A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE INÉRCIA EM UMA COMUNIDADE INVESTIGATIVA
UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v2i3.19950Palavras-chave:
Ensino de Física. Sequência didática. Aprendizagem significativa. Inércia.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma sequência didática produzida para fornecer um aporte teórico e histórico para o professor que ensina inércia aos estudantes da primeira série do Ensino Médio. A incorporação conceitual ocorrida deve marcar os indivíduos de forma significativa e, para tal, buscou-se o entrelaçamento da teoria da aprendizagem de Ausubel com a metodologia das comunidades investigativas propostas por Lipman. Trabalhar com tirinhas e histórias em quadrinhos é uma forma de ambientar o estudante ao conceito, conforme proposto por Ausubel, uma vez que, ao visualizar a imagem proposta, o indivíduo resgata lembranças de suas vivências que se assemelham à situação apresentada. As avaliações da sequência didática apontaram um aprimoramento conceitual em relação aos indicadores iniciais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).