A Termodinâmica nos Veículos Automotores

o ensino de física voltado para a busca de soluções sustentáveis

Autores

  • Francisca Vânia Universidade de Brasília
  • Giovanni Ribeiro Universidade de Brasília
  • Kitéria Karoline Universidade de Brasília
  • Wellington Sampaio Universidade de Brasília
  • Marcello Ferreira Universidade de Brasília
  • Olavo Leopoldino da Silva Filho Universidade de Brasília http://orcid.org/0000-0001-8078-3065

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3i1.23212

Palavras-chave:

Termodinâmica. ECTS. Sequência didática. Ensino de Física.

Resumo

Orientados pelas pesquisas de Paulo Freire e ECTS - Estudos em Ciência-Tecnologia-Sociedade, este estudo tem como objetivo sugerir estratégias alternativas para o ensino de Termodinâmica no Ensino Médio, visto a crescente dificuldade dos professores em traçar novas metodologias que atendam às inovações tecnológicas tão inerentes ao cotidiano dos alunos, assim como propiciar uma aprendizagem crítica, coerente com o saber científico. Por meio de uma sequência didática, espera-se que o professor tenha métodos suficientes para otimizar a sua prática e motivar seus alunos em busca de uma alfabetização científica de qualidade. A sequência didática proposta proporcionou ao professor maior flexibilidade em suas ações durante o processo de ensino/aprendizagem, assim como foi capaz de evidenciar ao aluno a importância do saber científico para a compreensão da realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Olavo Leopoldino da Silva Filho, Universidade de Brasília

imagem2.jpg INSTITUTO DE FÍSICA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.

  • Formação: Dr. em Física, Mestre em Física, Mestre em Filosofia, Bacharel em Física, Matemática, Ciências da Computação e Filosofia.
  • Interesses: História da Física, Filosofia da Física, Ensino de física, Fundamentos de Mecânica Quântica.
  • Atuação Profissional: Professor Associado do Instituto de Física da Universidade de Brasília - UnB
  • Membro efetivo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Pólo 01
  • Coordenador de Licenciatura em Física - Instituto de Física, Universidade de Brasília - Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Referências

CARSON, R. Primavera Silenciosa. São Paulo: Gaia, 2010

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FURIÓ, C.; VILVHES, A.; GUISASOLA, J.; ROMO, V. Finalidades de La Enseñanza de Lãs Ciências em La Secundaria Obligatoria. Enseñanza de lãs ciências, v. 19, n. 3, p. 365-376, 2010. Disponível em: http://core.ac.uk/download/pdf/38990675.pdf. Acesso em: 19 set. 2018.

LINSINGER, I V.L. Perspectiva educacional CTS: aspectos de um campo em consolidação na América Latina. Ciência & Ensino, v. 1, n. 1, nov., 2007.

MAZUR, E. Peer instruction: A user’s manual. New Jersey: Prentice Hall, 1997.

RAMOS, D. A aprendizagem colaborativa e a educação problematizadora para um enfoque globalizador. Cadernos da Pedagogia. São Carlos, v. 6, n. 12, 2013. Disponível em: http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/viewFile/506/207. Acesso em: 19 set. 2018.

SANTOS, W. L. P., MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência ”“ Tecnologia ”“ Sociedade) no contexto da educação brasileira. ENSAIO - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, dez., 2002.

TISZA, L. Generalized Thermodynamics. Cambridge: The MIT Press, 1966.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Trad. Ernani F. Da F. Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Downloads

Publicado

2019-04-08

Como Citar

VÂNIA, F.; RIBEIRO, G.; KAROLINE, K.; SAMPAIO, W.; FERREIRA, M.; SILVA FILHO, O. L. da. A Termodinâmica nos Veículos Automotores: o ensino de física voltado para a busca de soluções sustentáveis. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 85–120, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3i1.23212. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/23212. Acesso em: 9 dez. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>