PROJETO UNIVERSIDADE ABERTA 2022: Um laboratório Didático para Formação do Professor
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46011Palavras-chave:
Ensino. Aprendizagem. Cidadania.Resumo
O Ensino de Ciências num contexto geral, possui um papel democratizador inquestionável no desenvolvimento do indivíduo como cidadão. O Projeto Universidade Aberta (PUA) possui sua relevância neste contexto devido sua ação principal e democrática de ajudar na formação profissional dos futuros professores, através de um laboratório didático formador, e no aprendizado de uma sociedade de alta vulnerabilidade social. A grande motivação de projetos como este são as inspirações futuras que perneam a formação de pessoas que passam a ter opções de escolha profissional para seu engajamento no mercado de trabalho. Justifica-se tal projeto por suas ações principais e pelos 20 anos de sua existência, em que cada ano mais pessoas vulneráveis são inseridas nas universidades oportunizadas pelo trabalho desenvolvido por estes futuros profissionais. O projeto tem o objetivo, dar oportunidade a estudantes da rede pública a terem acesso a um curso pré vestibular de qualidade, aprimorar seus conhecimentos com o aprendizado para que o mesmo concorra de forma igualitária com os demais, oportunizar a futuros professores seu preparo profissional. Para tal efeito utilizamos metodologicamente um trabalho de base com o professor aprendiz, que inicialmente acompanha um colega professor mais experiente, através do qual, o auxilia para que aprenda a ministrar os conteúdos que lecionará na sala de aula. Enfim o professor formado no final do período encontra-se preparado para mostrar toda a qualificação profissional junto ao mercado de trabalho que a cada dia se torna mais desafiador.
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Referências
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