ENSINANDO FÍSICA ATÔMICA PARA UMA TURMA DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
PRECURSORES GREGOS E MODERNOS DO ATOMISMO CONTEMPORÂNEO
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v2i3.19923Palavras-chave:
Ensino de física atômica. Aprendizagem Significativa. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa.Resumo
Este trabalho aborda tópicos relacionados ao ensino de física atômica para alunos do ensino médio, considerando que o conhecimento da estrutura da matéria é de fundamental importância para o estudo da ciência. O objetivo geral é promover a aquisição de novos conceitos relacionados à estrutura da matéria por meio de uma sequência didática na forma de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). As atividades propostas foram norteadas pela teoria de aprendizagem significativa de Ausubel e seus colaboradores Novak e Moreira. As análises dos resultados obtidos, após a aplicação da sequência didática e suas sondagens, apresentaram indicações de aprendizagem significativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).