O estado da arte das ischools na Web of Science: análise da produção científica com apontamentos bibliométricos
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v18.n1.2025.51624Palavras-chave:
Ischools, Informação, Ciência da Informação, Web of ScienceResumo
Apresenta resultado de pesquisa realizada na base de dados Web of Science, com a tipologia artigo e a temática ischool, para verificar o estado da arte relacionadas ao tema. Em um universo de 162 artigos, separou-se 43 por abordar diretamente as ischools em seus textos ou a Library of Information Science, que são as precursoras do movimento. A pesquisa classificada quanto aos seus objetivos como descritiva e bibliográfica quanto aos seus procedimentos técnicos revelou que: os Estados Unidos é o país, quando unificado os resultados de autoria, que melhor representa o número de pesquisadores que trabalham a temática. No entanto, quando verificados de forma isolada, ou seja, de forma unitária, a China, com a Universidade de Wuhan é a instituição com o maior número de autorias sobre a temática. Os assuntos com maiores frequências foram: 1 - os dados, em especial a Ciência de dados associados ao currículo das ischools, 2 - as Humanidades digitais e 3 - o ensino em Arquivologia e as suas práticas. Como conclusões, constatou-se que, por ser uma temática emergente na área da informação, ou seja, com a sua efetivação em 2005, os estudos envolvendo as ischools ainda são incipientes, ainda que, é possível visualizar tendências apontadas pelos caminhos vislumbrados nos artigos elencados para verificar o seu estado da arte.
Downloads
Referências
Andrade, L. M. de; Dal’Evedove, P. R. Humanidades digitais na ciência da informação brasileira: análise da produção científica. Revista Ibero-americana de Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 13, n. 1, p. 439-451. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/29582/25421. Acesso em: 3 set. 2023.
Borges, L. C.; Oliveira, M. A produção científica sobre ischools em Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. especial, p. 1-15, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/37080. Acesso em: 6 set. 2023.
Carbo, T. Teaching and learning in the ischools. Journal of Education for Library & Information Science, v. 53, n.4, p. 223, 2012.
Castro, R. M. de; Pimenta, R. M. Uma topografia das humanidades digitais na ciência da informação. Revista Z Cultural, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, 2017. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/20183/UMA-TOPOGRAFIA-DAS-HUMANIDADES-DIGITAIS-NA-CIÊNCIA-DA-INFORMAÇÃO-–-Revista-Z-Cultural.pdf. Acesso em: 15 set. 2023.
Chakrabarti, A.; MandaL, S. The ischools: a study. Library Philosophy and Pratice, n. 1537. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/188115174.pdf. Acesso em: 15 set. 2023.
Clark, L. What are title 1 schools. Student Debt Relief, 3 Oct. 2019. Disponível em: https://www.studentdebtrelief.us/student-loans/title-1-schools/. Acesso em: 3 set. 2023.
Felix, V. L.; Martins, G. K.; Barros, A. C.; Pereira, F. C. M.; Loyola, R. A. A ciência da informação e sua interdisciplinaridade: analogias e convergências decorrentes da inter-relação com a biblioteconomia. Folha de Rosto, Cariri, v. 2, n. esp. p. 5-11, 2016.
Galvão, M. C. B.; Borges, P. C. R. Ciência da informação: ciência recursiva no contexto da sociedade da informação. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 29, n. 3, 40-49, dez. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/HZfRbyYj3Cngym3VN9FHPjG/?lang=pt. Acesso em: 12 set. 2023.
Gil, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
Hjorland, B. Library and Information Science (LIS), Part 1. Knowledge Organization, v. 45, n. 3, p. 232–254, 2018. Disponível em: https://ischools.org/iConference-2008-Summary. Acesso em: 20 set. 2023.
ISCHOOLS.ORG. The ischool movement. 2021. Disponível em: https://ischools.org/The-iSchool-Movement. Acesso em: 12 out. 2021.
Kelley, P. A dean looks back: Harry Bruce reflects on UW “ischool’ past, future. Interviewing Harry Bruce. UW News, Washington, DC, 24 Aug. 2017. Disponível em: https://www.washington.edu/news/2017/08/24/a-dean-looks-back-harry-bruce-reflects-on-uw-ischool-past-future/. Acesso em: 12 set. 2023.
Larsen, R.L. The ischools. In: Bates, M. J.; Maack. M. N. (Ed.). Encyclopaedia of library and information sciences. 3rd. ed. New York: Taylor & Francis. 2010. p. 3018-3023 Disponível em: http://d-scholarship.pitt.edu/5852/1/The_iSchools_final.pdf. Acesso em: 19 set. 2023.
Leonhardt, T.W. Library and information science education. Technicalities, v. 27, n. 2, p. 3-6, 2007.
