Coisa Sonora em Cena
conceito, funções e potencialidades
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v1i02.34111Palavras-chave:
Conceito, Coisa sonora, Agência material, Udigrudi, TeatroResumo
Este artigo se propõe a apresentar o conceito de Coisa Sonora e suas potencialidades para as artes da cena, apontando seus fundamentos, trajetória de concepção, utilização e algumas possibilidades de aplicação, tendo como referência os espetáculos O Cano (1998) e Ovo (2003), criados e apresentados pelo grupo de circo teatro Udigrudi. Além de acentuar os componentes usados para ativar o conceito de coisa sonora - coisa, agência material, linha e malha - concebidos no campo das epistemologias ecológicas, o artigo apresenta a narrativa do processo de criação de uma coisa sonora específica - O Rex -, explicitando com singularidades as abstrações inerentes à construção conceitual.
Downloads
Referências
CAMARGO, Roberto Gill. Som em Cena. São Paulo: TCM, 2001.
DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Felix, O que é filosofia. Trad. Bento Prado jr. e Alberto Alonso Muñoz. Editora 34, São Paulo. 2010.
DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Felix. Mil platôs - capitalismo e esquizofrenia vol 1. Trad. Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Editora 34. São Paulo. 1995a.
DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Felix. Mil platôs - capitalismo e esquizofrenia vol 2. Trad. Ana Lucia de Oliveira e Lucia Claudia Leão. Editora 34. São Paulo. 1995b.
FLECK, Ludwik. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Trad. Georg Otte e Mariana Camilo de Oliveira. Belo Horizonte. Fabrefactum. 2010.
FREGTMAN, Carlos D., O Tao da Música. Trad. Priscilla Barrak Ermel. São Paulo/SP. Editora Pensamento Ltda. 1986.
INGOLD, Tim. Estar vivo: ensaio sobre movimento, conhecimento e descrição. Trad. Fábio Creder. Petrópolis/RJ: Ed. Vozes. 2015
INGOLD, Tim. Trazendo As Coisas De Volta À Vida: Emaranhados Criativos Num Mundo De Materiais. Revista Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 18, n. 37, pp. 25-44, jan./jun. 2012.
KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. Trad. Beatriz Vianna Boieira e Nélson Boieira. Ed 1, São Paulo: Perspectiva, 2017
LATOUR, Bruno. Reagregando o social. Bauru, SP: EDUSC/ Salvador, BA: EDUFBA. 2012
MAIA, Carlo Alvarez. Agência material recíproca: uma ecologia para os estudos de ciência. Revista História, Ciências e Saúde. Manguinhos/ Rio de Janeiro, v.24, n. 2, abr-jun, pp. 447-464. 2017.
O Cano (tube) Udigrudi circo teatro. YouTube, 29/12/2012 (a). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1Uq0RGpgiK8&t=2471s . Acesso em 09/06/2019.
Ovo - Udigrudi circi teatro. YouTube, 29/12/2012 (b). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JWA6vID9LTw&t=1495s . Acesso em 09/06/2019.
PORTO, Luciano. O Grude. VIS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes. Brasília/DF, v.5, n.2, pp. 124-128, 2006.
SCHAFFER, R. Murray. A afinação do mundo. Trad. Marisa Trench Fonterrada. Ed. UNESP, São Paulo. 2001.
SCHAFFER, R. Murray. O ouvido Pensante. Trad. Marisa Trench Fonterraba, Magda R. Gomes da Silva, Maria Lúcia Pascoal. Ed UNESP, São Paulo. 2011.
STEIL, Carlos Alberto e CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Epistemologias Ecológicas: delimitando um conceito. Revista Mana, v. 1, n. 20, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132014000100006. Acessado em 07/12/2017 Ã s 17h
SYKES, Leo. Construindo uma dramaturgia sensorial. VIS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes. Brasília/DF, v.5, n.2, pp. 133-138, 2006.
VILLAR, Fernando Pinheiro. Udigrudi: seis apontamentos curtos sobre vinte e cinco anos insistencialistas. VIS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes. Brasília/DF, v.5, n.2, pp. 122-124, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2020 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Recomendamos que todos os autores consultem as diretrizes do Comittee on Publication Ethics(COPE) antes de submeterem textos à avaliação:
- COPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers
http://publicationethics.org/files/Ethical_guidelines_for_peer_reviewers_0.pdf
- Guidelines on Good Publication Practice
http://publicationethics.org/files/u7141/1999pdf13.pdf
- How to handle authorship disputes: a guide for new researchers
http://publicationethics.org/files/2003pdf12_0.pdf
Detecção de plágio
https://www.ithenticate.com/
https://copyspider.com.br/
http://www.plagium.com/
http://www.plagiarismcombat.com/
http://plagiarisma.net/pt/
http://www.duplichecker.com/
http://www.plagiarismchecker.com/help-teachers.php
http://www.plagscan.com/plagiarism-check/
http://plagiarismdetector.net/
Para maiores informações, verifique o Estatuto da Revista Voz e Cena.