em uma Instituição Públicas de Ensino Superior, situada em Minas Gerais, Brasil. Trata-se de uma investigação descritiva-quantitativa, que faz de um survey on-line e dos critérios Kaiser-Meyer-Olkin, Alfa de Cronbach e r de Pearson junto ao p-valor para conferir dimensionalidade, confiabilidade e validade aos indicadores criados. A Média, Desvio Padrão e Intervalo de Confiança 95% são utilizados para o computo da Maturidade. Por resultado, a Instituição Públicas de Ensino Superior analisada se posiciona no nível de maturidade dois de cinco níveis possíveis, sendo apresentadas 10 ações para sua elevação ao próximo estágio. A análise de outras Instituições Públicas de Ensino Superior é sugestão de pesquisa futura, de modo a realizar um estudo comparativo de Maturidade da Gestão do Conhecimento em Instituições brasileiras.

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Biografia do Autor

Jurema Nery Ribeiro, Universidade Fumec, Belo Horizonte, MG, Brasil

Doutora em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento - FUMEC (2019). Mestre em Administração - Área de pesquisa: Estratégia e Competitividade - pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerias - FEAD (2008); MBA em Logística pelo Centro Universitário de Ciências Gerenciais - UNA (2004); MBA em Finanças pelo Centro Universitário de Ciências Gerenciais - UNA (2004); MBA em Gestão de Instituições pelo Núcleo de Pós Graduação Pitágoras (2011), Especialização em Administração da Produção pelo Instituto de Educação Tecnológica - IETEC (1997); Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Newton Paiva (1991). Construiu sua trajetória com experiência de 31 anos, como Gestora nas áreas Administrativa, Planejamento de Controle da Produção, Logística, Almoxarifado, Expedição, Suprimentos em algumas empresas nacionais e multinacionais (Jabil do Brasil, Itambé, ABC Dados, Condor Equipamentos Industriais) com ramos de atividades diversos (Eletroeletrônica, Laticínios e Metalurgia). No Ensino Superior possui sólida experiência de 16 anos atuando como Diretora de Campus, Coordenadora de Pós-graduação e Graduação e Professora universitária em diversas Instituições de Ensino Superior (FUMEC, Newton Paiva, PUC, SENAC, UEMG, UNA, UNIPAC). Associada individual da SBGC. Atualmente é Coordenadora do Curso de Administração da Universidade FUMEC e participa do grupo de Pesquisa KM-Inova da Universidade FUMEC, desenvolvendo pesquisas na área da Inovação, Estratégia e Gestão Conhecimento. Diretora Executiva da Capacitar JNR. Consultora Organizacional. Professora Universitária. Orientadora de trabalhos no Stricto Senso e MBA. Autora de Livros e Artigos publicados em Revistas e Congressos Nacionais.

Fábio Pires de Oliveira, Universidade Fumec, Belo Horizonte, MG, Brasil

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(2011), especialização em Lato Sensu em Engenharia de Sistemas pela Escola Superior Aberta do Brasil(2018), especialização em MBA Profissional em Sistemas de Informação pela Escola Superior Aberta do Brasil(2018), especialização em Lato Sensu em Redes de Computadores pela Escola Superior Aberta do Brasil(2016), mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento (32053010003P1) pela Universidade FUMEC(2022) e curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Informática pelo Centro de Ensino e Treinamento Aplicado a Profissionais(2015). Atualmente é Técnico em Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Atuando principalmente nos seguintes temas:Gestão do Conhecimento, Nível de Maturidade, Tecnologia da Informação, Instituição Pública de Ensino Superior

Renata de Sousa da Silva Tolentino , Universidade Fumec, Belo Horizonte, MG, Brasil

Doutora em Administração pela Universidade FUMEC(2017), MBA em Finanças Corporativas e Controladoria pela FUMEC(2021), Mestra em Administração pela Universidade FUMEC (2006), especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário Newton de Paiva (2004), especialista em Redes de Computadores e Telecomunicação pela Universidade FUMEC (2003) graduação em Ciência da Computação pela Universidade FUMEC (2002), graduação em Superior de Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade FUMEC (2001). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia da Informação no setor de saúde, Educação, Sistemas de Informação, Infraestrutura de Rede e Gerência de Telecomunicação. Tem experiência em docência do ensino superior presencial e a distância (EaD), lecionando em cursos de graduação e pós-graduação. Além de atuar como coordenadora de cursos de Sistemas de Informação (2010-2017) e Redes de Computadores (2010-2014), atualmente exerce a função de Diretora da Faculdade de Ciências Empresarias (2020- 2023), já exerceu a função de Diretora de Ensino da Faculdade de Ciências Empresariais da Universidade FUMEC(2016-2019). É Avaliadora do INEP/MEC para atos de credenciamento institucional presencial e EaD e colaboradora do BNI/MEC (Banco Nacional de Itens) para elaboração e revisão de itens do ENADE( Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Possui artigos acadêmicos publicados nas áreas de Administração, Educação, Pesquisa em Empreendedorismo, Ética, Transformação Digita, Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento e Tecnologia em Marketing. Linha de Pesquisa: Educação, Estratégia e Tecnologia em Marketing, Pesquisa em Empreendedorismo, Transformação Digital e Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento

Marta Valentim , Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil

Professora Titular da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca (USAL), Espanha. Livre Docente em Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional pela Unesp. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Docente de graduação e pós-graduação da Unesp, câmpus de Marília. Bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ-1D) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de inteligência organizacional, gestão da informação, gestão do conhecimento e cultura informacional desde 2002. Líder do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional. Coordena o projeto de pesquisa Inteligência organizacional e inteligência social no contexto do big data: análise de dados para a geração de diferenciais competitivos. Supervisora do Instituto de Políticas Públicas de Marília (IPPMAR), gestão 2021-2023. Presidente da Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe (EDICIC), gestão 2021-2023. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Unesp, gestão 2017-2021. Organizadora e autora de vários livros na área. Atuou como Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2016-2019. Exerceu o cargo de Vice-Presidente da Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe (EDICIC), gestão 2009-2011. Exerceu a coordenação do Grupo de Trabalho Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações (GT-4), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), gestão 2009-2010. Exerceu o cargo de Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2001-2004.

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Publicado

2023-03-27

Como Citar

Ribeiro, J. N. ., Oliveira, F. P. de, Tolentino , R. de S. da S., & Valentim , M. L. P. (2023). Análise do nível de Maturidade em Gestão do Conhecimento em uma Instituição Pública de Ensino Superior. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 16(1), 88–107. https://doi.org/10.26512/rici.v16.n1.2023.45127

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