Análise Semiótica das Músicas de Sala e de Cena no Auto da Compadecida de Ariano Suassuna no Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i02.51065Palavras-chave:
Dramaturgia, Música, Sonoridades, Signos, SemióticaResumo
Este estudo tem ênfase na análise da produção de sentido da cena teatral mediante signos sonoros, explorando reflexões semióticas em nosso pensamento. Na análise da montagem do Auto da Compadecida de Ariano Suassuna, encenado pela Sétima Turma de Artes Cênicas da UFGD/MS em 2017, busca-se entender se a música de sala e cena como Dramaturgia Sonora, estabelece relações com estudos culturais. Pela efemeridade teatral, a pesquisa é conduzida a partir do vídeo da peça e análise que examinou, por meio da semiótica, a contribuição das sonoridades para outras formas de dramaturgia. O estudo utilizou teorias de Peirce (2015), Santaella (2013), Maletta (2016), Lignelli (2020) e Tragtenberg (2008).
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