Daqui do Cariri
a atuação polifônica na prática de encenadoras
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i02.45433Palavras-chave:
Atuação polifônica, Encenadoras, Processo de encenação, Prática pedagógica, Produção cênica do CaririResumo
Aborda-se no texto a discussão sobre a atuação polifônica na perspectiva da prática de encenadoras do Cariri, sul do Ceará, que exercem mais de uma função na composição cênica e veem o processo criativo como um lugar de ampliação dos saberes, exercendo com isso a função como mediadoras do fazer teatral, potencializando a formação de artistas para o desempenho da atuação polifônica. A pesquisa dialoga com a ideia de atuação polifônica defendida por Ernani Maletta (2016), que implica na busca por um fazer artístico que responda a própria imagem polifônica do teatro, em que o indivíduo, ao assumir o seu papel na criação, possa se apropriar dos demais discursos que compõe a materialidade cênica.
Downloads
Métricas
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. Coleção Leitura. 27. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.
MALETTA, Ernani. Atuação polifônica: princípios e práticas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016.
ROCHA, Fernando. O ritual do ator em grupo: Treinamento de Atores como Cultura Coletiva. Jundiaí, SP: Paco, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 Voz e Cena

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Recomendamos que todos os autores consultem as diretrizes do Comittee on Publication Ethics(COPE) antes de submeterem textos à avaliação:
- COPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers
http://publicationethics.org/files/Ethical_guidelines_for_peer_reviewers_0.pdf
- Guidelines on Good Publication Practice
http://publicationethics.org/files/u7141/1999pdf13.pdf
- How to handle authorship disputes: a guide for new researchers
http://publicationethics.org/files/2003pdf12_0.pdf
Detecção de plágio
https://www.ithenticate.com/
https://copyspider.com.br/
http://www.plagium.com/
http://www.plagiarismcombat.com/
http://plagiarisma.net/pt/
http://www.duplichecker.com/
http://www.plagiarismchecker.com/help-teachers.php
http://www.plagscan.com/plagiarism-check/
http://plagiarismdetector.net/
Para maiores informações, verifique o Estatuto da Revista Voz e Cena.