Diários de viagem
A Menina Boba
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v1i01.31121Palavras-chave:
Música-teatro, a menina boba, pesquisa vocal, vozes nômadesResumo
O presente texto tem como objetivo compartilhar com as leitoras um relato de processo do espetáculo A Menina Boba (2010), entrecruzando arte, vida e produção intelectual na trajetória da artista da cena. Baseando-se nos materiais produzidos ao longo de uma década de pesquisa e circulação do trabalho, a autora traça os principais temas da pesquisa vocal, sonora e cênica, discutindo a voz do ponto de vista da experiência estética e poética em um espetáculo de música-teatro. Autoras como Margareth Rago, Rosi Braidotti e Paul Zumthor são evocadas para, a luz de seus conceitos, auxiliar na compreensão deste percurso de arte e vida.
Downloads
Referências
BISCARO, Barbara. Vozes Nômades: escutas e escritas da voz em performance. Florianópolis: Tese de Doutorado defendida junto ao PPGT/UDESC, 2015.
BRAIDOTTI, Rosi. Nomadic Subjects: embodiment and sexual difference in contemporary feminist theory. New York: Columbia University Press, 1994.
DESI, Eric; SALZMAN, Thomas. The new music theater: seeing the voice, hearing the body. New York: Oxford University Press, 2008.
ALVARENGA, Oneyda; ANDRADE, Mário. Cartas. São Paulo: Duas cidades, 1983.
RAGO, Luzia Margareth. A aventura de contar-se: feminismos, escrita de si e invenção da subjetividade. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2013.
ZUMTHOR, Paul. La presenza della voce: introduzione alla poesia orale. Tradução: Costanzo di Girolamo. Bologna: Il Mulino, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.