Plano de composição polifônico
montagem e agenciamento em processo criativo
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i02.45402Palavras-chave:
Processo criativo, Polifonia, Plano de composição, Agenciamento, MontagemResumo
Este artigo reflete sobre procedimentos e conceitos, por meio de planos de composição, que podem contribuir com processos criativos que objetivam integrar uma perspectiva polifônica. Partindo de um depoimento-manifesto pessoal, conceitos como polifonia, agenciamento, montagem, performatividade, corpo orgânico e corpo inorgânico são correlacionados para compor possíveis reflexões e trajetórias em processos criativos. Compreendendo o conceito de polifonia a partir de Mikhail Bahktin, a ênfase aqui é de potencializar a multiplicidade de vozes na criação cênica a partir da descentralização do discurso dominante e do deslizamento do sentido narrativo.
Downloads
Referências
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.
BENJAMIN, Walter. Passagens. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado/ UFMG, 2006.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.
CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 2006.
DELEUZE, Gilles. A imagem-movimento: Cinema 1. Lisboa: Assírio & Alvin, 2009.
DELEUZE, Gilles. Cinema 2: imagem-tempo. São Paulo: Editora 34, 2010a.
DELEUZE, Gilles. Sobre o teatro: um manifesto de menos. Rio de Janeiro: Zahar, 2010b.
DELEUZE, Gilles.; GUATTARI, Felix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1997.
DELEUZE, Gilles.; GUATARRI, Felix. Mil platôs vol 1. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. Pós, Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 204-219, nov. 2012.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas ou le gai savoir inquiet: L’oeil de l’histoire 3. Paris: Les éditions de Minuit, 2011.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem. São Paulo: Ed 34, 2013.
DOSTOIVESKI, Fiódor. Memórias do subsolo. São Paulo: Ed 34, 2000.
EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
FÉRAL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. Revista Sala Preta, São Paulo, USP, Vol. 8, p. 197-210, 2008. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57370/60352 - acesso em: 30 set. 2022.
LAPOUJADE, David. Deleuze, os movimentos aberrantes. São Paulo: N-1, 2015
LEPECKI, André. Singularities: dance in the age of performace. Nova Iorque: Routledge, 2016.
LEPECKI, André. 9 variações sobre coisas e performance. Urdimento, Florianópolis, UDESC, v. 2, n. 19, p. 95-101, nov. 2012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5965/1414573102192012095 - acesso em: 10 ag. 2022.
LEPECKI, André. Plano de composição: dança, política e movimento. In: Cartografia: Rumos Itaú Cultural Dança 2009-2010. São Paulo: Itaú Cultural, 2010. Disponível em: https://issuu.com/itaucultural/docs/rumos_danca_criacoeseconexoes/14 - acesso em: 14 ag. 2022.
MALETA, Ernani. Atuação Polifônica: princípios e práticas. Belo Horizonte: Ed UFMG, 2022.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo (org.). A inconstância da alma selvagem (e outros ensaios de antropologia). São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.