A voz em Kozana Lucca

uma possível virada ecológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i01.48496

Palavras-chave:

Voz, Criação, Antropoceno, Pesquisa Artística, Performance

Resumo

O objetivo geral que o presente texto persegue é o de apresentar Kozana Lucca para o teatro e para os estudos de voz, por meio de idéias selecionadas, dada a riqueza do seu universo conceitutal. Como objetivo específico se pretende colocar em discussão conceitos que passamos a depreender de tal universo. Tomamos o Antropoceno como desafio que conclama artistas a repensarem a atualidade da criação, dos processos criativos e dos modos de pesquisa como ponto de partida para discorrermos sobre as implicações possíveis entre o que a concepção de voz em Kozana Lucca elucida e a nossa prática artística nos leva considerar. Afirmamos que se trata de uma exigência de constante reconstrução e adaptação onde as encarnações vocais parecem nos habilitar a um outro tipo de relação entre as vozes-corpos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Maria Aristides de Oliveira Molinari, Universidade Federal do Maranhão - UFMA, São Bernardo/MA, Brasil

Pós-doutora em Música junto ao Programa de Pós-Graduação em Música - IA/UNESP (2020), sob supervisão da Prof. Dra. Marisa Trench de Oliveira Fonterrada. Doutora em Comunicação e Semiótica PUC/SP (2010 - 2013) Linha: Signo e Significação nas Mídias/Cultura e Ambientes Midiáticos com a tese intitulada Alfred Wolfsohn na obra de Charlotte Salomon: uma cartografia que emerge da voz, Mestra em Fonoaudiologia PUC/SP (2004), Especialista em Práticas Instrumentais Terapêuticas e Graduada em Música - Bacharelado em Canto pela Faculdade de Música Carlos Gomes. Roy Hart Voice Teacher - titulação obtida junto ao Centre Artistique International Roy Hart - França. Atualmente é professora do Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos/Música da UFMA - Universidade Federal do Maranhão, líder do grupo de pesquisa Todos os Sons (CNPQ), coordenadora do Laboratório Ateliê de Pesquisa Artística (UFMA) e colabora como docente convidada no Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UNESP/SP nos cursos de Mestrado e Doutorado.

María Josefina Azócar Fuentes, Universidad de Chile, Santiago, Chile

Fonoaudióloga, MFA en Educación Emocional, PhD(c) en Artes Performativas, Universidade de Lisboa. Académica, Departamento de Fonoaudiología, Facultad de Medicina, Universidad de Chile. Becaria, Agencia Nacional de Investigación y Desarrollo (ANID). Investigadora-criadora em "Cair de Costas no ar", "Agitaciones Comunes" e "Laboratorio de Voces Diversas". 

Referências

BOURRIAUD, Nicolas. Inclusions: esthétique du capitalocène. Paris: PUF, 2021.

COESSENS, Kathleen; CRISPIN, Darla; DOUGLAS, Anne. The Artistic Turn: a manifesto. Leuven: Leuven University Press, 2009.

LEAL, Sergio. Devaneios em um fim de tarde com pôr do sol violeta. Voz solo. São Paulo: Do autor, 2022. 1 partitura.

LEAL, Sergio. Diálogos com o Silêncio na Contemporaneidade: excesso de ruído, educação sonora e música. São Paulo: Universidade Estadual Paulista - UNESP, s/d. Tese (Doutorado em Música).

LEAL, Sergio. Prestes a amanhecer. Voz solo. São Paulo: Do autor, 2023. 1 partitura.

LUCCA Kozana: Madame Chevelure. In: Livre Rare Book. [S. l.], 4 maio 2023. Disponível em: https://www.livre-rare-book.com/book/15106199/QWA-9146 - Acesso em: 4 maio 2023.

LUCCA, Kozana. Glissand'eau: écoute et voix sous l'eau. France: Le Souffle D'or, 2011.

LUCCA, Kozana. Glyfos - voces trazadas en la arena para transformar creativamente las crisis personales y ecológicas. Argentina. France: Brujas, Arbres de Vie, 2008.

LUCCA, Kozana. Madame Chevelure. France: Arbres de Vie, 1987.

MOLINARI, Paula Maria Aristides de Oliveira. Alfred Wolfsohn na obra de Charlotte Salomon: uma cartografia que emerge da voz. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, 2014. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica). Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4600.

MOLINARI, Paula Maria Aristides de Oliveira; ALMEIDA, Pamela Cristiada de; BEZERRA, Thaís. Resenha - LUCCA, K. Glyfos: voces trazadas en la arena para transformar creativamente las crisis personales y ecológicas. Córdoba, AR: Editorial Brujas, 2002. 150 p. Revista Querubim. Rio de Janeiro: 2016. 04 (30), pp. 103-106. Disponível em: https://silo.tips/download/revista-querubim-revista-eletronica-de-trabalhos-cientificos-nas-areas-de-letras-2. Acesso em: 6, maio, 2023.

Downloads

Publicado

29-06-2023

Como Citar

Molinari, P. M. A. de O., & Fuentes, M. J. A. (2023). A voz em Kozana Lucca: uma possível virada ecológica. Voz E Cena, 4(01), 163–179. https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i01.48496

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.