Ensino de Física: possibilidades e perspectivas associadas ao uso de tecnologias digitais e experimentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v6i2.44949

Palavras-chave:

Ensino de física. Tecnologia. Experimentação.

Resumo

Neste dossiê da Revista do Professor de Física, intitulado Ensino de Física: possibilidades e perspectivas associadas ao uso de tecnologias digitais e experimentação, um conjunto de autores discute a importância de se ensinar Física a partir de metodologias que fazem uso de variados tipos de tecnologias e da experimentação. Os textos publicados neste dossiê refletem ações de pesquisa nos campos conceitual, experimental, epistemológico e metodológico do ensino de Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olavo Leopoldino da Silva Filho, Universidade de Brasília

imagem2.jpg INSTITUTO DE FÃSICA, UNIVERSIDADE DE BRASÃLIA.

  • Formação: Dr. em Física, Mestre em Física, Mestre em Filosofia, Bacharel em Física, Matemática, Ciências da Computação e Filosofia.
  • Interesses: História da Física, Filosofia da Física, Ensino de física, Fundamentos de Mecânica Quântica.
  • Atuação Profissional: Professor Associado do Instituto de Física da Universidade de Brasília - UnB
  • Membro efetivo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Pólo 01
  • Coordenador de Licenciatura em Física - Instituto de Física, Universidade de Brasília - Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Referências

ARAÚJO, J. D. O. O Software Modellus como ferramenta potencialmente significativa no ensino da cinemática. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Natal Central, Natal, 2015.

ARAÚJO, M. S. T., ABIB, M. L. V. S. Atividades Experimentais no Ensino de Física: Diferentes Enfoques, Diferentes Finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 2, 2003.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Parte III: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, DF: Ministério da Educação e Cultura, 2000.

DINIZ, S. N. F. O uso das novas tecnologias em sala de aula. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.

FERREIRA, M; SILVA FILHO, O. L.; MOREIRA, M. A.; FRANZ, G. B.; PORTUGAL, K. O.; NOGUEIRA, D. X. P. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa sobre óptica geométrica apoiada por vídeos, aplicativos e jogos para smartphones. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, p. 1-13, 2020.

FERREIRA, M.; COUTO, R. V. L.; SILVA FILHO, O. L.; PAULUCCI, L.; MONEIRO, F. F. Ensino de astronomia: uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.43, p. 1-13, 2021.

FERREIRA, M.; SILVA FILHO, O. L. Ensino de Física: fundamentos, pesquisas e novas tendências. Revista Plurais, v. 6, n.2, p. 9-19, 2021.

FERREIRA, M.; PORTUGAL, K. O.; OLIVEIRA, A. A.; DUARTE, I. S. R.; SILVA FILHO, O. L.; FERREIRA, D. M. G.; MILL, D. Jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais na formação inicial do professor de Física: reflexões a partir da experiência em uma disciplina de Metodologia do ensino. Revista de Enseãnza de la Física, v. 34, n. 1, p. 129-150, 2022a.

FERREIRA, M.; NOGUEIRA, D. X. P. .; SILVA FILHO, O. L.; COSTA, M. R. M.; SOARES NETO, J. J. A WebQuest como proposta de avaliação digital no contexto da aprendizagem significativa crítica em ciências para o ensino médio. Pesquisa e Debate em Educação, v. 12, n. 1, p. 1-32, 2022b.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

GODINHO, G. M. O uso de tecnologias no ensino de física. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) - Universidade de Uberaba (Uniube), Santa Maria do Suaçuí, 2021.

LACERDA, C. C. Problemas de aprendizagem no contexto escolar: dúvidas ou desafios? Disponível em: http://www.psicopedagogia.com.br/index.php/941-problemasde-aprendizagem-no-contexto-escolar-duvidas-ou-desafios. Acesso em: 08 set. 2022.

MEDEIROS, A. P. A.; ARAÚJO, S. K. O Uso de Ferramentas Tecnológicas na Sala de Aula. In: Encontro Estadual de Geografia, 2013, Natal. Disponível em: https://cchla.ufrn.br/ppge/index.php/extensão. Acesso em: 08 Set. 2022.

MOREIRA, M. A.; MASINI, E. A. F. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

NASCIMENTO, T. L. Repensando o ensino da física no ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), 2010.

OLIVEIRA, J. M. M.; FERREIRA, M.; MILL, D. Tecnologias no Ensino de Física: um Estudo sobre Concepções e Perspectivas de Professores do Ensino Médio. Inclusão Social, v. 10, n. 1, p. 147-161, 2016.

REIS, E. M., SILVA, O. H. M. Atividades experimentais: uma estratégia para o ensino da física. Cadernos Intersaberes, v. 1, n. 2, p. 38-56, 2013.

SERAFIM, M. C. A falácia da dicotomia teoria-prática. Revista Espaço Acadêmico, v. 1, n. 7, 2001.

SILVA, A. M. Uso do computador no processo de ensino e aprendizagem: Norteadores teórico-metodológicos da prática de professores dos anos iniciais da rede municipal de São José do Rio Preto. Dissertação de Mestrado (Educação) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente-SP, 2011.

SILVA, M. N. M.; FILHO, J. B.R. O papel atual da experimentação no ensino de física. XI Salão de Iniciação Científica PUCRS, 2010.

SILVA FILHO, O. L; FERREIRA, M. Teorias da aprendizagem e da educação como referenciais em práticas de ensino: Ausubel e Lipman. Revista do Professor de Física, v. 2, n. 2, p. 104-125, 2018.

SILVA FILHO, O. L.; FERREIRA, M.; POLITO, A. M. M.; COELHO, A. L. M. de B. Normatividade e descritividade em referenciais teóricos na área de ensino de Física. Pesquisa e Debate em Educação, v. 11, n. 1, p. 133, 2021.

UNESCO. TIC na educação do Brasil. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/communication-and-information/accesstoknowledge/ict-in-education/. Acesso em: 08 set. 2022.

VEIT, E. A; TEODORO, V. D. Modelagem no ensino/aprendizagem de física e os novos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 24, n. 2, p. 87-96, 2002.

VILAÇA, G. M. Revisão Bibliográfica: A Experimentação no Ensino de Física. Relatório do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Licenciatura em Física). Universidade de São João del Rei, Minas Gerais, 2012.

Downloads

Publicado

2022-09-14

Como Citar

DOS SANTOS, Antonio Marques; FERREIRA, Marcello; SILVA FILHO, Olavo Leopoldino da; DA SILVA VERDEAUX, Maria de Fátima; LESSA DO COUTO, Roberto Vinícios. Ensino de Física: possibilidades e perspectivas associadas ao uso de tecnologias digitais e experimentação. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 1–9, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v6i2.44949. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/44949. Acesso em: 21 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>