Análise Semiótica das Músicas de Sala e de Cena no Auto da Compadecida de Ariano Suassuna no Mato Grosso do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i02.51065

Palavras-chave:

Dramaturgia, Música, Sonoridades, Signos, Semiótica

Resumo

Este estudo tem ênfase na análise da produção de sentido da cena teatral mediante signos sonoros, explorando reflexões semióticas em nosso pensamento. Na análise da montagem do Auto da Compadecida de Ariano Suassuna, encenado pela Sétima Turma de Artes Cênicas da UFGD/MS em 2017, busca-se entender se a música de sala e cena como Dramaturgia Sonora, estabelece relações com estudos culturais. Pela efemeridade teatral, a pesquisa é conduzida a partir do vídeo da peça e análise que examinou, por meio da semiótica, a contribuição das sonoridades para outras formas de dramaturgia. O estudo utilizou teorias de Peirce (2015), Santaella (2013), Maletta (2016), Lignelli (2020) e Tragtenberg (2008).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Manoel de Souza Junior, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Dourados/MS, Brasil

Junior Souza é Especialista em Teatro: Poéticas e Educação, e bacharel em Artes Cênicas pela UFGD; atuou como professor substituto do referido curso (2017-2018); é regente auxiliar da Orquestra da UFGD e ator da Cia. Última Hora (Dourados/MS).

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

CHAVES, Marcos Machado. A Trilha Sonora Teatral em Pauta: experiências de criadores de trilha sonora em Porto Alegre. Porto Alegre: UFRGS, 2011. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas), Instituto de Artes -Departamento de Arte Dramática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011.

DIMITROV, Eduardo. O Brasil dos Espertos: Uma análise da construção social de Ariano Suassuna como “criador e criatura”. São Paulo: USP, 2006. Dissertação (Mestrado em Antropologia), Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2006.

ECO, Umberto. Quase a mesma coisa. Tradução de Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Record, 2007.

JAKOBSON, R. Lingüística e comunicação. Tradução de Isidoro Blinkstein e José Paulo Paes. 8. ed. São Paulo: Cultrix, 1975.

LIGNELLI, Cesar.; MAGALHÃES, Pablo.; MAYER, Guilherme. Sonoplastia e sentido: Breves variantes de um conceito. ouvirOUver, v. 18, n. 1, p. 080-095, jan./jun. 2022.

LIGNELLI, Cesar. Sons e(m) Cena: parâmetros do som (Tomo I). 2 ed. Curitiba: Appris. 2020.

MALETTA, Ernani. Atuação polifônica: princípios e práticas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016.

MALETTA, Ernani. A interação música-teatro sob o ponto de vista da polifonia. Polifonia - Cuiabá, MT, v. 21, n. 30, p. 29-54, 2014.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Tradução: J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 2011.

PEIRCE, Charles S. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2015.

PLAZA, Julio. Tradução Intersemiótica. São Paulo: Perspectiva, 2003.

ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral. Tradução: Yan Michalski. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

SANTAELLA, Lúcia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.

SANTAELLA, Lúcia. Matrizes da linguagem e do pensamento: sonora, visual e verbal: aplicações na hipermédia. 3 ed. São Paulo: Iluminuras: FAPESP, 2005.

SANTAELLA, Lúcia. Semiótica Aplicada. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

SANTAELLA, Lúcia. A teoria geral dos signos: semiose e autogeração. 1 ed. São Paulo: Ática, 1995.

SANTAELLA, L. O que é semiótica. São Paulo: Ed. Brasiliense. 1983.

SUASSUNA, Ariano. Auto da Compadecida. Rio de Janeiro: Agir, 1955.

TATIT, L. Musicando a semiótica. São Paulo: Annablume, 1997.

TRAGTENBERG, Livio. Música de cena: dramaturgia sonora. (Signos da música; 6) São Paulo: Perspectiva, 2008.

VICTOR, Adriana. LINS, Juliana. Ariano Suassuna: um perfil biográfico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

Downloads

Publicado

30-12-2023

Como Citar

Junior, J. M. de S. (2023). Análise Semiótica das Músicas de Sala e de Cena no Auto da Compadecida de Ariano Suassuna no Mato Grosso do Sul. Voz E Cena, 4(02), 106–134. https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i02.51065

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.