O estado da arte das ischools na Web of Science: análise da produção científica com apontamentos bibliométricos

Autores

  • Leandro da Conceição Borges Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento, Belo Horizonte, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0222-3040
  • Mauricio Barcellos Almeida Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento, Belo Horizonte, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4711-270X

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v18.n1.2025.51624

Palavras-chave:

Ischools, Informação, Ciência da Informação, Web of Science

Resumo

Apresenta resultado de pesquisa realizada na base de dados Web of Science, com a tipologia artigo e a temática ischool, para verificar o estado da arte relacionadas ao tema. Em um universo de 162 artigos, separou-se 43 por abordar diretamente as ischools em seus textos ou a Library of Information Science, que são as precursoras do movimento. A pesquisa classificada quanto aos seus objetivos como descritiva e bibliográfica quanto aos seus procedimentos técnicos revelou que: os Estados Unidos é o país, quando unificado os resultados de autoria, que melhor representa o número de pesquisadores que trabalham a temática. No entanto, quando verificados de forma isolada, ou seja, de forma unitária, a China, com a Universidade de Wuhan é a instituição com o maior número de autorias sobre a temática. Os assuntos com maiores frequências foram: 1 - os dados, em especial a Ciência de dados associados ao currículo das ischools, 2 - as Humanidades digitais e 3 - o ensino em Arquivologia e as suas práticas. Como conclusões, constatou-se que, por ser uma temática emergente na área da informação, ou seja, com a sua efetivação em 2005, os estudos envolvendo as ischools ainda são incipientes, ainda que, é possível visualizar tendências apontadas pelos caminhos vislumbrados nos artigos elencados para verificar o seu estado da arte.

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Biografia do Autor

Leandro da Conceição Borges, Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento, Belo Horizonte, MG, Brasil

Doutorando em Ciência da Informação (2020) pelo Programa de Pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Ciência da Informação (2018) pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, um convênio entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBICT-UFRJ), Especialista em Informação Científica e Tecnológica em Saúde (2015) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Bacharel em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (2014) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui Licenciatura Plena em Pedagogia (2013) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FEBF). Atualmente é bibliotecário-documentalista da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Mauricio Barcellos Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento, Belo Horizonte, MG, Brasil

Pesquisador da Informação; Doutor em Ciência da Informação (UFMG) com prêmio melhor tese 2007 pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB); Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPQ); pós-doutorado pela State University of New York (SUNY); pós-doutorado pela Faculdade de Medicina (UFMG). Atualmente é Professor Titular da UFMG, Programa de Pós Graduação em Gestão Organização do Conhecimento, onde mantém pesquisas em Informação em saúde, indústria e governo para Representação do Conhecimento. Os principais interesses de pesquisa são ontologia aplicada, vocabulários biomédicos, industriais e legais, sistemas de informação, modelos organizacionais e organização do conhecimento corporativo. Além da atuação acadêmica, tem servido a sociedade como consultor em instituições públicas, em projetos de utilidade pública, por exemplo, na Fundação Hemominas, no Hospital da Clinicas de Belo Horizonte, na Aneel, dentre outros.

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Publicado

2025-03-20

Como Citar

Borges, L. da C., & Almeida, M. B. (2025). O estado da arte das ischools na Web of Science: análise da produção científica com apontamentos bibliométricos. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 18(1), 108–130. https://doi.org/10.26512/rici.v18.n1.2025.51624

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