SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NA PIRÂMIDE DE APRENDIZADO DE WILLIAM GLASSER PARA O ENSINO DE FÍSICA MODERNA EM UMA PERSPECTIVA CTSA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46017Palavras-chave:
Física Moderna. CTSA. William Glasser.Resumo
Os avanços nos estudos de Física Moderna desde o início do século passado, bem como suas aplicações na medicina e engenharias e outras se torna muito mais visível atualmente. Entretanto, quando atentamos para o ensino desses conteúdos no nível médio, verificamos a falta de debate com os alunos, fazendo com que eles não tenham tanto contato com a nova e atual ciência em sala de aula. Nesta proposta de produto educacional visa investigar o interesse dos alunos do Ensino Médio no que diz respeito a Física Moderna e a sua relação com a sociedade atualmente. Provocar o debate sobre a influência e importância da ciência no auxílio por exemplo no tratamento de doenças e geração de energia. O produto educacional visa a utilização de uma sequência didática que envolverá a metodologia ativa Sala de Aula invertida em conjunto com a abordagem CTSA - Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Esse produto está baseado antes de tudo no Método Histórico-Cultural ou Sócio-histórico de Lev Vygotsky, onde se verifica a importância do meio e das relações interpessoais para um melhor desenvolvimento cognitivo do aluno. Está ancorado também na Teoria da Escolha de William Glasser e sua Pirâmide de Aprendizagem, e esta, por sua vez coloca em números o aumento da capacidade do aluno em aprender quando este participa ativamente da sua aprendizagem, lendo explicando e debatendo temas com os seus colegas de classe.
Downloads
Referências
LEV SEMENOVICH VIGOTSKII, ALEXANDER ROMANOVICH LURIA, ALEX N. LEONTIEV. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem /; tradução de: Maria da Pena Villalobos. - 11a edição - São Paulo: ícone, 2010.
MAZUR, ERIC. Peer instruction : a revolução da aprendizagem ativa [recurso eletrônico] / Eric Mazur ; tradução: Anatólio Laschuk. – Porto Alegre: Penso, 2015.
SANTOS, WILDSON LUIZ PEREIRA DOS. Educação em Química: compromisso com a cidadania / Wildson Luiz Pereira dos Santos, Roseli Pacheco Schnetzler.– 4. ed. rev. atual. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010. – 160 p. – (Coleção educação em química)
ZABALA, ANTONI. A prática educativa: como ensinar / Antoni Zabala; trad. Ernâni E da F. Rosa - Porto Alegre: ArtMed, 1998.
BAUMER, ANA LUIZA; CLEMENT, LUIZ. Sequência de ensino investigativa sobre a irradiação de alimentos: proposta e análise - experiências em ensino de ciências v.14, no.2 2019.
BERBEL, NEUSI APARECIDA NAVAS. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes - ciências sociais e humanas, londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.
MESSAGE, CARLA PLANTIER; MARQUES, ANA PAULA AMBRÓSIO ZANELATO; GITAHY, RAQUEL ROSAN CHRISTINO; SOUSA, SIDINEI DE OLIVEIRA; TERÇARIOL, ADRIANA APARECIDA DE LIMA. Peer Instruction: Metodologia Ativa de Ensino e Aprendizagem e suas Ferramentas de Interatividade Gratuitas - Colloquium Humanarum, vol. 14, n. especial, jul–dez, 2017, p. 644-650.
R. MEIGIKOS DOS ANJOS, A. FACURE, K. C. DAMASIO MACARIO, E. M. YOSHIMURA, J. A. P. BRAGE, E. M. TERRA, H. TOMPAKOW, P. R. S. GOMES, C. E. ALHANATI, S. N. M. CARDOSO, M. D. N. SANTORO, A. L. BOYD. Estudo do Acidente Radiológico de Goiânia no Ensino de Física Moderna - revista brasileira de ensino de física, vol. 22, no. 1, março, 2000.
DA SILVA, FÁBIO LUIZ; MUZARDO, FABIANE TAIS. Pirâmides e cones de aprendizagem: da abstração à hierarquização de estratégias de aprendizagem. Dialogia, n. 29, p. 169-179, 2018.
ROMERO, PRISCILA, Breve estudo sobre Lev Vygotsky e o socio interacionismo, publicado no ano de 2015. Disponível em: < https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/15/8/breve-estudo-sobre-lev-vygotsky-e-o sociointeracionismo#:~:text=Vygotsky%20entende%20o%20homem%20e, socioconstrutivismo%2C%20sendo%20tamb%C3%A9m%20denominada%20sociointeracionismo.>. Acesso em: 18 julho de 2020.
FOGAÇA, RENATA ANTUNES, Ensinar é o melhor caminho para aprender, segundo Glasser, publicado no ano de 2021. Disponível em: < https://portalantenados.com.br/noticia/19060/ensinar-e-o-melhor-caminho-para-aprender-segundo-glasser
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).