FUNDAMENTOS, PESQUISAS, CONTEMPORANEIDADES E TENDÊNCIAS NO ENSINO DE FÍSICA NO BRASIL

Autores

  • Marcello Ferreira Instituto de Física, Universidade de Brasília, UnB, Brasília, DF, Brasil
  • Vanessa Carvalho de Andrade Instituto de Física, Universidade de Brasília, UnB, Brasília, DF, Brasil
  • Olavo Leopoldino da Silva Filho Universidade de Brasília https://orcid.org/0000-0001-8078-3065
  • Iramaia Jorge Cabral de Paulo Instituto de Física, Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Cuiabá, MT, Brasil
  • Marco Antonio Moreira Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, RS Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45957

Palavras-chave:

Encontros Integrados em Física e seu Ensino 2022. Ensino de Física. Física. Pesquisa. Tendências.

Resumo

Em caráter descritivo e aplicado, o presente número da Revista do Professor de Física contém contribuições apresentadas nos Encontros Integrados em Física e seu Ensino 2022 (EIFE 2022), que tiveram lugar na Universidade de Brasília (UnB) entre os dias 12 a 16 de dezembro deste ano: II Encontro Nacional do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (En-MNPEF), VIII Escola Brasileira de Ensino de Física (EBEF) e XI Escola de Física Roberto A. Salmeron (EFRAS). Os temas, os referenciais e as metodologias são bastante diversas, transversalizando abordagens em conteúdos científicos e sua didática; incursões epistemológicas; relações psicológicas da aprendizagem; materiais e tecnologias digitais aplicadas ao ensino; metodologias ativas; experimentação e investigação; resolução de problemas e conceitualização; currículo; avaliação; abordagens ciência-tecnologia-sociedade; alfabetização, letramento e divulgação científica; ensino em espaços não formais; tendências e inovações etc. Também tiveram ênfase descrições decorrentes de aplicações educacionais, abrangendo: sequências didáticas; materiais instrucionais; soluções computacionais e outras tecnologias digitais; roteiros experimentais etc. As contribuições deram-se em fundamentos, pesquisas, contemporaneidades e tendências no ensino de física no Brasil, passando por temas clássicos e de fronteira e por abordagens que recuperam discussões sociais, políticas, organizacionais, de diversidade e inclusão. Uma característica que se pode haurir do conjunto de textos é a renovada tentativa translacional de aproximar abordagens acadêmicas voltadas para o ensino da Física à concretude da atuação na Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Olavo Leopoldino da Silva Filho, Universidade de Brasília

INSTITUTO DE FÍSICA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.

  • Formação: Dr. em Física, Mestre em Física, Mestre em Filosofia, Bacharel em Física, Matemática, Ciências da Computação e Filosofia.
  • Interesses: História da Física, Filosofia da Física, Ensino de física, Fundamentos de Mecânica Quântica.
  • Atuação Profissional: Professor Associado do Instituto de Física da Universidade de Brasília - UnB
  • Membro efetivo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Polo 01
  • Diretor do Instituto de Física da Universidade de Brasília

Referências

FERREIRA, M.; SILVA FILHO, O. L. Ensino de física: fundamentos, pesquisas e novas tendências. Plurais Revista Multidisciplinar, v. 6, n. 2, p. 9-19, 2021. 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12199.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

FERREIRA, M. .; CARVALHO DE ANDRADE, V. .; SILVA FILHO, O. L. da; JORGE CABRAL DE PAULO, I.; MOREIRA, M. A. FUNDAMENTOS, PESQUISAS, CONTEMPORANEIDADES E TENDÊNCIAS NO ENSINO DE FÍSICA NO BRASIL. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. A1-A4, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45957. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45957. Acesso em: 11 dez. 2023.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>