Diários de viagem

A Menina Boba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v1i01.31121

Palavras-chave:

Música-teatro, a menina boba, pesquisa vocal, vozes nômades

Resumo

O presente texto tem como objetivo compartilhar com as leitoras um relato de processo do espetáculo A Menina Boba (2010), entrecruzando arte, vida e produção intelectual na trajetória da artista da cena. Baseando-se nos materiais produzidos ao longo de uma década de pesquisa e circulação do trabalho, a autora traça os principais temas da pesquisa vocal, sonora e cênica, discutindo a voz do ponto de vista da experiência estética e poética em um espetáculo de música-teatro. Autoras como Margareth Rago, Rosi Braidotti e Paul Zumthor são evocadas para, a luz de seus conceitos, auxiliar na compreensão deste percurso de arte e vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara Biscaro, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Pesquisadora vocal, cantora e atriz, é doutora em Teatro pelo PPGT/UDESC. Atualmente trabalha como professora colaboradora na área de Voz na Licenciatura em Teatro da UDESC/Florianópolis. É uma das criadoras do projeto Vértice Brasil, ligado à rede internacional The Magdalena Project. Circula com oficinas de vocalidade e espetáculos pelo Brasil e em países como Equador, Chile, Bolívia, Itália, França, entre outros.

Referências

BISCARO, Barbara. Vozes Nômades: escutas e escritas da voz em performance. Florianópolis: Tese de Doutorado defendida junto ao PPGT/UDESC, 2015.

BRAIDOTTI, Rosi. Nomadic Subjects: embodiment and sexual difference in contemporary feminist theory. New York: Columbia University Press, 1994.

DESI, Eric; SALZMAN, Thomas. The new music theater: seeing the voice, hearing the body. New York: Oxford University Press, 2008.

ALVARENGA, Oneyda; ANDRADE, Mário. Cartas. São Paulo: Duas cidades, 1983.

RAGO, Luzia Margareth. A aventura de contar-se: feminismos, escrita de si e invenção da subjetividade. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2013.

ZUMTHOR, Paul. La presenza della voce: introduzione alla poesia orale. Tradução: Costanzo di Girolamo. Bologna: Il Mulino, 2001.

Downloads

Publicado

29-06-2020

Como Citar

Biscaro, B. (2020). Diários de viagem: A Menina Boba. Voz E Cena, 1(01), 194–214. https://doi.org/10.26512/vozcen.v1i01.31121

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.