EPISTEMOLOGIAS CIENTÍFICAS DO SÉCULO XX
ANÁLISE A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE ALUNOS DE CURSOS DE CIÊNCIAS
Resumo
Neste artigo, apresentamos e discutimos quatro epistemólogos científicos do Século XX – Popper, Kuhn, Lakatos e Laudan – a propósito de suas perspectivas sobre a demarcação e o progresso científicos. Disso, formulamos oito enunciados que julgamos característicos dessas perspectivas, submetendo-os à avaliação (de concordância ou discordância) a 68 alunos ingressantes (22 do ensino médio, e de cursos ciências nos níveis técnico, 22 alunos, e superior, 24 alunos). Os resultados demonstram que os alunos investigados reproduzem visões compatíveis com os pensamentos dos epistemólogos dos principais epistemólogos científicos do Século XX, particularmente com relação à crença em uma teoria a partir da possibilidade de falseá-la; na existência de paradigmas únicos, bem como de sua sucessão por rupturas drásticas; em que a ciência se demarca por suas bases empíricas e que pela competição ela progride; em que a ciência se legitima pela resolução de problemas.
Downloads
Referências
CHALMERS, A. F. O Que é Essa Coisa Chamada Ciência, Afinal? São Paulo: Ed. Brasiliense, 1993.
FERREIRA, M.; SILVA, A. L. S.; VERDEAUX, M. F. S. Progresso e não determinismo científicos, a partir de conceitos-chave da epistemologia de thomas kuhn. Conjectura: Filosofia e Educação, v. 23, n. 2,p. 244–266, 2018.
KUHN, T. A. A estrutura das revoluções cientificas. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001.
LAKATOS, I. La metodologia de los programas de investigacíon cientifica. Madrid: Alianza Universidad, 1982.
LAUDAN, L. El progreso y sus problemas. Hacia una teoria del crecimiento cientifico. Madrid:Encuentro Ediciones, 1986.
MAGEE, B. As ideias de Popper. São Paulo: Editora Cultrix, 1974.
MOREIRA, M. A.; MASSONI, N. T. Epistemologias do século XX. São Paulo: Editora E.P.U, 2011.
PESA, M. A.; OSTERMANN, F. La ciência como actividad de resolución de problemas: la epistemologiade larry laudan y algunos aportos para las investigaciones educativa en ciências.Cad. Bras. Ens. Fís.,v. 19, n. 2002, p. 84–99, 2002.
POPPER, K. Lógica da investigação científica. São Paulo: Abril Cultural, 1975.
SACRISTÁN, J. G.; GÓMES, A. I. P. Compreender e transformar o ensino. 4a. ed. Porto Alegre: Artmed,1998.
SILVEIRA, F. L. A metodologia dos programas de pesquisa: a epistemologia de imre lakatos. Cad. Cat.Ens. Fis., v. 13, n. 3, p. 219–230, 1996.
Copyright (c) 2018 Revista do Professor de Física

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).