Matos, M. T. de; Condurú, M. T.; Benchimol, A. C. Interseções na produção científica da ciência da informação e ciência de dados. Acervo, Rio de Janeiro, v. 35, n. 2, p. 1-18, 2018. Disponível em: https://revista.an.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/1804/1739. Acervo em: 12 set. 2023.
Mattos, M. C. de; Cendón, B. V. A parceria entre o LATACI Research Institute e o programa de pós-graduação em gestão e organização do conhecimento da UFMG: projetos de pesquisa e possibilidades. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 25, n. especial, p. 318-334, fev. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22294/17911. Acesso em: 10 set. 2023.
Morettin, P. A.; Singer, J. M. Introdução à ciência de dados: fundamentos e aplicações (versão preliminar). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.ime.usp.br/~jmsinger/MAE0217/cdados2020mar.pdf. Acesso em: 10 set. 2023.
Mueller, S. P. M. Estudos métricos da informação em ciência e tecnologia no Brasil realizados sobre a unidade de análise artigos de periódicos. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 6-27, maio 2013. Disponível em: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3429/2999. Acesso em: 10 set. 2023.
Oliveira, M.; Silva, Z. C. G. Caminhos da ciência da informação: da library and information science às i-schools. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 25, n. especial, p.8-27, fev. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22281/17898. Acesso em: 16 set. 2023.
Paletta, F. C.; Silva, A. M. da. Contribuição para o desenho e proposta de laboratório de pesquisa e ensino a partir da análise de ischools de referência. Prisma.com, Porto, n. 35, p. 22-50, 2017. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/3512/3304. Acesso em: 21 set. 2023.
Paul, P. Kr.; Senthamarai, R. I-schools: a brief overview with special reference to i-caucus foundation and information schools in Indian perspectives. Asian Journal of Information Science and Technology, v. 6, n. 1. p. 34-39, 2016. Disponível em: https://www.trp.org.in/wp-content/uploads/2016/11/AJIST-Vol.6-No.1-January-June-2016-pp.34-39.pdf. Acesso em: 12 set. 2023.
Pettigrew, K. E.; Nicholls, P. T. Publication patterns of LIS faculty from 1982-1992: effects of doctoral programs. Library & Information Science Research, v. 16, p. 139-156, 1994. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/0740818894900051. Acesso em: 10 set. 2023.
Ribeiro, C. J. S. Investigações em humanidades digitais: percepções e desafios no contexto brasileiro. Memória e Informação, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 20-32, 2018. Disponível em: http://memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br/index.php/fcrb/article/view/62/38. Acesso em: 20 set. 2023.
Rockembach, M. Entrevista: Armando Malheiro da Silva. Em Questão, Porto Alegre, v. 23, n. 2, maio/ago. p.11-33, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/70025. Acesso em: 15 set. 2023.
Sacconi, L. A. Nossa gramática: teoria e prática. São Paulo: Atual, 1999.
Shu, F.; Mongeon, P. The Evolution of ischool movement (1988-2013): a bibliometric view. Education for Information, v. 32, n. 4, p. 359-373, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/311159297_The_evolution_of_iSchool_movement_1988-2013_A_bibliometric_view. Acesso em: 13 set. 2023.
Valim, E. Ciência de dados: o que é, como funciona e qual importância? Awari, 24 maio 2021. Disponível em: https://awari.com.br/ciencia-de-dados/. Acesso em: 4 set. 2023.
Vargas da Guia, Marx Paulo ; Medeiros, Ana Ligia; Lima, Thomás Augusto Rangel de; Trézze, Luziana Jordão Lessa. Humanidades digitais: conceitos e origens. Publicaciones de la AAHD, [s.l.], v.1, n.2, p. 1-12,2021. Disponível em: https://www.aacademica.org/noviembrehd/3.pdf. Acesso em: 10 set. 2023.
Viola, C. M. M. et al. Bibliometria e cientometria aplicadas à ciência da informação: análise do periódico Information Processing & Management (2008-2016). In: LATMETRICS, 1., 2018, Niterói. Anais eletrônicos [...]. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2018. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/bitstream/handle/1/7949/RESUMO_LEIAUTADO_CARLA%20VIOLA.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 12 set. 2023.
Wallace, D. P. The ischools, education for Librarianship, and the voice of doom and gloom. Journal of Academic Librarianship, v. 35, n. 5, p. 405-409, 2009. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0099133309001256?via%3Dihub. Acesso em: 14 set. 2023.
Wuhan University. School of Information Management. About, 2021. Disponível em: https://sim.whu.edu.cn/English/About/Overview.htm. Acesso em: 2 set. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Leandro da Conceição Borges, Mauricio Barcellos Almeida

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.