Personas Plásticas
as Vozes da Maquiagem nas Artes Cênicas
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i02.44902Palavras-chave:
Linguagem, Maquiagem, Personas, (In)corporação, PrótesesResumo
Através da linguagem da maquiagem nas artes da cena, estudamos os seus desdobramentos com as novas tecnologias, o seu campo expandido, como a proliferação de personas plásticas, a relação de in(corporação) com o corpo animado e inanimado, a virtualidade e a sua voz polifônica. Analisamos as redes de criação que a circundam, as divergências e as convergências, em diferentes processos criativos, no cinema, teatro e vídeo performance. Além de observar o uso de próteses e sua reprodutibilidade. Em seguida, refletimos sobre os questionamentos, aqui encontrados, sobre a maquiagem e suas vozes através das artes da cena.
Downloads
Métricas
Referências
ALLOA, Emmanuel. Introdução - Entre a transparência e a opacidade: o que a imagem dá a pensar. In: ALLOA, Emmanuel (org.). Pensar a Imagem. Trad. Carla Rodrigues. São Paulo: Autêntica, 2017. pp. 7-22.
AGAMBEN, Giorgio. A ideia de linguagem, in A potência do pensamento - ensaios e conferências. Belo Horizonte e São Paulo: Autêntica, 2015.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica (p. 17). L&PM Editores. Edição do Kindle, 2018.
BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. São Paulo. Brasiliense,1984.
CARAMELLA, Elaine(org). Mídias, multiplicações e convergências. São Paulo: Senac, 2009
DESIDERI, Marcio R. Processos Criativos nas Artes Visuais: O Ponto de Vista de um Maquiartista.2021.235p (Mestrado em Artes Visuais) São Paulo: Unesp, 2021.
DESIDERI, Marcio R. Desterritórios nas artes virtuais: o campo híbrido do(a) maquiartista, em redes de criação compartilhadas. Rebento, São Paulo, no. 14, Jan-Jun 2021.
GROYS, Boris. Arte, Poder. tradução Virgínia Starling. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015
KATZ, Helena; GREINER, Christine. Por uma teoria do corpo mídia. In: GREINER, Christine (Org.). O corpo: pistas para estudos interdisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005
KATZ, Helena; GREINER, Christine. Corpo e processos de comunicação. Revista Fronteiras - Estudos midiáticos UNISINOS, Vol. III, n. 2, 2 dez. 2001. Disponível em: https://www.helenakatz.pro.br/midia/helenakatz71314110790.pdf. Acesso em: 15 fev. 2021.
MALETTA, Ernani. Entrevista Ernani Maletta: teatro, corpo e voz. Por: Henrique de Oliveira Lee. Polifonia. v.21 n.30, 2014. Disponível em: https://sistema.funarte.gov.br/tainacan/periodicos/entrevista-com-ernani-maletta-teatro-corpo-e-voz/
MAGALHAES, Mônica F. Maquiagem e pintura corporal: uma análise semiótica. 236p, (Doutorado em Estudos Linguísticos) Niterói: Universidade Federal Fluminense, Instituto de Letras, 2010.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem: (understanding media). São Paulo: Cultrix, 1964.
NANCY, Jean-Luc. Imagem, mímeses e méthexis. In: ALLOA, Emmanuel (org.). Pensar a Imagem. Trad. Carla Rodrigues. São Paulo: Autêntica, 2017. p. 55-72.
ORWELL, George. 1984. São Paulo : Companhia das letras. 2009
PAIELLA, Gabriella. The Agony and Ecstasy of Playing Ear Man in Crimes of the Future. 2022. Disponível em: https://www.gq.com/story/ear-man-crimes-of-the-future. Acesso: 23, ago. 2022.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. 3.ed. São Paulo: Perspectiva 2008.
RANCIÉRE, Jacques. As imagens querem realmente viver. In: ALLOA, Emmanuel (org.). Pensar a Imagem. Trad. Carla Rodrigues. São Paulo: Autêntica, 2017. pp. 55-72.
SALLES, Cecília. A. Redes de criação. São Paulo: Horizonte, 2006
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Estética e política, memória e esquecimento: novos desafios na era do Mal de Arquivo. 2009. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8636279. Acesso em: 29, ago. 2021
TANGCAY, Jazz.‘Crimes of the Future’: Ear Man Needed 36 Prosthetic Pieces. 2022 Disponivel em https://variety.com/2022/artisans/news/crimes-of-the-future-ear-man-36-prosthetic-pieces-1235285983/ - Acesso em: 25, ago. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 Voz e Cena

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Recomendamos que todos os autores consultem as diretrizes do Comittee on Publication Ethics(COPE) antes de submeterem textos à avaliação:
- COPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers
http://publicationethics.org/files/Ethical_guidelines_for_peer_reviewers_0.pdf
- Guidelines on Good Publication Practice
http://publicationethics.org/files/u7141/1999pdf13.pdf
- How to handle authorship disputes: a guide for new researchers
http://publicationethics.org/files/2003pdf12_0.pdf
Detecção de plágio
https://www.ithenticate.com/
https://copyspider.com.br/
http://www.plagium.com/
http://www.plagiarismcombat.com/
http://plagiarisma.net/pt/
http://www.duplichecker.com/
http://www.plagiarismchecker.com/help-teachers.php
http://www.plagscan.com/plagiarism-check/
http://plagiarismdetector.net/
Para maiores informações, verifique o Estatuto da Revista Voz e Cena.