EPISTEMOLOGIAS CIENTÍFICAS DO SÉCULO XX
ANÁLISE A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE ALUNOS DE CURSOS DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v2i3.19645Palavras-chave:
Epistemólogos da Ciência. Epistemologia Científica. Demarcação da Ciência. Progresso da Ciência. Ensino.Resumo
Neste artigo, apresentamos e discutimos quatro epistemólogos científicos do Século XX ”“ Popper, Kuhn, Lakatos e Laudan ”“ a propósito de suas perspectivas sobre a demarcação e o progresso científicos. Disso, formulamos oito enunciados que julgamos característicos dessas perspectivas, submetendo-os à avaliação (de concordância ou discordância) a 68 alunos ingressantes (22 do ensino médio, e de cursos ciências nos níveis técnico, 22 alunos, e superior, 24 alunos). Os resultados demonstram que os alunos investigados reproduzem visões compatíveis com os pensamentos dos epistemólogos dos principais epistemólogos científicos do Século XX, particularmente com relação à crença em uma teoria a partir da possibilidade de falseá-la; na existência de paradigmas únicos, bem como de sua sucessão por rupturas drásticas; em que a ciência se demarca por suas bases empíricas e que pela competição ela progride; em que a ciência se legitima pela resolução de problemas.
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