Impacto e avaliação do projeto “Madrid, ¡Recuerda!”: tecendo as redes para a preservação da memória cidadã
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v18.n1.2025.56823Palavras-chave:
Aprendizagem-serviço, Extensão cultural, Bibliotecas públicas, Preservação, MemóriaResumo
Este artigo apresenta os resultados e desafios que as estudantes da Faculdade de Ciências da Documentação encontraram durante o desenvolvimento de um projeto de aprendizagem-serviço em colaboração com a Biblioteca Pública Municipal Iván de Vargas (Madrid), cujo principal objetivo foi a reativação da iniciativa “Memoria de los barrios” (Memória dos Bairros) promovida pela Biblioteca Digital Memoria de Madrid. Com base nesta experiência, é apresentada uma série de recomendações para garantir a sua viabilidade a longo prazo.
Downloads
Referências
Arquero Avilés, R.; Cadilla Baz, M.; Granda Rossi, I. Aprendizaje-Servicio y Agenda 2030: Laboratorio de ideas de proyectos en la formación de los futuros bibliotecarios, archiveros y documentalistas. Universidad Complutense, 2022.
Ayuntamiento de Madrid. Memoria de los barrios. Portal web del Ayuntamiento de Madrid. (s.f.). https://www.madrid.es/portales/munimadrid/es/Inicio/Cultura-ocio-y-deporte/Bibliotecas/Memoria-de-los-barrios?vgnextfmt=default&vgnextoid=6b0060823acd5410VgnVCM1000000b205a0aRCRD&vgnextchannel=1c58efff228fe410VgnVCM2000000c205a0aRCRD
Cano Ramírez, A.; García-Gutiérrez, J; Morera, F. J. A. El Aprendizaje-Servicio universitario ante los retos de la Agenda 2030. (s. f.).
Llorente Cejudo, C.; Barragán-Sánchez, R; Martín Párraga, L.; Pérez Rodríguez, N. (coord.). Enseñanza e innovación educativa en el ámbito universitario. Dykinson SL. 2024.
Montesi, M.; Villaseñor Rodríguez, I.; García Moreno, M. A. Aprendizaje-Servicio en los estudios de Información y Documentación: Una experiencia con personas mayores. Informatio, v. 26, n. 1, p. 33, 2021. https://doi.org/10.35643/Info.26.1.14
Pedreira Campillo, G.; Millán Sánchez, F. Memoria de los barrios: Buscando en armarios, álbumes y cajones: Descubrir el patrimonio que no sabe que lo es. Boletín ANABAD, v. 65, n. 3, p. 12, 2015.
Pedreira Campillo, G.; Millán Sánchez, F. Memoria de los barrios, o cómo recuperar patrimonio histórico y documental en poder de los ciudadanos: www.memoriadelosbarrios.es. 19. 2016.
Webber, C.; Wilkinson, K; Duncan, L. G.; McGeown, S. Adolescents’ perspectives on the barriers to reading for pleasure. Literacy, v. 58, n. 2, p. 204-215, 2024. https://doi.org/10.1111/lit.12359
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Aitana C. Mejías, Lucía García Rodríguez , Belén Álvarez Bornstein

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.