Manto Aberto
rituais sonoros de corpo e voz
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i01.42940Palavras-chave:
Corpo, Voz, Som, Ritual, MundiaçãoResumo
O presente trabalho corresponde a um relato de experiência enquanto intérprete-criadora no projeto musical MANTO, de Belém/PA, e aborda os espaços possíveis de sua mitopoética, e também do corpo, da voz e do som quando a música sai de uma obra fonográfica - um disco - e se expande nas possíveis nuances cênicas em uma apresentação ao vivo. Utilizam-se as ideias de mundiação e ritual para compreender a perspectiva sonora e performática das apresentações e em como as canções do disco homônimo delineiam este percurso, dividindo-o enquanto obra em dois estados distintos.
Downloads
Referências
COSTA, Grasielle Aires da. O Conceito de Ritual em Richard Schechner e Victor Turner: Análises e Comparações. Revista Aspas, São Paulo, Universidade de São Paulo, v. 3, n. 1, p. 49-60, 2013. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/aspas/article/view/68385. Acesso em: 15 mar 2022.
CRUZ, Érico Nascimento da. Revelações da performance da vocalidade: a potência dos treinamentos integrados nos processos atorais.79 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes. São Paulo, 2021.
FONSECA, Roseany Karimme Silva. Era a Matinta? Aproximações entre uma personagem do teatro de rua e a mitopoética amazônica. Revista Sentidos da Cultura, Belém, Universidade do Estado do Pará, v. 7, nº 13, p. 57-69, julho, 2020.
GARRO, Renata Silva. A música como auxílio para o transe e o êxtase. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
GONÇALVES, Fernando do Nascimento. Performance: um fenômeno de arte-corpo-comunicação. Logos, Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 76-95, janeiro,2004.
NUNES, Roberson de Souza. Memória, ritual e performance: nos limites da (re)presentação. Anais ABRACE, v. 13, n. 1, 2012.
PEIRANO, Mariza. Temas ou Teorias? O estatudo das noções de ritual e de performance. Campos - Revista de Antropologia, Paraná, Universidade Federal do Paraná (UFPR), v. 7, n. 2, p. 9-16, junho, 2006.
PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos orixás. Companhia das Letras, 2020.
RIBEIRO, Diemerson da Silva; BELO, Geovane Silva. A cosmogonia amazônica na poética do imaginário de João de Jesus Paes Loureiro. Travessias - Revista de Educação, Cultura, Linguagem e Artes. Paraná, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, v. 14, nº 1, p. 43-59, janeiro, 2020.
SANTOS, Josiclei de Souza. Diálogos entre música e literatura na Amazônia: relatos de uma certa MPB. Letras Escreve, Amapá, Universidade Federal do Amapá/UNIFAP, v. 9, n. 2, p. 187-199, novembro, 2019.
SOUZA, Daniela Barreto de; SOUZA, Adílio Junior de. Itan: entre o mito e a lenda. Letras Escreve, Amapá, Universidade Federal do Amapá/UNIFAP v. 8, n. 3, p. 99-113, agosto, 2018.
ZUMTHOR, Paul. Performance, Recepção, Leitura. Tradução: Jerusa Pires Ferreira. 2ª ed. Cosac Naify, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2022 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.