FUNDAMENTOS, PESQUISAS, CONTEMPORANEIDADES E TENDÊNCIAS NO ENSINO DE FÍSICA NO BRASIL

Autores

  • Marcello Ferreira Instituto de Física, Universidade de Brasília, UnB, Brasília, DF, Brasil
  • Vanessa Carvalho de Andrade Instituto de Física, Universidade de Brasília, UnB, Brasília, DF, Brasil
  • Olavo Leopoldino da Silva Filho Universidade de Brasília https://orcid.org/0000-0001-8078-3065
  • Iramaia Jorge Cabral de Paulo Instituto de Física, Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Cuiabá, MT, Brasil
  • Marco Antonio Moreira Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, RS Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45957

Palavras-chave:

Encontros Integrados em Física e seu Ensino 2022. Ensino de Física. Física. Pesquisa. Tendências.

Resumo

Em caráter descritivo e aplicado, o presente número da Revista do Professor de Física contém contribuições apresentadas nos Encontros Integrados em Física e seu Ensino 2022 (EIFE 2022), que tiveram lugar na Universidade de Brasília (UnB) entre os dias 12 a 16 de dezembro deste ano: II Encontro Nacional do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (En-MNPEF), VIII Escola Brasileira de Ensino de Física (EBEF) e XI Escola de Física Roberto A. Salmeron (EFRAS). Os temas, os referenciais e as metodologias são bastante diversas, transversalizando abordagens em conteúdos científicos e sua didática; incursões epistemológicas; relações psicológicas da aprendizagem; materiais e tecnologias digitais aplicadas ao ensino; metodologias ativas; experimentação e investigação; resolução de problemas e conceitualização; currículo; avaliação; abordagens ciência-tecnologia-sociedade; alfabetização, letramento e divulgação científica; ensino em espaços não formais; tendências e inovações etc. Também tiveram ênfase descrições decorrentes de aplicações educacionais, abrangendo: sequências didáticas; materiais instrucionais; soluções computacionais e outras tecnologias digitais; roteiros experimentais etc. As contribuições deram-se em fundamentos, pesquisas, contemporaneidades e tendências no ensino de física no Brasil, passando por temas clássicos e de fronteira e por abordagens que recuperam discussões sociais, políticas, organizacionais, de diversidade e inclusão. Uma característica que se pode haurir do conjunto de textos é a renovada tentativa translacional de aproximar abordagens acadêmicas voltadas para o ensino da Física à concretude da atuação na Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olavo Leopoldino da Silva Filho, Universidade de Brasília

INSTITUTO DE FÍSICA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.

  • Formação: Dr. em Física, Mestre em Física, Mestre em Filosofia, Bacharel em Física, Matemática, Ciências da Computação e Filosofia.
  • Interesses: História da Física, Filosofia da Física, Ensino de física, Fundamentos de Mecânica Quântica.
  • Atuação Profissional: Professor Associado do Instituto de Física da Universidade de Brasília - UnB
  • Membro efetivo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Polo 01
  • Diretor do Instituto de Física da Universidade de Brasília

Referências

FERREIRA, M.; SILVA FILHO, O. L. Ensino de física: fundamentos, pesquisas e novas tendências. Plurais Revista Multidisciplinar, v. 6, n. 2, p. 9-19, 2021. 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12199.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

FERREIRA, Marcello; CARVALHO DE ANDRADE, Vanessa; SILVA FILHO, Olavo Leopoldino da; JORGE CABRAL DE PAULO, Iramaia; MOREIRA, Marco Antonio. FUNDAMENTOS, PESQUISAS, CONTEMPORANEIDADES E TENDÊNCIAS NO ENSINO DE FÍSICA NO BRASIL. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. A1-A4, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45957. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45957. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>