Pesquisa de estudo de caso como metodologia de educação popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/insurgncia.v2i2.19372

Palavras-chave:

Educação popular. Estudo de caso. Educação jurídica.

Resumo

Neste artigo aborda-se a pesquisa de estudo de caso como metodologia de educação popular para a educação jurídica na universidade. O estudo de caso (YIN, 2009), de uma maneira geral - inclusive na área do Direito (FALCÃO, 1977) - não se comunica satisfatoriamente com as propostas de educação popular (FREIRE, 1977). Relata-se a experiência de um grupo de assessoria jurídica popular universitária que desenvolve estudos de caso em atividades de ensino, pesquisa e extensão com referência na educação popular crítica e transformadora, desde 2012, no Rio de Janeiro. As conclusões foram que estas ferramentas podem ser utilizadas conjuntamente para o desenvolvimento da consciência crítica e de ações transformadoras com movimentos sociais.

Biografia do Autor

Luiz Otávio Ribas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor da Faculdade de Direito da UFRJ, doutor pela UERJ, secretário nacional do IPDMS

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Publicado

20.11.2018

Como Citar

RIBAS, Luiz Otávio. Pesquisa de estudo de caso como metodologia de educação popular. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais, Brasília, v. 2, n. 2, p. 271–290, 2018. DOI: 10.26512/insurgncia.v2i2.19372. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/19372. Acesso em: 26 abr. 2024.

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