CALORIMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

POTENCIALIDADES DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA

Autores

  • Marcello Ferreira, Dr Universidade de Brasília
  • Olavo Leopoldino da Silva Filho Universidade de Brasília http://orcid.org/0000-0001-8078-3065
  • Daniel Sampaio Nunes Universidade de Brasília
  • Evaldo Vieira Faria Júnior Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v2i3.19686

Palavras-chave:

Investigação. SEI. Educação Científica. Calorimetria. Ensino de Física.

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta didática para o ensino da calorimetria no Ensino Fundamental, baseada nas potencialidades de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI). De acordo pressupostos teóricos de Piaget (1977; 1978) e Vygotsky (1984), e conforme os encaminhamentos de Carvalho (2012), a presente proposta se justifica pela necessidade de mudança de contexto de ensino de física, em que os conceitos, as fórmulas e as Leis, comumente transmitidos e replicados, dão lugar a um ambiente investigativo de construção dos conhecimentos científicos de caráter coletivo, socializado e problematizado. Identificamos que o ensino por investigação, tal como o desenvolvido nesta proposta, se apresenta como uma metodologia eficaz para a promoção de uma cultura científica e, consequentemente, da alfabetização científica, mobilizando conhecimentos, atitudes e valores importantes para a aprendizagem em Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olavo Leopoldino da Silva Filho, Universidade de Brasília

imagem2.jpg INSTITUTO DE FÍSICA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.

  • Formação: Dr. em Física, Mestre em Física, Mestre em Filosofia, Bacharel em Física, Matemática, Ciências da Computação e Filosofia.
  • Interesses: História da Física, Filosofia da Física, Ensino de física, Fundamentos de Mecânica Quântica.
  • Atuação Profissional: Professor Associado do Instituto de Física da Universidade de Brasília - UnB
  • Membro efetivo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Pólo 01
  • Coordenador de Licenciatura em Física - Instituto de Física, Universidade de Brasília - Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Downloads

Publicado

2018-11-28

Como Citar

FERREIRA, Marcello; SILVA FILHO, Olavo Leopoldino da; NUNES, Daniel Sampaio; FARIA JÚNIOR, Evaldo Vieira. CALORIMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: POTENCIALIDADES DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 31–42, 2018. DOI: 10.26512/rpf.v2i3.19686. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/19686. Acesso em: 21 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>